Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Município passará a contar com 100% de cobertura na Atenção Básica em Saúd

Publicado

em

Pela primeira vez na história, Imperatriz passará a contar com a cobertura 100% na Atenção Básica em Saúde, com a contratação de pelo menos trezentos Agentes Comunitários de Saúde, ACS. Em atendimento a solicitação do prefeito Assis Ramos, o Ministério da Saúde autorizou o Município a cadastrar os aprovados no seletivo de ACS e vai bancar 95% dos salários desses profissionais. A Prefeitura vai pagar os 5% restantes e encargos salariais.

Publicada no Diário Oficial da União, edição do dia 4 de julho, a portaria do Ministério da Saúde, que traz a autorização, representa um grande avanço na saúde da segunda maior cidade do Maranhão. “Imperatriz nunca teve, nos seus 167 anos de existência, uma cobertura total na Atenção Básica. Isso vai ser implantado agora no governo do prefeito Assis Ramos, um feito muito importante para a cidade, nenhum município do Maranhão, nem mesmo a capital do estado, tem 100% de cobertura”, destacou o secretário de saúde, Alair Firmiano.

Atualmente a cobertura é de 56%. A contratação será por etapas e os novos ACS farão um novo curso de formação com data, ainda será definida. A coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Sormane Branco adiantou que a primeira etapa será de análise de documentos. “A Secretaria Municipal de Administração e Modernização, Seamo, responsável pelo seletivo, vai chamar os aprovados para analisar os documentos. Na segunda etapa a Atenção Básica vai fazer o cadastro no banco de dados nacional e na terceira etapa vamos fazer um curso de formação”, explicou. Mesmo quem fez o curso introdutório, terá de participar dessa nova capacitação.

“Por mais que tenhamfeito o curso introdutório, mas será necessário fazer esse curso para eles poderem ir a campo. E depois desse curso, aí vêm os exames admissionais”, finalizou Sormane Branco.

O prefeito Assis Ramos comemorou o atendimento de seu pleito pelo Ministério da Saúde após uma de suas idas a Brasília, em março deste ano, ocasião em que apresentou pessoalmente várias demandas ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta como foi o caso da restruturação do Hospital Infantil, Socorrinho, prontamente atendido. “Agora vamos poder, além de atender as pessoas que aguardavam ansiosas por essa convocação, também, melhorar o atendimento a nossa população, neste serviço que é tão importante e há muito tempo necessitava ser reforçado”, comemorou o prefeito Assis. 

Estrutura

O programa municipal de Atenção Básica ou atenção primária, responsável pelo pelos atendimentos iniciais da população. Está sob a coordenação da Atenção Básica a rede de Unidades Básicas de Saúde, UBS, e seu objetivo é orientar a população sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. (João Rodrigues)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Bolsonaro visitará panelódromo nesta quinta, 29

Publicado

em

Está prevista para esta quinta-feira (29), no período da manhã, visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital maranhense, São Luís. Na oportunidade, ele participa de visita técnica às obras de restauração da BR-135, no quilômetro 37, trecho entre São Luís e Bacabeira.

Durante a tarde, Bolsonaro segue para o município de Imperatriz, na região tocantina. No local, a previsão é que ele participe de visita ao Panelódromo, na Praça Tiradentes, centro da cidade.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Avenida Brasil no Jardim América I recebe iluminação de LED

Publicado

em

A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada nessa segunda-feira, 26 de outubro, pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, na Avenida Brasil, na principal via de acesso ao Jardim América I.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Eronilson Machado, luminárias com lâmpadas vapor de sódio estão sendo substituídas pelas eficientes, modernas e econômicas luminárias de LED. Além disso, o novo dispositivo oferece mais luminosidade e melhora a segurança da população do bairro.

“Nossas equipes iniciaram ontem (segunda-feira) o trabalho de troca das luminárias antigas pelas modernas lâmpadas de LED, consideradas mais eficientes, resistentes e longa durabilidade”, pontua.

Ele também assinalou que estão sendo instaladas luminárias de LED nas ruas Bolívia e México.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, vistoriou ontem (segunda-feira, 26) o trabalho de instalação das novas luminárias de LED na Avenida Brasil, no Jardim América I. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o sistema de iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz”, garantiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 2º Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão está acontecendo

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o município de Imperatriz vai sediar o 2º Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Maranhão. O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, em frente à Praça União.

“Considerando que a cidade de Imperatriz conquistou o primeiro lugar em Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o município foi escolhido para sediar o segundo Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão, oportunidade em que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente passarão por um importante processo de capacitação”, informou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O seminário será promovido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, Consema, órgão superior da Política Estadual de Meio Ambiente, presidido pelo secretário de estado. O público-alvo são membros dos conselhos municipais de Meio Ambiente, servidores públicos dos órgãos municipais e membros de organizações sociais formalmente constituídas.

Evento tem objetivo de qualificar os conselhos para sua atuação como órgãos dos Sistemas de Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições estabelecer diretrizes e normas para a política ambiental, visando assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Continue lendo
publicidade Bronze