Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Nova Imperatriz é contemplada com ações de prevenção do câncer

Publicado

em

A campanha da Secretaria Municipal de Saúde, Semus,  Entre de Peito Nessa Luta, desenvolve ações voltadas ao mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero conhecido mundialmente como Outubro Rosa. A ação desta quinta-feira, 10, desenvolvida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, na Unidade Básica de Saúde, UBS, da Nova Imperatriz tem objetivo de alertar a população, sobre a importância dos exames de prevenção da doença aliada à atividade física, para uma melhor qualidade de vida.

A enfermeira, Jordanna Nunes, coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Nova Imperatriz, explica que os cuidados de prevenção ao câncer, apesar de intensificados no mês de outubro, devem acontecer durante o ano inteiro.  Ela destaca as ações que, “estão voltadas para as atividades físicas e rodas de conversa sobre violência doméstica e a prevenção do câncer de mama e colo do útero”.

A UBS recebeu colaboração de faculdades de Imperatriz para desenvolvimento das ações. A enfermeira da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Bruna Carvalho, esclarece que “temos o módulo Fundamentos e Práticas da Assistência Médica, onde trabalhamos patologias e doenças. Nesse momento, estamos voltados para a hipertensão e diabetes, exames vitais, anamnese e exames físicos”. 

Junto às atividades desempenhadas pelos acadêmicos, foi elaborado um folder explicativo sobre o Outubro Rosa, como forma de rastrear e se possível detectar a doença, para um tratamento precoce. O estudante de medicina Arthur Rickson, enfatiza que “a experiência de hoje, de trabalhar no Outubro Rosa é muito importante, pois o câncer de mama afeta muitas mulheres no Brasil e o estudo dessa temática com a população é fundamental”.

A usuária do Sistema Único de Saúde, Sus, Jandira Martins, dona de casa, 62 anos, ressalta a importância da campanha. “Antes morriam muitas mulheres com o câncer de mama e útero, mas a ciência avançou em relação à saúde das mulheres e dos homens. Este ano, 2019,  já fiz todos os meus exames e anualmente eu os realizo”. 

De acordo com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Rafaela Targino,os serviços ofertados na UBS à comunidade são de “solicitações de mamografia, exames de prevenção, aferição de pressão, antropometria – peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional; glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C além das atividades física e educativa voltadas para as mulheres”.

A assistente social do NASF da Nova Imperatriz, Evandra Leão, explica que a abordagem sobre a temática da violência doméstica é válida. “Orientamos as mulheres a procurar as redes de atenção à mulher para que ela seja acolhida. Entendemos que tudo que tudo que é relativo à saúde é importante”, esclarece.

Vera Lívia Siqueira, farmacêutica do NASF da Nova Imperatriz, afirma que objetivo da campanha do Outubro Rosa é “conscientizar as mulheres da importância de realizar os exames de prevenção para a detecção precoce da doença. Falamos de prevenção do câncer, mas na verdade o que existe é a detecção precoce e quanto mais cedo acontece maiores são as chances de um tratamento adequado e cura”. 

A atividade física aliada a uma boa alimentação ainda é um diferencial destacados por muitos profissionais na área da saúde. O educador físico do NASF da Nova Imperatriz,  Rodrigo Carvalho, pontua que “a atividade física vai trazer uma condição melhor para a pessoa combatendo e prevenindo algumas doenças”.

Segundo a enfermeira Rafaela Targino, a demanda pelos exames da saúde da mulher apresentaram um aumento significativo. “A procura aumentou desde setembro, com pedidos de mamografia e exames preventivos do colo de útero. O autoexame é uma forma de reconhecer o próprio corpo, o que não excluiu a necessidade dos exames, pois a mamografia detecta nódulos tão pequenos que as mãos não seriam capazes de identificar”.

Os serviços de saúde a mulher são gratuitos e para ter acesso basta ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, comprovante de endereço, documento de identidade com foto. Ações seguem durante todo os mês nos bairros da zona urbana e povoados da zona rural. (Kalyne Cunha)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Covid-19 tem letalidade de 4,6%. Cerca de 2.406 pacientes já tiveram a doença

Publicado

em

Com 152 novas notificações registradas neste quinta-feira, 04 de junho de 2020, Imperatriz atualiza para 2.406 casos confirmados em laboratório. O número representa 5.5% do total de casos registrados no estado (43.313). Desses 26.589 casos que continuam ativos, 459 estão em Imperatriz, o que representa 1.7% dos casos ativos em todo o Maranhão.

Desde o início da pandemia, a cidade registrou um total de 113 óbitos. Sendo 13 foram registrados nos sistemas de informação oficiais da Secretaria de Estado da Saúde nas últimas 48h. 

Ocupação de leitos
Até às 18h de hoje, a ocupação de leitos no Macro Regional era:

  • Leitos Clínicos: 8ocupados – 92,12% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados –  75,93% de ocupação;

No Hospital Regional Materno Infantil:

  • Não disponibilizou boletim no dia 04/06/2020.

No Hospital Municipal de Campanha Covid-19:

  • Leitos Clínicos: 25 ocupados – 51% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 8 ocupados – 80% de ocupação. 

Na esfera privada, a ocupação de leitos no ​​​​​​Hospital Unimed é:

  • Leitos Clínicos: 23 ocupados – 58.9% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados – 100% de ocupação. 

No Hospital Santa Mônica:

  • Leitos Clínicos: 18 ocupados – 78.2% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 10 ocupados – 83% de ocupação. 
Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Porta de comércio é cravejada de balas durante madrugada

Publicado

em

No início da madrugada desta sexta, 5, populares ouviram uma série de disparos de arma de fogo em uma via no bairro Mercadinho, na cidade de Imperatriz, no sul no Maranhão.

A Polícia foi acionada e esteve no local, constatando que os disparos foram efetuados contra as portas de um comércio. Foram pelo menos 17 tiros.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. (Imagem ITZ em Foco)

Continue lendo

Maranhão

Youtube tira Live do “Caneta Azul” do ar e cantor faz apelo

Publicado

em

Depois do sucesso estrondoso, em sua live, com 2,5 milhões de visualizações, o cantor e compositor maranhense, Manoel Gomes, dono do hit viral ‘Caneta Azul’, teve sua apresentação retirada do ar pela plataforma do Youtube.

O cantor ainda alega, que sua live que aconteceu no domingo, 31, não foi monetizada. Ele gravou um vídeo explicando a situação e pedindo ajuda.

O número de reproduções da performance virtual superou a de grandes nomes da música brasileira, como Claudia Leitte, Paula Fernandes, Anavitória, Capital Inicial e Alcione.

Continue lendo
publicidade