Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Núcleo de Enfrentamento à Covid-19 faz monitoramento de casos

Publicado

em

Secretaria Municipal de Saúde, Semus,  por meio do Núcleo de Enfrentamento à Covid-19, da Divisão de Vigilância em Saúde,  faz monitoramento de casos notificados de coronavírus, por todas as unidades da esfera pública e privada de saúde. Números incluem hospitais, Unidades de Pronto Atendimento – UPA, laboratórios e farmácias autorizadas pela Anvisa para realizar testes.

O programa de monitoramento foi instalado em 24 de março, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, logo após a Organização Mundial de Saúde – OMS decretar a pandemia de coronavírus. A equipe, formada por 19 profissionais, trabalha todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo, e já contabilizaram uma média de 15 mil ligações, com cerca de 240 por dia.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Covid-19, Rayssa Tantara, “assim que recebemos a notificação de casos positivos, realizamos uma triagem, onde passamos para a equipe de monitoramento que faz um acompanhamento a cada 48 horas desse paciente positivo, por meio de telefone. No final, a gente faz evolução de cada um”, explica.

Além dos casos notificados na cidade, o monitoramento se estende às pessoas de outros municípios notificadas em Imperatriz, identificado como fluxo de retorno. “Pacientes oriundos de outros municípios e são notificados aqui, fazemos a devolutiva, como também, pacientes que são residentes de Imperatriz que são notificados em outros municípios é realizada uma devolutiva para gente. O núcleo funciona como referência para outros municípios”, destaca a coordenadora.

O Núcleo de Enfrentamento é responsável, também, por auditar óbitos, que passam por uma investigação epidemiológica. Rayssa enfatiza que “é realizado o acompanhamento e análise dos óbitos acontecidos dentro da cidade, que passam por uma comissão onde cada caso é estudado, para definir se o óbito foi ou não por coronavírus”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Prefeitura inicia terraplenagem para asfaltamento da Rua Cecília Meireles

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, iniciou nesta semana os trabalhos de terraplenagem da Rua Cecília Meireles, no Parque do Buriti, via anexa à Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz – UPRI. Obra visa facilitar o trânsito de veículos, pedestres e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nós deslocamos máquinas e homens para iniciar mais essa frente de pavimentação asfáltica que está sendo feita pela Prefeitura de Imperatriz, contribuindo para melhoria da mobilidade urbana nos bairros da cidade”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, que semanalmente vistoria o andamento dos trabalhos de manutenção, pavimentação, drenagens e limpeza de vias públicas.

Segundo ele, a pavimentação da Rua Cecília Meireles faz parte do planejamento elaborado pelo município, depois da aquisição da usina de asfalto que permite maior autonomia de produção de massa asfáltica. “Temos avançando com nossas equipes de terraplenagem que preparam a base para recebimento do pavimento asfáltico”, disse.

O engenheiro civil Pedro Henrique, da Sinfra, ressalta que o município realiza a execução de 600 metros de serviços de terraplenagens da Rua Cecília Meireles que permitirá fazer conexões com outras vias no bairro, visando melhorar a mobilidade urbana, principalmente próximo a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz.

“Percebe-se intenso movimento de veículos e pedestres nesta via por conta dessa unidade prisional, fato que vai melhorar o acesso após a pavimentação asfáltica”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cavalo de Aço é goleado pelo Paysandu. 6 a 1

Publicado

em

Quatro jogos agitaram a 6ª rodada da Série C. O destaque do dia ficou por conta do Paysandu, que dentro de casa, goleou o Imperatriz-MA por 6 a 1.

O resultado deixou o Papão na quinta colocação da chave A, com 7 pontos. O time do Maranhão é o lanterna, com apenas 1 ponto.

Logo nos primeiros minutos de jogo já apresentou imposição de mandante. A equipe tinha mais posse de bola, envolvia o Imperatriz e criava as melhores chances. O Imperatriz até tentou em alguns lapsos trocar as ações com o time paraense, mas sempre terminava amassado em seu campo e sofria com posicionamento em linhas baixas.

O lance de pênalti claro de mão na bola do Jocinei, aos 29 minutos da etapa inicial, e o gol de Alex Maranhão, convertendo a cobrança dois minutos depois só colocou justiça no placar dado o domínio do Bicolor.

O domínio do Paysandu até seguiu no percurso do primeiro tempo, mas, aos 37, em uma falha do goleiro Gabriel Leite, Cesinha aproveitou e igualou o marcador. Nada que assustasse o Paysandu, que seguiu bem superior e voltou à frente com gol de Nicolas, aos 44.

Na etapa final do jogo o poderio do Paysandu saltou ainda mais aos olhos. Logo no comecinho, aos seis, o Papão fez o terceiro com Uillian Barros que não desperdiçou a liberdade que teve na defesa do Imperatriz.

Com tranquilidade, o Bicolor foi construindo sua goleada. Aos 12, Alex Maranhão fez de falta o seu segundo no jogo e quarto do time paraense. No fim, apareceu Elielton trazendo mais dois gols e fechando a goleada do Paysandu: aos 28 e 44. Um passeio.

Com a vitória o Paysandu chegou aos oito pontos e alcançou a quinta colocação. Com dois pontos somados nesta Série C,o Imperatriz segue no Z-2 e é o nono colocado no Grupo A. (Foto: Jorge Luiz)

Continue lendo

Maranhão

CESTE alerta que acesso a área de segurança da UHE Estreito é proibido

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze