Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Panelódromo 24h é inaugurado

Publicado

em

A população de Imperatriz, recebeu na noite de sexta-feira, 09, o tão sonhado Panelódromo. Construído em uma área de 3 mil metros quadrados, na antiga Praça Tiradentes, bem no centro da cidade, a obra foi estimada em torno de R$ 1,5 milhão.

O empreendimento conta com 42 boxes, cada um com 5 metros quadrados, onde os comerciantes terão um local seguro, com banheiros sanitários, abastecimento de água potável, estacionamento e uma praça totalmente arborizada.

Além disso, o famoso coreto da Praça Tiradentes, que antigamente servia para uso de entorpecentes lícitos e ilícitos, foi totalmente revitalizado e também fará parte do panelódromo, sendo usado agora para apresentação de artistas da terra.

O secretário municipal de Infraestrutura, Zigomar Filho, explica que foi realizada a entrega simbólica do espaço para que essas famílias fomentem ainda mais a renda da sua casa.

“Essa obra além de gerar renda, vai acabar virando um ponto turístico, pois pessoas que não conhecem essa típica comida, vão acabar ficando curiosas, principalmente as que vierem de fora, ou seja, é uma obra que vai abraçar e contemplar a todos”, afirma.  

Para a comerciante, Elis Regina, que trabalha há 10 anos no ramo alimentício, essa obra é a realização de um sonho.

“Eu trabalhava nas 4 bocas sem segurança, sem estrutura, pegando chuva, tendo que correr com as panelas quando vinha uma tempestade e molhava tudo, vendo meus clientes indo embora por falta de acomodação e aqui no Panelódromo eu vejo e acredito que quando se quer, se faz. Para muitos pode ser algo irrelevante, mas para mim que tiro daqui o sustento da minha família, é a concretização de tudo que sempre imaginei, eu estou no paraíso e muito feliz”, declara dona Elis.  

A Paneleira Daiane Pereira, também fala da sua gratidão e expectativa com relação às vendas.

“Eu trabalhei 35 anos vendendo minhas comidas na rua, não tem como não me emocionar vendo tudo isso se tornando uma realidade. Aqui o atendimento vai ser melhor, pois não pegaremos chuva nem sol, tem estacionamento, será um lugar que ficará aberto 24 horas por dia, com segurança, além de estarmos num lugar privilegiado, bem no centro de Imperatriz, ou seja, tudo melhorou. Hoje eu só posso dizer obrigada, com o coração saltitante de tanta alegria”.

O Panelódromo, bem como outras obras importantes que estão sendo feitas em Imperatriz, é resultado da parceria entre Prefeitura, Ministério do Desenvolvimento Regional e o parlamentar senador Roberto Rocha, PSDB, através da Campanha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Hospital de Campanha segue com atendimentos

Publicado

em

Válvula de escape para famílias de Imperatriz e região, o Hospital Municipal de Campanha inaugurado pela Prefeitura, em abril de 2020, segue salvando vidas em 2021. Equipado com 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI, o pronto socorro recebe diariamente dezenas de pessoas acometidas pela Covid-19. 

Em dez meses de funcionamento já atendeu mais de 700 pacientes. “Apesar de sermos um Hospital de Campanha, com prerrogativa de funcionar provisoriamente, assim como fizeram outros municípios fechando os seus, aqui continuamos abertos. Nossa preocupação é dar suporte a população enquanto a pandemia permanecer, por isso não fechamos nem diminuímos leitos destinados à Covid”, explica a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Além dos atendimentos clínicos, outro diferencial do Hospital de Campanha são as rodas de conversa utilizadas para minimizar angústias. 

“É um meio de comunicação entre equipe e familiares dos pacientes internados, que sempre chegam com muitas dúvidas e anseios. Desde a implantação da unidade, fazemos esse direcionamento, que são orientações de melhorias de cuidado e medidas de prevenção, dentre as dúvidas recorrentes relacionadas ao pós-alta, onde reforçamos o isolamento, uso de máscara e higienização”, lembra o diretor do hospital, Robson Mariano.

A unidade oferta ainda serviços de especialidades médicas para atendimento dos pacientes dialíticos (que fazem hemodiálise), exames laboratoriais, alimentação com acompanhamento de nutricionistas, enxoval hospitalar, medicamentos e todos os insumos necessários para tratamento adequado dos pacientes.

Sobre a estrutura dos leitos, vale ressaltar que são um dos mais completos, equipados com respiradores, aparelhos de gasometria e raio X portátil;  além de contar com rede de oxigênio para os leitos de UTI e fornecimento de balões de oxigênio para os leitos de enfermaria.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Publicado

em

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.

O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Halan Nobre assume direção do SAAE

Publicado

em

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, deu posse na sexta, 26, ao novo diretor executivo do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE). Halan Nobre é engenheiro civil, biólogo, técnico em agropecuária e tem pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. ⠀

Halan Nobre é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Açailândia. Atuou nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Atualmente estava como diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Urbana, cuidando diretamente do Código de Obras e Código de Postura do município.

Continue lendo
publicidade Bronze