Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Prefeitura lança programação de prevenção ao suicídio

Publicado

em

A programação do Setembro Amarelo foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 02, pela Prefeitura de Imperatriz, no Ambulatório de Saúde Mental. Com o objetivo de chamar atenção para prevenção ao suicídio, a campanha conta com o tema “Falar é a melhor solução”.

A programação foi apresentada para os servidores da saúde mental, pacientes e seus familiares. Várias ações para chamar a atenção da sociedade devem acontecer todos os dias durante esse mês, e tem como propósito capacitar os servidores municipais, para que eles sejam transmissores dessas boas iniciativas e ajudem a salvar vidas.

Secretário municipal da saúde, Alair Firmiano, escutou atentamente os relatos dos psicólogos, psiquiatras, da coordenação da saúde mental, e acredita que falar sobre o assunto de forma educativa contribui para evitar casos de suicídio.

“É uma campanha extremamente importante, que representa a vida, salvar vidas. Nós podemos salvar muitas vidas, e o Setembro Amarelo também alerta isso. Essa campanha visa informar as pessoas do que elas podem fazer para evitar o suicídio. Mostrar quais são os sinais e sintomas, do que uma pessoa que está prestes a se suicidar, o que se pode fazer, é importante. Nós precisamos agir com antecedência”, declara.

A parceria para a promoção da saúde mental também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes. “Estamos discutindo o mês do Setembro Amarelo com o objetivo de levar para a sociedade a importância da prevenção ao suicídio. As pessoas precisam conhecer as modalidade de tratamento em Imperatriz, pois a cidade conta com uma ampla rede de apoio à saúde mental. A prevenção é sempre importante”, comenta a secretária da Sedes, Janaína Ramos.

O município dispõe de uma rede de apoio para quem precisa cuidar da saúde. Kátia Carvalho, coordenadora da Saúde Mental do município reforça que ao precisar de ajuda, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde, UBS, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, e o Ambulatório de Saúde Mental.

A proposta da Prefeitura de Imperatriz é garantir o atendimento para todas as pessoas que precisam do tratamento. Dessa forma, cada paciente é encaminhado para o mais adequado.

Atendimento especializado

Quando às características de alguém com comportamento suicida for identificado, a orientação da psicóloga do Ambulatório de Saúde mental, Miriam Oliveira, é procurar o atendimento médico e tratar o mais rápido possível.

Conscientizar o paciente para procurar ajuda é um passo muito importante, de acordo com Miriam. Outra dica da psicóloga é observar o que as pessoas estão sentindo, e caso seja identificado sintomas como vontade de se matar ou aspectos que o leve a querer tirar a vida, é importante acender o sinal de alerta. “Julgar não resolve e é necessário se colocar no lugar do outro”, afirma Miriam.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

É proibido acesso a área de segurança da UHE de Estreito, informa CESTE

Publicado

em

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Sine Municipal já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2020

Publicado

em

No primeiro semestre, o Sine Municipal de Imperatriz registrou a marca de 67 mil atendimentos realizados na cidade. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, Covid – 19, os trabalhos do órgão foram mantidos para garantir o atendimento de toda população.

Esses atendimentos dizem respeito ao encaminhamento para vagas no mercado de trabalho, convocações e seleções, entre outros serviços. Só de trabalhadores cadastros no sistema do Sine, são 49.457. Vale ressaltar que o Sine Municipal também atende pessoas de outros municípios.

O horário de funcionamento é das 8h até às 12h, de segunda-feira à sexta-feira. Para a solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador deve ter em mãos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Requerimento do Seguro Desemprego (quem não possui, pode solicitar ao seu empregador).

O Sine Municipal está localizado na rua Coriolano Milhomem, sala anexa ao Estádio Frei Epifânio, no Centro.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Iluminação da nova Rua Cauamé no Parque Santa Lúcia recebe modernização

Publicado

em

Após receber obras de pavimentação em bloquetes, meios-fios e sarjetas, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, inicia trabalho de modernização do sistema de iluminação pública da Rua Cauamé, no Parque Santa Lúcia.

Objetivo é substituir antigas luminárias de vapor de sódio pelas econômicas e eficientes lâmpadas de LED que oferecem mais luminosidade e segurança aos moradores da Rua Cauamé. “Esse trabalho é essencial à população, pois gradualmente o município tem feito à modernização do sistema de iluminação pública de ruas e avenidas de Imperatriz”, garante o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Ele informou também que o município modernizou para LED a iluminação da movimentada Avenida das Constelações, via de acesso a faculdades, órgãos da justiça e a diversos outros bairros.

“Essa avenida foi recentemente ampliada e recapeada pela Prefeitura de Imperatriz. Além disso, recebeu nova sinalização viária com divisão de fluxo, instalação de tachões refletivos e placas de regulamentação realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran”, destacou.

A Prefeitura expandiu ainda a iluminação de LED para a Avenida Tapajós, interligando a Avenida Itaipu, no Parque Santa Lúcia. Obra beneficiada centenas de moradores com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio. 

Vila Independência

A Prefeitura de Imperatriz entregou ainda a obra de modernização do sistema de iluminação pública das ruas do Parque Independência, substituindo as antigas luminárias, passando a oferecer mais luminosidade e segurança à população. As ruas do bairro também receberam reforço da sinalização viária.

Continue lendo
publicidade Bronze