Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Prefeitura regula funcionamento do comércio para combater o Coronavírus

Publicado

em

Uma série de medidas, restrições e cuidados estão sendo tomadas para o combate ao Covid – 19. Para reforçar as decisões já publicadas em decreto federal, estadual e municipal, o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico, Cedei, reuniu Poder Público e representantes da sociedade para reforçar em um documento só, quais são as medidas que se aplicam em Imperatriz.

Os serviços considerados essenciais para a sociedade continuam funcionando, mas com restrições, seguindo as medidas de segurança para evitar contágio do vírus. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, disponibilizou dois números de WhatsApp para prestar esclarecimento para toda população, e ajudar a informar sobre o que pode funcionar ou não”, conta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares.

Vale ressaltar que algumas empresas devem obedecer às seguintes regras: Jornada de trabalho deve ser de 50%, ou seja, das 8h às 12h, e com redução de funcionários em 60%; liberar trabalhador que tenha algum sintoma do Covid – 19; atender o público preferencialmente por telefone, e-mail ou WhatsApp, e liberar demais trabalhadores considerados do grupo de risco.

O que funciona?

– Indústrias

– Empresas de autopeças (lojas de autopeças, oficinas, mecânicas, metalúrgicas, torneadoras e congêneres);

– Escritórios de contabilidade

– Fornecedores de materiais para Construção Civil (incluindo lojas de vendas de EPI)

Outros serviços já haviam sido excluídos do período de isolamento social, ou seja, continuam funcionando e obedecendo as medidas de segurança e saúde. Farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e de odontologia, laboratórios de exames clínicos, de imagem e clínica de vacinação, também funcionam, com as devidas restrições e cuidados.

A decisão para esses estabelecimentos foi tomada após reunião Cedei e do Ministério Público, por meio do promotor Sandro Bíscaro. Os números disponibilizados pela Sedec são: (99) 98192-0330 e 98182-7507.

As reuniões para deliberar sobre o comércio da cidade também contam com representantes de todos os setores econômicos, sendo eles: Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Sindicato das Autopeças, Sindicato do Comércio, Sindicato da Indústria e Construção Civil de Imperatriz, Sindicato do Contabilistas, Sindicado da Indústria Moveleira de Imperatriz e Região, Comitê da Cidadania, Secretarias Municipais de Administração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e o Ministério Público Estadual. (Regilson Borges)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Covid-19 tem letalidade de 4,6%. Cerca de 2.406 pacientes já tiveram a doença

Publicado

em

Com 152 novas notificações registradas neste quinta-feira, 04 de junho de 2020, Imperatriz atualiza para 2.406 casos confirmados em laboratório. O número representa 5.5% do total de casos registrados no estado (43.313). Desses 26.589 casos que continuam ativos, 459 estão em Imperatriz, o que representa 1.7% dos casos ativos em todo o Maranhão.

Desde o início da pandemia, a cidade registrou um total de 113 óbitos. Sendo 13 foram registrados nos sistemas de informação oficiais da Secretaria de Estado da Saúde nas últimas 48h. 

Ocupação de leitos
Até às 18h de hoje, a ocupação de leitos no Macro Regional era:

  • Leitos Clínicos: 8ocupados – 92,12% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados –  75,93% de ocupação;

No Hospital Regional Materno Infantil:

  • Não disponibilizou boletim no dia 04/06/2020.

No Hospital Municipal de Campanha Covid-19:

  • Leitos Clínicos: 25 ocupados – 51% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 8 ocupados – 80% de ocupação. 

Na esfera privada, a ocupação de leitos no ​​​​​​Hospital Unimed é:

  • Leitos Clínicos: 23 ocupados – 58.9% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados – 100% de ocupação. 

No Hospital Santa Mônica:

  • Leitos Clínicos: 18 ocupados – 78.2% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 10 ocupados – 83% de ocupação. 
Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Porta de comércio é cravejada de balas durante madrugada

Publicado

em

No início da madrugada desta sexta, 5, populares ouviram uma série de disparos de arma de fogo em uma via no bairro Mercadinho, na cidade de Imperatriz, no sul no Maranhão.

A Polícia foi acionada e esteve no local, constatando que os disparos foram efetuados contra as portas de um comércio. Foram pelo menos 17 tiros.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. (Imagem ITZ em Foco)

Continue lendo

Maranhão

Youtube tira Live do “Caneta Azul” do ar e cantor faz apelo

Publicado

em

Depois do sucesso estrondoso, em sua live, com 2,5 milhões de visualizações, o cantor e compositor maranhense, Manoel Gomes, dono do hit viral ‘Caneta Azul’, teve sua apresentação retirada do ar pela plataforma do Youtube.

O cantor ainda alega, que sua live que aconteceu no domingo, 31, não foi monetizada. Ele gravou um vídeo explicando a situação e pedindo ajuda.

O número de reproduções da performance virtual superou a de grandes nomes da música brasileira, como Claudia Leitte, Paula Fernandes, Anavitória, Capital Inicial e Alcione.

Continue lendo
publicidade