Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Reunião discute Censo 2020

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, servidores da Prefeitura de Imperatriz participaram de reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Encontro tratou sobre o planejamento e acompanhamento do Censo 2020.

Na pauta da reunião, foi apresenta a maneira como o Censo produzirá informações atualizadas e precisas sobre as condições de vida da população brasileira, dados que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas púbicas, além da prestação de serviços para o direcionamento de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Durante a reunião, os representantes de cada órgão presente foram informados sobre a metodologia da pesquisa, a importância da colaboração da comunidade, e sobre o processo seletivo que irá recrutar pessoas para fazer parte da coleta de dados.

Para o coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico, Wellington Georges, fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. “A cooperação da população é fundamental para o sucesso da operação. Todas as residências devem ser visitadas”, explica.

Wellington ainda ressalta que os dados do Censo determinam as políticas públicas de uma década, por isso é tão importante a contribuição de todos. “Fazer um Censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, significando percorrer cerca de 8 milhões de km², ou seja, é um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal”.  

Dentro do apoio logístico, a Prefeitura vai disponibilizar 4 postos na cidade para a coleta de dados, tirar dúvidas, entre outros. Uma novidade que também faz parte do Censo 2020 é o Mapa Político do Brasil que será disponibilizado nas escolas. Com tema, IBGE educa o Brasil na sala de aula, a cartilha será dividida em três áreas. Assim, crianças, jovens e professores, terão conteúdos atualizados, lúdicos e informativos sobre as diferentes realidades no território brasileiro.

Oportunidade

As inscrições para o processo seletivo das equipes poderão ser feitas até o dia 15 de outubro e serão somente aceitas pela internet, através do link https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019.  A taxa de inscrição é de R$ 42,50 para agentes e R$ para coordenadores. As provas estão previstas para acontecer no dia 8 de dezembro. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Bolsonaro visitará panelódromo nesta quinta, 29

Publicado

em

Está prevista para esta quinta-feira (29), no período da manhã, visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital maranhense, São Luís. Na oportunidade, ele participa de visita técnica às obras de restauração da BR-135, no quilômetro 37, trecho entre São Luís e Bacabeira.

Durante a tarde, Bolsonaro segue para o município de Imperatriz, na região tocantina. No local, a previsão é que ele participe de visita ao Panelódromo, na Praça Tiradentes, centro da cidade.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Avenida Brasil no Jardim América I recebe iluminação de LED

Publicado

em

A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada nessa segunda-feira, 26 de outubro, pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, na Avenida Brasil, na principal via de acesso ao Jardim América I.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Eronilson Machado, luminárias com lâmpadas vapor de sódio estão sendo substituídas pelas eficientes, modernas e econômicas luminárias de LED. Além disso, o novo dispositivo oferece mais luminosidade e melhora a segurança da população do bairro.

“Nossas equipes iniciaram ontem (segunda-feira) o trabalho de troca das luminárias antigas pelas modernas lâmpadas de LED, consideradas mais eficientes, resistentes e longa durabilidade”, pontua.

Ele também assinalou que estão sendo instaladas luminárias de LED nas ruas Bolívia e México.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, vistoriou ontem (segunda-feira, 26) o trabalho de instalação das novas luminárias de LED na Avenida Brasil, no Jardim América I. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o sistema de iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz”, garantiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 2º Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão está acontecendo

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o município de Imperatriz vai sediar o 2º Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Maranhão. O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, em frente à Praça União.

“Considerando que a cidade de Imperatriz conquistou o primeiro lugar em Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o município foi escolhido para sediar o segundo Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão, oportunidade em que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente passarão por um importante processo de capacitação”, informou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O seminário será promovido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, Consema, órgão superior da Política Estadual de Meio Ambiente, presidido pelo secretário de estado. O público-alvo são membros dos conselhos municipais de Meio Ambiente, servidores públicos dos órgãos municipais e membros de organizações sociais formalmente constituídas.

Evento tem objetivo de qualificar os conselhos para sua atuação como órgãos dos Sistemas de Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições estabelecer diretrizes e normas para a política ambiental, visando assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Continue lendo
publicidade Bronze