Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Reunião discute Censo 2020

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, servidores da Prefeitura de Imperatriz participaram de reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Encontro tratou sobre o planejamento e acompanhamento do Censo 2020.

Na pauta da reunião, foi apresenta a maneira como o Censo produzirá informações atualizadas e precisas sobre as condições de vida da população brasileira, dados que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas púbicas, além da prestação de serviços para o direcionamento de investimentos tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Durante a reunião, os representantes de cada órgão presente foram informados sobre a metodologia da pesquisa, a importância da colaboração da comunidade, e sobre o processo seletivo que irá recrutar pessoas para fazer parte da coleta de dados.

Para o coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico, Wellington Georges, fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. “A cooperação da população é fundamental para o sucesso da operação. Todas as residências devem ser visitadas”, explica.

Wellington ainda ressalta que os dados do Censo determinam as políticas públicas de uma década, por isso é tão importante a contribuição de todos. “Fazer um Censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, significando percorrer cerca de 8 milhões de km², ou seja, é um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal”.  

Dentro do apoio logístico, a Prefeitura vai disponibilizar 4 postos na cidade para a coleta de dados, tirar dúvidas, entre outros. Uma novidade que também faz parte do Censo 2020 é o Mapa Político do Brasil que será disponibilizado nas escolas. Com tema, IBGE educa o Brasil na sala de aula, a cartilha será dividida em três áreas. Assim, crianças, jovens e professores, terão conteúdos atualizados, lúdicos e informativos sobre as diferentes realidades no território brasileiro.

Oportunidade

As inscrições para o processo seletivo das equipes poderão ser feitas até o dia 15 de outubro e serão somente aceitas pela internet, através do link https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019.  A taxa de inscrição é de R$ 42,50 para agentes e R$ para coordenadores. As provas estão previstas para acontecer no dia 8 de dezembro. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Covid-19 tem letalidade de 4,6%. Cerca de 2.406 pacientes já tiveram a doença

Publicado

em

Com 152 novas notificações registradas neste quinta-feira, 04 de junho de 2020, Imperatriz atualiza para 2.406 casos confirmados em laboratório. O número representa 5.5% do total de casos registrados no estado (43.313). Desses 26.589 casos que continuam ativos, 459 estão em Imperatriz, o que representa 1.7% dos casos ativos em todo o Maranhão.

Desde o início da pandemia, a cidade registrou um total de 113 óbitos. Sendo 13 foram registrados nos sistemas de informação oficiais da Secretaria de Estado da Saúde nas últimas 48h. 

Ocupação de leitos
Até às 18h de hoje, a ocupação de leitos no Macro Regional era:

  • Leitos Clínicos: 8ocupados – 92,12% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados –  75,93% de ocupação;

No Hospital Regional Materno Infantil:

  • Não disponibilizou boletim no dia 04/06/2020.

No Hospital Municipal de Campanha Covid-19:

  • Leitos Clínicos: 25 ocupados – 51% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 8 ocupados – 80% de ocupação. 

Na esfera privada, a ocupação de leitos no ​​​​​​Hospital Unimed é:

  • Leitos Clínicos: 23 ocupados – 58.9% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 14 ocupados – 100% de ocupação. 

No Hospital Santa Mônica:

  • Leitos Clínicos: 18 ocupados – 78.2% de ocupação;
  • Leitos de UTI: 10 ocupados – 83% de ocupação. 
Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Porta de comércio é cravejada de balas durante madrugada

Publicado

em

No início da madrugada desta sexta, 5, populares ouviram uma série de disparos de arma de fogo em uma via no bairro Mercadinho, na cidade de Imperatriz, no sul no Maranhão.

A Polícia foi acionada e esteve no local, constatando que os disparos foram efetuados contra as portas de um comércio. Foram pelo menos 17 tiros.

Nenhum suspeito foi preso até o momento. (Imagem ITZ em Foco)

Continue lendo

Maranhão

Youtube tira Live do “Caneta Azul” do ar e cantor faz apelo

Publicado

em

Depois do sucesso estrondoso, em sua live, com 2,5 milhões de visualizações, o cantor e compositor maranhense, Manoel Gomes, dono do hit viral ‘Caneta Azul’, teve sua apresentação retirada do ar pela plataforma do Youtube.

O cantor ainda alega, que sua live que aconteceu no domingo, 31, não foi monetizada. Ele gravou um vídeo explicando a situação e pedindo ajuda.

O número de reproduções da performance virtual superou a de grandes nomes da música brasileira, como Claudia Leitte, Paula Fernandes, Anavitória, Capital Inicial e Alcione.

Continue lendo
publicidade