Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Servidores municipais poder pedir suspensão de consignados por 90 dias

Publicado

em

A partir da próxima semana, servidores municipais vão poder decidir sobre suspensão de empréstimos consignados com desconto em folha. A Prefeitura comunicou nesta quarta-feira, 10, às instituições financeiras que operam esse tipo de convênio sobre cumprimento da Lei Estadual nº 11274/2020, que versa sobre o tema. 

Por meio dos ofícios nº 604 e 605/2020 a Secretaria Municipal de Administração e Modernização, Seamo, informou aos representantes do Banco do Brasil S/A e Caixa Econômica Federal que a partir do exercício de junho, obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados por servidores públicos estão suspensos por um prazo de 90 dias. 

“Enviamos o comunicado aos principais bancos onde nossos servidores mantêm esse tipo de operação financeira, mas a decisão se estende a todas as instituições”, observa José Antonio Pereira, secretário de Administração da Prefeitura.

De acordo com o documento, o Município vai acatar a legislação estadual e que a decisão sobre a suspensão dos contratos juntos aos bancos, poderá ser informada em um link que será disponibilizado no portal do servidor.

“Já solicitamos à nossa equipe de T.I para implantar com urgência esse serviço. Pois caso o servidor municipal não tenha interesse na suspensão do desconto do seu consignado, autorize o Município a continuar realizando o desconto na folha de pagamento, isso sem precisar se dirigir presencialmente à Seamo ou às agências bancárias, evitando aglomerações”, explica. 

Assim que enviamos os ofícios aos bancos, todas as entidades classistas compostas por servidores da Prefeitura foram comunicados. Representantes do Sindicato dos Servidores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz, Steei, receberam a notícia pessoalmente no gabinete do secretário. 

“Recebemos uma cópia do ofício, mas aproveitamos para discutir presencialmente os detalhes para poder esclarecer todas as dúvidas de nossos colegas da educação. O Município vai cumprir a lei estadual, e o bom é que cada trabalhador poderá escolher a forma que considerar melhor. Pedimos que todos aguardem a construção do formulário virtual e evitem se dirigir às agências bancárias”, comentou Rozuíla Sousa, presidente do Steei.  (Kayla Pachêco)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Dr. Benjamim cumpre agenda no Distrito do Pequiá e apresenta alternativas para a geração de emprego

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito do partido Democratas, Dr. Benjamim, iniciou a agenda da semana no Distrito do Pequiá, região que concentra a maior parte das atividades do setor industrial em Açailândia.

No encontro com 200 trabalhadores de uma indústria de aços longos, realizado na segunda-feira, 21, Benjamim e seu companheiro de chapa, Claudio Queiroz, apresentaram algumas das alternativas planejadas para melhorar a economia local. “Um dos principais pilares do nosso plano de governo é o de garantir oportunidades mediante qualificação profissional e atração de novos investimentos. Buscar parcerias para reestruturar a cidade”, ressaltou Benjamim.

Para pôr em prática seu projeto de gestão, na pauta trabalhista, Benjamim afirmou que a parceria com o e ex-diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Fiema, Claudio Queiroz, é fundamental para a criação de oportunidades à população economicamente ativa.

“Minha atuação como médico sempre me proporcionou estar junto da comunidade. E, a cada consulta, exame, cirurgia, fui fazendo amizades e convivendo com a realidade econômica da nossa cidade, por isso cheguei até aqui, porque tenho convicção que posso fazer mais por Açailândia. E o Claudio tem uma vida inteira de atuação institucional, sempre lutando por oportunidades e condições dignas à classe trabalhadora. Ele melhor que ninguém conhece todas as demandas que a classe trabalhadora reivindica”, concluiu.

Além da visita ao Pequiá, o cronograma de atividades da semana incluiu visita aos comerciantes da Vila Capelosa, visita à Associação de Cadeirantes de Açailândia, reunião com moradores da Vila Ildemar e encontro com blogueiros da cidade. (Da Assessoria)

Continue lendo

Maranhão

Maranhão isenta taxa para insumos hospitalares e abertura de novas empresas

Publicado

em

O governador do Maranhão, Flávio Dino, fez o anúncio de duas novas medidas fiscais com o objetivo de aquecer a economia do estado. Uma delas é a isenção de taxas para abertura de novas empresas até o dia 19 de novembro. A segunda é a isenção de ICMS para insumos hospitalares e medicamentos utilizados no combate ao novo coronavírus.

Segundo Dino, desde o início da pandemia, o estado atuou nessa linha, já que houve isenções, parcelamentos e adiantamentos de impostos, além de investimentos em obras, serviços e editais, por exemplo. 

Por meio das MPs 326 e 327, o estado pretende isentar o ICMS para doação de equipamentos de proteção individuais, como máscaras e álcool em gel. Esse material deve ser utilizado durante as eleições. Além disso, há a isenção em outros 111 produtos hospitalares, como medicamentos, até o dia 31 de dezembro deste ano.

Já para a abertura de novas empresas, por 60 dias, a Junta Comercial não cobrará taxas. A medida passou a valer nesta segunda-feira (21) e abrange os segmentos de Empresário Individual (EI), Empresa Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Cooperativa. (Brasil 61)

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Dia da Árvore é comemorado com plantio e doações de mudas

Publicado

em

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira, 21 de setembro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Ação aconteceu no Jardim Tropical, onde foram plantadas 30 mudas e distribuídas 150, entre Ipê, Açaí e Oiti, além de material educativo e lixo car.

“Objetivo desse dia é promover a importância da preservação das árvores e das florestas. Nós temos vários motivos para plantar uma árvore. É um ar-condicionado natural, que regula a temperatura e o clima, reduz a contaminação, preserva a fauna, protege o solo, enfim, são vários benefícios. Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, tivemos que realizar um trabalho diferente dos anos anteriores”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro de 2020 com objetivo principal de conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

As atividades foram coordenadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Semmarh. Segundo a diretora Bárbara Brenda Soares, objetivo das ações é envolver a população no cuidado ao meio ambiente.

“O Município tem feito a reposição da arborização urbana, mas nossa intenção é despertar o envolvimento das pessoas, de forma mais incisiva, para que isso se desdobre no decorrer de todo o ano”, disse Bárbara Brenda.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Continue lendo
publicidade Bronze