Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Sistema para acabar com as filas em Unidades Básicas é implantada

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde-Semus, por meio do Projeto Gestão Itinerante A Gente Faz, da Atenção Básica de Saúde, realizou um estudo para a descentralização dos serviços oferecidos à população, modernizando o sistema que regula o gerenciamento de filas nas Unidades Básicas de Saúde-UBSs. Objetivo é organizar e dinamizar a marcação de consultas e exames especializados em todos os 19 distritos do município. 

Com o novo fluxo de atendimento possibilitará a marcação de consultas diárias por meio de pré-agendamentos. A coordenadora de Atenção Básica, Sormane Branco, esclarece que “atendemos uma demanda enorme, dobro da população de Imperatriz, pessoas que vêm de outras cidades. A auditoria irá gerenciar os agendamentos, não será mais necessário filas nas unidades”, explica. 

Das medidas adotadas pela equipe da auditoria da Semus, está a triagem do atendimento dos serviços que tem o foco de regularizar o número de cartão do SUS em Imperatriz. Atualmente a quantidade de usuários do sistema de saúde é bem maior do que o próprio número de habitantes divulgado pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.  Para secretário de Saúde, Alair Firmiano, “o maior objetivo da gestão do prefeito Assis Ramos é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde, descentralizando e tornando os serviços mais acessíveis”, enfatiza. 

Luiz Cézar, auditor municipal do SUS, enfatiza que o maior problema para os agendamentos de consultas e exames é a comprovação de endereço. “Muitos questionam essa questão da comprovação do endereço, mas isso é uma forma de garantir o atendimento para que o usuário não seja penalizado com o acesso de pessoas de outras localidades”, esclarece. Segundo ele, o paciente deverá passar pelo crivo do médico do distrito do seu bairro, para só depois de analisado ser encaminhado a um especialista.

Ele ressalta que,“a partir do dia 15 setembro, os encaminhamentos deverão ter obrigatoriamente, o documento que norteia a referência, ou seja, a história clínica do paciente e para qual especialista deverá ser encaminhado. Além disso, deverá apresentar o comprovante de endereço, e o cartão do SUS”.

Para exame ou consulta especializada, o funcionário regulador do distrito fará o registro da vaga diretamente no sistema, caso não haja uma de imediato, esse paciente será colocado no pré-agendamento seguindo a ordem de solicitações. Todos os pré-agendamentos recebem um assinatura eletrônica, o que impede manipulações. Vale ressaltar que após a atualização feita pela auditoria no sistema, as informações além de digitadas são coletadas por imagem, o que comprova a veracidade das informações mencionadas pelo paciente e o funcionário regulador do distrito.

“Para amenizar a evasão de exames e consultas em longa escala, que é quando um paciente de outra cidade ocupa uma vaga pública de quem é de Imperatriz, a comprovação do endereço do cartão do SUS é primordial”, conclui o auditor. (Kalyne Cunha/Foto: Patrícia Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

É proibido acesso a área de segurança da UHE de Estreito, informa CESTE

Publicado

em

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Sine Municipal já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2020

Publicado

em

No primeiro semestre, o Sine Municipal de Imperatriz registrou a marca de 67 mil atendimentos realizados na cidade. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, Covid – 19, os trabalhos do órgão foram mantidos para garantir o atendimento de toda população.

Esses atendimentos dizem respeito ao encaminhamento para vagas no mercado de trabalho, convocações e seleções, entre outros serviços. Só de trabalhadores cadastros no sistema do Sine, são 49.457. Vale ressaltar que o Sine Municipal também atende pessoas de outros municípios.

O horário de funcionamento é das 8h até às 12h, de segunda-feira à sexta-feira. Para a solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador deve ter em mãos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Requerimento do Seguro Desemprego (quem não possui, pode solicitar ao seu empregador).

O Sine Municipal está localizado na rua Coriolano Milhomem, sala anexa ao Estádio Frei Epifânio, no Centro.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Iluminação da nova Rua Cauamé no Parque Santa Lúcia recebe modernização

Publicado

em

Após receber obras de pavimentação em bloquetes, meios-fios e sarjetas, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, inicia trabalho de modernização do sistema de iluminação pública da Rua Cauamé, no Parque Santa Lúcia.

Objetivo é substituir antigas luminárias de vapor de sódio pelas econômicas e eficientes lâmpadas de LED que oferecem mais luminosidade e segurança aos moradores da Rua Cauamé. “Esse trabalho é essencial à população, pois gradualmente o município tem feito à modernização do sistema de iluminação pública de ruas e avenidas de Imperatriz”, garante o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Ele informou também que o município modernizou para LED a iluminação da movimentada Avenida das Constelações, via de acesso a faculdades, órgãos da justiça e a diversos outros bairros.

“Essa avenida foi recentemente ampliada e recapeada pela Prefeitura de Imperatriz. Além disso, recebeu nova sinalização viária com divisão de fluxo, instalação de tachões refletivos e placas de regulamentação realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran”, destacou.

A Prefeitura expandiu ainda a iluminação de LED para a Avenida Tapajós, interligando a Avenida Itaipu, no Parque Santa Lúcia. Obra beneficiada centenas de moradores com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio. 

Vila Independência

A Prefeitura de Imperatriz entregou ainda a obra de modernização do sistema de iluminação pública das ruas do Parque Independência, substituindo as antigas luminárias, passando a oferecer mais luminosidade e segurança à população. As ruas do bairro também receberam reforço da sinalização viária.

Continue lendo
publicidade Bronze