Maranhão
Imperatriz tem abastecimento de água interrompido por três dias
A cidade de Imperatriz ficou três dias sem o abastecimento regular de água. A adutora, responsável pelo abastecimento de água nos reservatórios da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema), foi rompida na ultima quinta-feira (10) e só foi recuperada no sábado (12).
Durante o fim de semana, a falta de água causou revolta. Foi preciso buscar alternativas para manter as tarefas de casa.
A adutora transporta a água tratada para seis reservatórios que abastecem a cidade. O rompimento aconteceu na última quinta e deixou todos os bairros sem abastecimento durante três dias. Filas enormes se formaram em vários bairros, para buscar água nos reservatórios.
No local onde adutora se rompeu o trabalho foi intenso. 20 pessoas se revezaram para reconstruir o trecho da encanação. A estação de tratamento de água da Caema foi um dos pontos de maior concentração, são pessoas que viram de vários bairros, mas água liberada era imprópria para o consumo. Depois do trecho trocado da adutora, a água começou a ser bombeada sábado para todos os bairros.

Maranhão
IMPERATRIZ: Previdência pode ser municipalizada

O prefeito Assis ramos (DEM), disse a vereadores nesta terça, 26, que pretende criar a Previdência Própria dos servidores municipais, que hoje é feita através do INSS e segundo o gestor, oneraria demais os cofres municipais. Ainda segundo o prefeito, 90% são concursados hoje na prefeitura e sendo criada a aposentadoria própria, pode ser gerada uma economia anual em torno de 5% da arrecadação bruta.
“Com isso iremos ganhar muito na qualidade do serviço previdenciário, que hoje não funciona a contento, nem atende as necessidades dos servidores. Petrolina e Timon são exemplos que deram certo. Essa mudança também traz grandes vantagens aos concursados, que podem se aposentar com seu salário integral, além da gigantesca economia ao município”, afirmou Assis Ramos.
Maranhão
IMPERATRIZ: Assis Ramos quer passar Saúde do Município para OS

Nesta terça, 26, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (DEM), esteve na Câmara Municipal, onde anunciou a vereadores a intenção de colocar uma Organização Social (OS) para gerir a Saúde Municipal.
O prefeito explicou que a intenção da prefeitura é repassar a gestão da saúde com o aperfeiçoamento do setor, cuidando principalmente do Hospital Municipal, mostrando um serviço de qualidade e rapidez, possam prosseguir para outras secretarias, a exemplo do que já é feito no Governo do Estado e no Federal.
Organização Social ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público são entidades privadas sem fins lucrativos, criadas por particulares e que com a autorização da Administração Pública, exercem atividades de interesse social.
“A saúde pode avançar muito através das OSs e esse é um caminho sem volta. Temos que melhorar principalmente o Socorrão, procurando empresas com ‘know-how’, buscando alternativas para diminuir o que está ruim, muito por conta da demanda que é grande demais e quanto mais se melhora a saúde, mais gente vem em busca de atendimento”, disse o prefeito.
Maranhão
IMPERATRIZ: 1.660 imperatrizenses já receberam primeira dose da CoronaVac

Visando garantir a imunização destes trabalhadores que fazem parte do grupo prioritário da 1º fase, mas que não compareceram no seu local de trabalho no dia em que a equipe esteve atendendo, Prefeitura vai realizar dois dias de vacinação (quarta, 27 e quinta-feira, 28), das 14h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.
Na quarta-feira, 27, serão vacinados faltosos do: Hospital de Campanha, Santa Mônica, Unimed, Socorrão, Socorrinho, UPAs Municipal e Estadual e ambulatórios (Milton Lopes e Vila Nova). Na quinta-feira, 28: Macrorregional e Materno Infantil.
“Daremos uma segunda chance aos profissionais da linha de frente que não puderam comparecer quando estivemos nas instituições. Já entramos em contato com as unidades informando. Após esse momento, vamos dar continuidade à campanha vacinando os demais trabalhadores da saúde e outros grupos prioritários. Está previsto a chegada de um segundo lote de vacina ainda esta semana” , explicou a secretária Mariana Jales.
Ela ressalta que até o momento já foram aplicadas 1.660 doses em Imperatriz. Foram imunizados profissionais da saúde e idosos institucionalizados (que moram em asilos) e que novas estratégias devem ser definidas para iniciar vacinação dos demais profissionais e das pessoas inclusas no grupo das comorbidades, como os pacientes oncológicos e renais crônicos (que fazem hemodiálise).