Connect with us

Maranhão

IMPERATRIZ: Zona Azul começa a funcionar em setembro

Publicado

em

O projeto de implantação do estacionamento rotativo de Zona Azul começa a funcionar no próximo mês em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Objetivo é democratizar a utilização de vagas nas principais ruas e avenidas do setor comercial, evitando infrações cometidas por estacionamentos irregulares de fila dupla.

Em entrevista, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explicou que a Zona Azul não foi inventada pelo município de Imperatriz, mas criada desde 1970 para resolver o problema de estacionamento em grandes áreas comerciais urbana do país, contribuindo inclusive para uma maior circulação de pessoas nestes locais.

Ele observa que nas cidades onde funciona o sistema rotativo de vagas de estacionamento de veículos, o comércio chega a registrar um aumento no faturamento de mais de 60% depois da implantação da zona azul devido a grande rotatividade de clientes nestas vagas.

“Preocupado com a problemática de falta de vagas de estacionamento na área central de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos determinou à Secretaria Municipal de Trânsito que realizasse levantamento técnico para encontrar uma solução para resolver esse problema verificado em ruas e avenidas de grande movimento”, disse.

Segundo ele, depois de realizar todo levantamento da área estrangulada por falta de estacionamento, a solução encontrada foi a implantação da chamada Zona Azul, projeto que existe em grandes centros urbanos do Brasil. “Imperatriz não pode ser diferente, pois precisa se modernizar para acompanhar o desenvolvimento”, frisa.

Leandro Braga esclareceu que “o foco não é arrecadação de impostos, mas democratizar vagas de estacionamento rotativo na área comercial de Imperatriz”. “A receita estimada de arrecadação pela Zona Azul é muito menor que a quantidade de infrações geradas por estacionamento irregular, incluindo filas duplas em ruas e avenidas do Centro”, compara.

Ele observa que chegam a ser geradas diariamente entre 60 a 70% das infrações cometidas por estacionamento irregular na via pública em Imperatriz. “O objetivo não é multar, mas organizar o trânsito da cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão”, reitera

O secretário explica ainda que a Zona Azul vai proporcionar mais segurança viária, evitando veículos em estacionamento em filas duplas ou nas esquinas atrapalhando a visibilidade dos condutores e reduzindo ocorrências de acidentes de trânsito.

Sinalização zona azul

Leandro Braga ressalta que a sinalização da área da zona azul está sendo realizada desde a semana passada, devendo ser concluída até o final deste mês, devendo iniciar as atividades de rotatividade das vagas a partir de 1º de setembro “Nós estaremos nesta primeira quinzena do mês de setembro orientando motoristas sobre o funcionamento do estacionamento rotativo da Zona Azul”, concluiu.

Ele explica que no próximo dia 15  de agosto, a Prefeitura de Imperatriz iniciará ampla divulgação institucional nos meios de comunicação – rádio, televisão e redes sociais -, para explicar à sociedade como funcionará o projeto Zona Azul em Imperatriz. (Gil Carvalho / Foto: Patrícia Araújo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Nova banca do concurso da Câmara Municipal divulga locais e datas de provas

Publicado

em

Dando continuidade ao concurso para a Câmara Municipal de Imperatriz, o instituto CONSEP – Consultoria e estudos pedagógicos divulgou em sua página oficial na última segunda (21), os nomes de todos os inscritos com seus respectivos locais de provas.  

Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas podem acessar o site da empresa e conferir número de inscrição, data e local de prova. 

De acordo com as retificações no edital, as provas serão realizadas nos próximos dias 10 e 11 de outubro em várias unidades escolares e faculdades da cidade, conforme horários estabelecidos na lista com nome, número de inscrição e locais. 

Anteriormente, o certame havia sido suspenso atendendo recomendação do Ministério Público que alegou irregularidades na primeira empresa, o Instituto Coelho Neto. A Comissão realizadora juntamente com a Procuradoria da Câmara, chamaram a segunda colocada e foram repassados todos os processos feitos até então, com as informações atualizadas, orientações e medidas de segurança a serem adotadas devido à pandemia do coronavírus.  

Houve um segundo pedido de suspensão, mas a Procuradoria informou que o legislativo não recebeu nenhum anuncio oficial ou pedido formal. O Concurso inclusive foi pedido pelo próprio MP como ajustamento de conduta e se houver algum impedimento da justiça, será feita defesa, dentro da necessidade requerida.  

Todos os procedimentos de contratação foram devidamente cumpridos, apresentadas todas as certidões e documentações, não havendo por parte da Câmara ou da empresa nenhum ato administrativo que desabone ou coloque em suspeição os trabalhos. 

O concurso oferece vagas para níveis fundamental, médio, superior; busca preencher vagas e formar cadastro de reserva com carga horária de 20 e 30 horas semanais, terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período. 

As inscrições aconteceram de 06 a 24 de julho.  

O período de readequação e adaptação da nova empresa, foi necessário devido a outro concurso que a banca estava realizando na cidade de Itabaiana em Sergipe. Lá as provas foram aplicadas nos dias 6, 7 e 13 de setembro, para mais de 11 mil inscritos, seguindo todos os procedimentos de segurança em função do covid-19, demonstrando a capacidade e responsabilidade do instituto na realização desses processos. Agora o instituto volta toda sua atenção para a execução do certame em Imperatriz. 

Para conferir todas as informações, acesse o edital de abertura e as retificações no link http://www.consep-pi.com.br/concurso/C0NCURS0-CAMARA-MUNICIPAL-DE-IMPETRATRIZ-MA/157/

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Seis candidatos vão disputar a Prefeitura

Publicado

em

Um dos municípios mais importantes do Maranhão, Açailândia com seus mais de 104 habitantes, verá como no restante do país, seus mais de 71 mil eleitores, escolherem em novembro seu novo gestor e legisladores, para o quadriênio 2021/2024.

Seis nomes estão na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal e 295 candidatos a Câmara Municipal.

Açailândia surgiu em 1958, com as obras da BR-010, que mobilizou 1,2 mil trabalhadores na região. O nome do município vem do açaizeiro. A palha dessa palmeira cobriu os primeiros barracos na localidade de Trecho-Seco, perto de um córrego achado com a ajuda dos índios Cúria e Crocranum.

A água, a terra fértil e a madeira foram os principais atrativos para manter os trabalhadores no local, que pertencia ao município de Imperatriz. Açailândia guarda desse tempo o escritório da empreiteira Rodobrás, conhecido como Casa da Memória.

A economia rural ganhou impulso após o assentamento de famílias cearenses na Colônia Gurupi, nos anos 60, com incentivo estadual. O município tornou-se o maior produtor de arroz, milho, mandioca, feijão, pimenta-do-reino e tomate do Maranhão. A pecuária também ganhou destaque.

Açailândia emancipou-se de Imperatriz em 1981.

A atividade madeireira cresceu na década de 1980. Com a construção da Estrada de Ferro Carajás e da Ferrovia Norte Sul, o município recebeu as primeiras siderúrgicas. Em 1994, foram desmembrados de Açailândia os Municípios de São Francisco do Brejão e Itinga do Maranhão.

Atualmente, Açailândia segue sua missão de ser uma dos carros chefes do desenvolvimento do Maranhão e capaz de gerar riquezas e conta com um orçamento milionário para ser administrado, por um dos seis postulantes ao Paço municipal. Saiba quem são os nomes:

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Município tem 11 candidatos a prefeito. Veja quem são

Publicado

em

Desde 31 de agosto, os partidos políticos já começaram a fazer convenções para oficializar os nomes que vão concorrer às Prefeituras Municipais nas eleições de 2020. Em Imperatriz maior município do interior maranhense, 11 partidos pediram registros de postulantes ao Paço Municipal e até 461 a Câmara Municipal.

Veja quem são os candidatos a prefeito:

Continue lendo
publicidade Bronze