Connect with us

Bico do Papagaio

Importante para equilíbrio de rios, boto do Araguaia está ameaçado

Publicado

em

Biólogos pretendem calcular o número de botos do Araguaia. A espécie, descoberta há quatro anos, contribui para o equilíbrio natural de rios importantes no Tocantins, mas está ameaçada. A ideia é traçar um plano de proteção. Estima-se que existam apenas 1.500 bichos.

O animal vive na bacia do Araguaia-Tocantins, ao longo de quatro estados. Muitos encontros com pescadores não terminam bem. Os botos podem ficar presos em redes. “Quando a gente puxa a rede, os botos vêm comer o peixe da rede”, diz o pescador Juracy Lopes.

Outro perigo é a seca. Há dois anos, uma força-tarefa precisou resgatar três botos de um rio no Pará e outros nove de um rio tocantinense. Além disso, as sete hidrelétricas construídas ao longo do rio Tocantins acabaram isolando esses animais, o que reduz a diversidade genética deles.

“Os animais vão acabar reproduzindo entre si. O grau de parentesco entre eles vai aumentando cada vez mais. Podem ter deformidades morfológicas. Então realmente é um problema bem sério que a espécie enfrenta”, diz a bióloga do Instituto Araguaia.

Uma das estratégias para o mapeamento é usando binóculos. Se ele não funcionar, o plano é procurar os animais do alto, com o uso de drones.

Dá para identificar os botos e estudar um raio de até 5 km. As imagens aéreas ajudaram a descobrir que os botos podem estar perto das cidades. Um deles foi visto em Miracema do Tocantins, a apenas 90 km da capital.

“Aqui é um rio estreito, com corredeira e tão próximo de uma área bem urbana. Foi bem surpreendente. A gente fica feliz de encontrar os botos aqui. Agora a gente tem que trabalhar para conservá-lo”, comemora a bióloga Renata Emim. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Auri tem registro de candidatura indeferido

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de Axixá, Dr. Auri (PTB), teve o pedido de registro indeferido pelo juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da 11ª Zona Eleitoral. A decisão foi publicada nesta terça, 20.

O magistrado apontou os fatos de reprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara de Vereadores, relativa as contas da gestão de Auri à frente da Prefeitura no exercício financeiro de 2015.

A medida cabe recurso. Leia AQUI a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze