Bico do Papagaio
Índice de Bem-Estar Urbano aponta as melhores e piores cidades do Bico
Levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revela que o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) das cidades biquenses. A pesquisa mediu o bem-estar nos 5.565 municípios do país.
Entre as 26 cidades do Bico do Papagaio, Tocantinópolis ocupa o primeiro lugar, com índice de 0,760 ela está no 3255º lugar entre todas as cidades do Brasil. Nazaré vem em segundo com índice 0,759, no país ficando na 3298º. Axixá do Tocantins é a terceira da região com nota 0,758.
O estudo Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.
A dimensão que apresenta a pior situação de bem-estar, nacionalmente, é a infraestrutura das cidades: 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins. Para avaliar a infraestrutura, o Observatório considerou sete indicadores: iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros.
Veja o índice de todos os municípios do Bico

Bico do Papagaio
AUGUSTINÓPOLIS: Gestão nova, problemas antigos e população sofrendo na buraqueira

Moradores de Augustinópolis, uma das principais cidades do Bico do Papagaio, assistem entrar e sair prefeito, e o mesmo problema persistir, a falta de cuidados com a vias urbanas e reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica.
Em diversas vias da cidade, seja nos bairros, periferia ou no centro da cidade, existem problemas sérios, que afetam até o que deveria ser um cartão postal da cidade, a Avenida Goiás.
Hoje é impossível, em muitas ruas, veículos trafegarem em linha reta, sem precisar se esquivar da buraqueira.
Moradores reclamam ainda de medidas emergenciais da Prefeitura, na Avenida Goiás, que além de prejudicar o trânsito, não seria um serviço que atenda a real necessidade. Os problemas sem solução, já caminham para uma década, sem que a cidade resolva demandas básicas nas vias, de forma definitiva, fazendo uso apenas de medidas paliativas.

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Professora Elizabete e líderes recebem Tiago Dimas

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), continua se movimentando nos bastidores políticos. Nesta quinta, 22, ela e um grupo de líderes, organizaram uma reunião com o deputado federal Tiago Dimas (SD).
Na pauta, algumas reivindicações para o município e tratativas para a eleição do ano que vem.
Bico do Papagaio
XAMBIOÁ: Segundo boletim da Saúde, município chega a 23 mortes por Covid
Nesta quinta, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou o 23ª óbito por Covid-19, no município de Xambioá, Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 14 de abril.
A vítima é um homem de 60 anos, sem comorbidades e que estava internado no Instituto Sinai de Araguaína.