- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Inquérito vai fiscalizar FAIARA e FABIC

Mais Lidas

Com o objetivo de acompanhar, apurar e forçar a regularização de instituições de ensino superior municipais, o procurador regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins, Victor Manoel Mariz, determinou, por meio da portaria nº 57, de 17 de novembro de 2010, a abertura de inquérito civil público sobre o caso na Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA) e Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) e outras seis instituições municipais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de novembro.

A medida foi tomada para assegurar a regularização das faculdades, na medida em que o descredenciamento da instituições poderia gerar um prejuízo grande aos alunos. Na portaria assinada pelo procurador, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) foi oficiada para prestar esclarecimentos, e as universidades também terão que fornecer informações sobre o andamento da regularização, de acordo com Mariz.

Questionado sobre as consequências do inquérito, o procurador Vitor Mariz destacou que durante as apurações o MPF vai buscar as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar aqueles que desrespeitaram o ordenamento jurídico e causaram prejuízos aos alunos.

O gerente administrativo e financeiro da FABIC, Pablo Lopes, afirmou que a instituição vê com tranquilidade a fiscalização do MPF, uma vez que é interesse da FABIC, que tem sede em Augustinópolis, migrar para o sistema federal, regularizando, assim, a sua situação. Perguntado sobre o andamento do processo de regularização, ele destacou que já foram feitas as primeiras reuniões e que um estudo do impacto financeiro das mudanças já foi iniciado.

Além de FAIRA e FABIC estão na mesma situação as faculdades municipais de Colinas, Dianopólis, Guaraí, Paraíso, Pedro Afonso e Pium.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

13 Comentários

  1. Ja tava bem na hora de alguém falar pelos alunos das faculdades, pois sofremos muito com os descaso por parte da FAIARA, pois são muito bons na hora de cobrar e receber as mensalidades. Mas andam longe de prestar asssintencia ao academico…Como falhas em diversos setores ocasionando no Acadêmico grandes trantornos psicológicos…..Na proibição de cursar disciplinas e até mesmo em barrar alunos na portaria….E sem falar nas em brancos sem lançar no sistema……

  2. É uma vergonha essas faculdades que estão air,os alunos de direito nunca vão conseguir passar no exame da OAB,estão gastando o seu tempo e dinheiro atoa sem falar os de enfermagem que tem alguns que não conseguem aplicar nem injeção e o nosso município vai está cheios desses profissionais mal preparados pensando que sabe de tudo,coitados dos doentes e de quem cometer algum delito e contratar um desses advogados.É a treva!!!!!!!!!!!!

  3. Estudar eh um direito de todos. mas o que vi em augustinopolis foi esse pablo se beneficiando da fabic, colocou irmão e irma para trabalhar lá. ninguém sabe das contas dessa faculdade, a formação é horrível, colocou a faculdade no meio de politica pois mesmo sendo diretor financeiro e um dos fundadores jogou muitos alunos a fazer politica contra a a atual prefeita.

    sua hora vai chegar.

  4. SRA. RAIMUNDA DA SILVA, O COMENTÁRIO QUE A SRA. FEZ É MUITO MALDOSO E VENENOSO, SOU PAI DE UM ALUNO QUE ESTÁ FAZENDO O CURSO DE ENFERMAGEM NA FABIC. ELE COMEÇOU O CURSO NA ULBRA EM PALMAS (TALVEZ A SRA NÃO SAIBA, A ULBRA É UMA DAS MELHORES INSTITUIÇÕES DO PAÍS)E A GRADE CURRICULAR DA FABIC NÃO É DIFERENTE, OS PROFESSORES SÃO MUITO BEM PREPRARADOS, OS ESTÁGIOS SÃO FEITOS COM MUITA SERIEDADE NO HOSPITAL REGIONAL DE AUGUSTINÓPOLIS, NO CAPS EM ARAGUATINS E NO SOCORRÃO DE IMPERATRIZ.
    A SRA. FALA DE UM ASSUNTO QUE PELO VISTO NÃO TEM CONHECIMENTO, SE A SRA. CONHECE ALGUÉM QUE ESTUDA LÁ E SE ENQUADRA NO PERFIL QUE DESCREVEU, A CULPA NÃO É DA INSTITUIÇÃO. OS ESTUDANTES QUE CONHEÇO TODOS ESTÃO APTOS A FAZER O QUE LHES FOI ENSINADO, PORTANTO, VEJO NO DEBOCHE DO SEU COMENTÁRIO UMA FALTA DE RESPEITO.

    Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem ”
    — Provérbio oriental

  5. Pois bem já que a faculdade tem credibilidade por que estão sendo investigada uma coisa é suposta inregularidade outra coisa é ser alvo de inquerito policial, vejam bem em Augustinopolis os academicos são subemetidos a se envolverem em politica em Araguatins não é diferente como pode uma instituição ou seja seu representantes se prestarem a um papel desses,portanto vale lembra um seguinte cada um que se sentir prejudicado não precisar ser um advogado e muito menos um professor ou administrador esses problemas só acontece por acomodação do propios alunos certo afinal é um futuro que esta em jogo do que adianta um curso superior e depois andar batendo de porta em porta de politico pra ajeita um um empreguinho portanto qualquer descaso denucie afinal quem disse que faculdade pode funcionar na ilegalidade se é ilegal ta errado e os academicos finge que não ver ou que um dia vai melhorar é provavel que sejam a favor, e concordam o o termo chulo “que vale o diploma”…

  6. não acho o comentário maldoso seu francisco, uma faculdade que não tem a fiscalização do MEC, é pública e, porém, cobre um absurdo de mensalidades, mesmo assim os salários de lá são uma vergonha. só beneficia a Senhora Evanda e o Sr. Pablo dos quais nunca houve prestação de contas alguma, à revelia da Lei. tá errado!!! o MPF tá certíssimo e tem que apurar os fatos e os responsáveis por evenuais prejuizos aos alunos precisam responder à justiça. precisamos regularizar a situação dos alunos e acabar com o balcão de négócios sujos, é necessário isso o quanto antes!!!!

  7. Ao seu Francisco…. é… acho que o sr. não sabe mesmo o que é faculdade boa. Eu sei o que é.ULBRA de Palmas boa? A de Canoas pode ser, a de Palmas não é tão diferente não. Falando isso, a noção sobre a Fabic está menor ainda. O sr. quer acreditar que a FABIC é boa, ams eu conheço bem vários cursos de enfermagem e posso lhe garantir: a fabic é fraca e muitos alunos não estão aptos a fazer um curso superior.

    Não duvido que pela dedicação ótimos alunos se destacarão e eu espero que esses mostrem sua competencia e passem num concurso, garantindo um emprego, que ja esta escassso. O que sei que infelizmente vai acontecer é que muita gente incompetente vai conseguir emprego só por questão politica.
    Vejam!

  8. Essa FABIC é uma vergonha, quase nem tem aula, seus professores em sua grande maioria são de Imperatriz e só vem no dia que querem outra parcela são os refugos reprovados nos certames que participam, que exemplos de profissionais são estes que se não conseguem como, podem transmitir o que não se tem. Na FAIRA não é diferente. Portanto, cabe aos alunos estudarem e se submeterem ao Enem e a vestibulares de instituições públicas de qualidade pois temos várias, com os melhores profissionais em suas áreas. Essas aí nem reconhecimento do MEC não tem, quanto aos estudantes de direito vão só elevarem a taxa de reprovação nos exames da ordem que no Tocantins beira os 75%, e boa parte são oriundos de tais facudades, que deveriam até ter outro nome. E o que é mais impressionante são os vestibulares destas uinidades, alunos que são reprovados no 3º Ano do E. M. conseguem passar sem problemas….

  9. Povo de Araguatins vejam só o que o Prefeito esta fazendo com todos nós, cobrando o IPTU mais caro e com juros exorbitante, mas ñ é so ele ñ tem o sobrinho dele tbem q esta passando fome e tem que tirar o dele né? é o que se diz advocado,(JOTA).vamos reivindicar isso, pois ñ podemos deixar as coisas acontecer assim, colocamos um prefeito la para fazer isso com a gente, Srº Rocha Miranda se vc ñ observar bem o que estão fazendo em seu nome, vc ñ vai ter mais condiçoes nem de ser veriador aki mais.
    Por favor veja o IPTU, pagamos mais com juros ñ.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias