- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Inscrições para o Encceja 2022 podem ser feitas até dia 4 de junho. Provas acontecerão em Araguatins e Tocantinópolis

Mais Lidas

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 iniciaram nesta terça-feira, 24, e terminam no dia 4 de junho. O objetivo do Encceja é avaliar as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

As provas serão aplicadas em todo o país e estão marcadas para ocorrer no dia 28 de agosto. Para o ensino fundamental, é necessário ter acima de 15 anos; e para o ensino médio, ter mais de 18 anos.

No Bico do Papagaio, as provas serão aplicadas nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforça que este ano não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Elizete Viana Paixão, o exame é uma ferramenta de formação humana e educacional. “O Encceja atende às necessidades daqueles que, por algum motivo, não concluíram a educação básica. O exame permite obter a certificação, seja para buscar melhores colocações no mercado de trabalho ou para cursar o nível superior”, frisou.

Edital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n° 36, de 12 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Encceja 2022. Confira o edital Encceja 2022: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-maio-de-2022-400307253.

Provas

Os inscritos passarão por quatro provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas, além de uma redação. As provas são divididas entre várias áreas de conhecimento.

Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Tocantins

No restante do Tocantins, as provas serão aplicadas nos municípios de: Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias