Connect with us

Pará

Inscrições para o vestibular 2014 da UFPA encerram na próxima sexta

Publicado

em

As inscrições para o processo seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA) encerram na próxima sexta-feira (25) e devem ser feitas pelo site do Centro de Processo Seletivo da UFPA (CEPS). A taxa de inscrição é no valor de R$ 20 e poderá ser paga até o dia 29 de outubro. Para o vestibular 2014 são ofertadas mais de 7.800 vagas distribuídas em 159 cursos.

De acordo com o CEPS, já foram realizadas mais de 124 mil solicitações de inscrição e 92.719 já estavam confirmadas. A previsão da UFPA é que o número de candidatos confirmados ultrapasse 120 mil. No processo seletivo do ano passado, o número total de inscritos no processo seletivo foi de 78 mil candidatos.

O CEPS acredita que o aumento de inscritos no concurso deste ano pode estar relacionado ao fato de o Enem ser a única prova a ser aplicada aos candidatos, não havendo necessidade de deslocamento para candidatos de outros estados. Além disso, o processo garante isenção de taxa para candidatos de escola pública, que apresentam renda familiar individual igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola privada como bolsistas.

ENEM

A prova do ENEM será realizada nos dias 26 e 27de outubro e será a única forma de seleção utilizada pela UFPA. No Pará, os portões nos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio dia, seguindo o horário local.

Demanda

Ao todo, 85 indígenas disputam 90 vagas em 45 cursos ofertados. O maior número de inscritos está no curso de Medicina (Belém) com 21 candidatos, seguido pelos cursos de Pedagogia (Abaetetuba), Engenharia Florestal (Altamira), Biomedicina (Belém), Odontologia (Belém), Psicologia (Belém), Engenharia Elétrica (Belém) e Engenharia Sanitária e Ambiental (Tucuruí) com três inscritos em cada.

Já entre os candidatos quilombolas, a preferência também está no curso de Medicina (Belém) com 37 inscritos, seguido pelo curso de Engenharia Industrial (Abaetetuba) com 31 inscritos, Pedagogia (Abaetetuba) com 29 inscritos, Engenharia Sanitária e Ambiental (Tucuruí) com 22 inscritos e para os cursos de Letras – Língua Espanhola e Letras – Língua Portuguesa, ambos sediados em  Abaetetuba, receberam 19 inscrições. Ao todo, os 850 candidatos quilombolas inscritos disputam 194 vagas em 97 cursos de graduação distintos.

Vagas e inscrições

Este ano, o curso de Etnodesenvolvimento, sediado em Altamira, ofertou 33 vagas e recebeu um total de 116 inscrições. Já o curso de Educação no Campo oferece 360 vagas em nove municípios do interior do estado e recebeu um total de 4.043 inscrições. O maior número de candidatos está nos municípios de Baião (1.170 inscritos), Cametá (1.301 inscritos) e Brasil Novo (871 inscritos).

A UFPA também mantém até duas vagas, em todos os cursos de graduação ofertados em seu Processo Seletivo Anual, reservadas para estudantes indígenas e quilombolas. Desta vez foram 280 vagas para candidatos indígenas e outras 280 para candidatos oriundos de quilombos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Tuna bate Paysandu e se aproxima do título do Parazão 2021

Publicado

em

Deu Tuna Luso nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Paraense 2021. Em partida no Estádio do Souza, a Águia Guerreira derrotou o Paysandu por 4 a 2 e chega com boa vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, na Curuzu. Na primeira etapa, os laterais Léo Rosa e Alexandre Pinho marcaram os dois primeiros para a Lusa. Na volta do intervalo, Lukinha ampliou. O Papão diminuiu com Perema, de cabeça. Paulo Rangel fez valer a lei do ex e marcou o quarto dos donos da casa, mas Gabriel Barbosa diminuiu o prejuízo para os bicolores minutos depois. No segundo jogo, a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim fica com a taça, feito que não acontece desde 1988.


Antes da partida começar, a Tuna já tinha o melhor ataque da competição e disparou ainda mais nesse quesito hoje. A equipe cruzmaltina tem 29 gols em 13 jogos no Parazão, uma média de 2,2 por partida. Paulo Rangel, com sete gols, é o artilheiro do time, o vice da competição, atrás de Cris Maranhense, com oito. Outro destaque é o lateral-direto Léo Rosa e o meia-atacante Lukinha, que têm cinco e três gols respectivamente.

O Paysandu chegou à final com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas sete gols. A equipe chegou a ficar sete jogos sem ter a defesa vazada. O então ponto forte do Papão não funcionou hoje e levou quatro gols da Tuna, deixando as coisas complicadas para a volta na Curuzu.

O jogo de volta da final do Campeonato Paraense 2021 está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 17h, na Curuzu. O Papão precisa vencer por dois gols de diferença, se quiser pelos menos levar a decisão para os pênaltis, ou mais, se quiser o título no tempo normal. Já a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim conquistará o 11° título estadual.

Continue lendo

Pará

BREU BRANCO: Chamonzinho leva ações do Mais Saúde

Publicado

em

Neste sábado, 15, o deputado Chamonzinho (MDB), levou até Breu Branco, na região de carajás, Pará, ações do Mais Saúde, promovidas pelo Instituto Miguel Chamon, com atendimentos de saúde para fortalecer o combate à pandemia.

Chamonzinho esteve acompanhado de vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade, onde também visitaram a Praça São Cristóvão, que será reformada e revitalizada, através de uma emenda destinada pelo parlamentar.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste fim de semana – 15 e 16 de maio

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze