Em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), nesta quinta-feira, 20, foi formalizada a assinatura de um Termo de Cooperação com instituições públicas e entidades da sociedade civil. O objetivo é combater a disseminação de notícias falsas durante as eleições municipais deste ano.
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destacou a relevância desse acordo para a defesa da democracia. Segundo ele, a união de diversas instituições é essencial para garantir a integridade do processo eleitoral. A comissão designada pelo tribunal, presidida pela desembargadora Ângela Issa Haonat, será responsável por implementar ações de combate à desinformação.
Além disso, o TRE-TO já possui um plano aprovado no Pleno para enfrentar a disseminação de notícias falsas. Durante a solenidade, autoridades como a presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação (Cede) e o coordenador-geral dos programas permanentes e juiz de cooperação do TRE também estiveram presentes.
Profissionais da área de comunicação e empresários do setor foram homenageados pela Justiça Eleitoral, reconhecendo sua contribuição na propagação de informações seguras e credíveis. O trabalho será realizado em conjunto com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando a garantia do combate às notícias falsas e à utilização irregular da inteligência artificial .