- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 25 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ITAGUATINS: 1ª dia de capacitação resgata produção artesanal em madeira

Mais Lidas

O resgate da tradição artesanal da região foi um dos temas destaques do primeiro dia de capacitação em peças de arte em madeira e fibra ministrada pelo designer Lars Diederichsen na cidade de Itaguatins, nesta segunda-feira, 21. A abertura do projeto contou com a presença da Diretora de Artesanato da Secretaria da Cultura, Ivoneide Barreto, de vereadores do município e do prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior. A capacitação é uma realização da Secretaria da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaguatins.

Pela segunda vez realizando a oficina na cidade, Lars conferiu algumas peças, conversou com os artesãos e em sua palestra falou do potencial da cidade para produzir artesanato exclusivo em madeira e fibra. “Essa ideia de madeira com este trançado de fibra nasceu aqui em Itaguatins, é um tipo de artesanato diferenciado que tem potencial para formar uma linha de produção e alcançar mercado”, explicou Lars. “Precisamos resgatar este trabalho em madeira, com estes desenhos em lâminas de madeira maciça e, para isso, é fundamental o esforço e comprometimento dos artesãos aliado a este apoio do Governo do Estado e município”, completou.

Já Ivoneide Barreto destacou a relevância desta capacitação para os artesãos. “Temos que ver o artesanato como uma arte, mas também como um produto de geração de renda e de mercado. Como um produto que tem boa qualidade e que consegue espaço em feiras, lojas e comércio de vários níveis e para isso esta capacitação é uma grande oportunidade”, disse a diretora.

A artesã Maria de Fátima Silva falou sobre a realidade da produção artesanal da região. “Com o tempo, este trabalho foi diminuindo na nossa cidade. Lembro que participei das oficinas que o Lars ministrou aqui há mais de 10 anos. Nos últimos sete anos não tivemos muitos cursos ou incentivos”, disse Fátima, acrescentando empolgada: “Com esta capacitação, quero voltar a produzir e vou incentivar outros a participar”.

Cerca de 25 artesãos participam da primeira etapa das oficinas, que segue até quinta-feira com aulas teóricas e práticas.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias