Connect with us

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Ambip debate Ensino Fundamental na região do Bico do Papagaio

Publicado

em

Membros do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (Ambip) estiveram reunidos, durante esta última sexta-feira, 3,  no auditório da prefeitura de Itaguatins, onde discutiram juntamente com o secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza, a atual conjuntura do Ensino Fundamental nos 25 municípios que compõem da região. Dentre os assuntos discutidos, se destacaram os referentes ao transporte público escolar, a Plataforma Freire (Parfor), os cursos técnicos e profissionalizantes, a municipalização do Ensino Fundamental e a implantação das escolas de tempo integral em todo o Estado.

Reforçando o slogan da reunião, que dizia ‘todos de mãos dadas por uma Educação de qualidade’, o presidente do Ambip e prefeito anfitrião da reunião, Homero Barreto Júnior, afirmou que o encontro foi fundamental para que a realidade do Bico do Papagaio fosse discutida e, também, para se acabar com certas resistências que ainda existiam na região. “O debate é fundamental para se chegar a um consenso sobre tudo o que deve ser realizado e de que maneira deve acontecer. Por isto acho que a reunião foi importantíssima, pois pudemos apresentar nossas respectivas realidades e conhecermos as de cada município daqui do Bico. Com estas informações, com o abandono de certas rixas antigas e com a aproximação entre os integrantes do Ambip e o governo do Estado, que se mostra disposto a dialogar com todos, independente de questões políticas, resolveremos vários problemas que afligem a região, e isto juntos, o que só virá a fortalecer o Bico”, ressaltou Homero Júnior.

De acordo com o secretário Danilo de Melo, convidado pelo Ambip para participar do evento, a abertura de novos espaços para se ouvir as demandas educacionais de cada cidade e para se apresentar os planejamentos do governo apenas facilitarão o firmamento do regime de colaboração proposto entre o Estado e municípios. “Nós temos consciência de que são várias as preocupações que cada município tem, e que elas são distintas umas das outras. Por este motivo, reforçamos a ideia de que apenas por meio do diálogo franco entre todos nós é que o sistema de cooperação virá a ser efetivo, gerando avanço na Educação. E isto não se dará com um projeto único, pois temos que entender e nos adaptar às diferentes realidades de cada município. O governador Siqueira Campos está disposto a dialogar com todos, se mostra completamente receptivo mesmo a debater sobre toda e qualquer proposta que tenha como objetivo trazer melhorias para o povo tocantinense, seja na Educação ou em qualquer outra área de atuação da administração dele”, destacou o secretário de Estado da Educação.

Setas mobiliza Ambip a favor da segurança alimentar

Além de outros profissionais da Educação, também participaram da reunião o secretário estadual Homero Barreto, responsável pela Secretaria-Extraordinária para Assuntos Legislativos, as diretoras regionais de ensino de Araguatins, Ulissevânia Sales, e de Tocantinópolis, Luciana Gomes, e representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas), que, na ocasião, segundo explicou a assistente social da pasta Régina Mercês Aires, procurou incentivar os 25 municípios que integram o Ambip a participarem das Conferências Estaduais de Segurança Alimentar e de Assistência Social, que ocorrem em setembro. “Para se alavancar o desenvolvimento do Bico do Papagaio, os administradores municipais têm que ousar, não esperar as coisa acontecerem. Uma das formas de se conseguir isto é se integrando às ações do governo, participando de todas as que forem possíveis. Por isto viemos aqui, para colocá-los a par do que a Setas tem realizado, e as conferências de assistência social e de segurança alimentar são duas destas ações; esta última, por sinal, tem tudo a ver com a Educação, pois a merenda escolar, a qualidade dos alimentos que oferecemos aos nossos estudantes, é pauta certa durante as discussões”, destacou Régina Aires, que também é conselheira estadual de segurança alimentar e nutrição da Setas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Município recebe caminhão basculante destinado por Damaso

Publicado

em

Na sexta, 30, o deputado federal Osires Damaso (PSC), entregou seis caminhões basculantes para municípios do Tocantins, entre eles, Riachinho, no Bico do Papagaio. O veículo é um 275 CV no valor de R$ 322.250,00.

A entrega foi realizada na sede da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), em Palmas, por meio das “Ações de Desenvolvimento Regional para o Tocantins” da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e teve a participação do presidente da companhia, Marcelo Moreira.

Além de Riachinho, os municípios de outras regiões do Tocantins, que recebem por meio de indicação de Damaso foram: Araguaçu, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Guaraí e Presidente Kennedy.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico sofre nova derrota no Ribeirão e fica longe da classificação

Publicado

em

O Juventude, da cidade maranhense de São Mateus bateu o Tocantinópolis, no estádio Ribeirão por 1 a 0 na tarde deste sábado, 31, na cidade de Tocantinópolis, Bico do Papagaio. Com a vitória, a equipe maranhense foi aos 12 pontos – na cola do G-4 – e agora ‘seca’ o Paragominas no duelo contra o Palmas, neste domingo, 1º, para seguir em quinto no Grupo A2. Esta foi a segunda vitória seguida do Juventude. O único tento da partida foi marcado por Cris, na etapa inicia do duelo. Com a derrota, o Verdão do Bico segue em último na classificação com sete pontos ganhos.

A partida começou amarrada, com o Juventude levando perigo apenas na bola parada. E foi na bola parada, que nasceu o único gol do jogo. Os 19, após cobrança de escanteio, Cris apareceu para cabecear e colocar o Juventude em vantagem. Após o gol, o TEC ensaiou uma pressão, mas o duelo terminou sem muita emoção na etapa inicial.

No segundo tempo, o TEC voltou mais interessado em buscar o empate ou até a vitória, porém, pecava nas finalizações – muitos erros. O Juventude passou a aproveitar os espaços deixado pelo TEC e chegava ao gol com perigo. Se de um lado, o TEC criava e perdia, do outro o Juventude passou fazer a mesma coisa – criou em cima dos espaços, porém, desperdiçava as investidas. O duelo ficou nisso: 1 a 0 para o Juventude, que segue na cola do G-4 do Grupo a2. (GE / Fotos: Toc em Foco)

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze