Connect with us

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Curso “Manejo Nutricional de Peixes” capacita produtores

Publicado

em

No munícipio de Itaguatins, no Bico do Papagaio, o Sistema Faet/Senar realizou a primeira turma do curso de “Manejo Nutricional de Peixes” para trabalhadores e produtores rurais da região. O novo treinamento foi criado com o objetivo de qualificar os participantes para essa importante cadeia produtiva que necessita cada vez mais de mão de obra qualificada.

Um dos participantes do curso, Magno Apinajé, já estava na atividade, mas segundo ele, o negócio não vinha proporcionando bons resultados. Para o produtor, faltava conhecimento necessário para tocar a produção, uma realidade que o Senar está ajudando a mudar. “O curso abriu meus olhos e me deu todo suporte que preciso pra criação dos peixes, desde a construção dos tanques, da densidade dos alevinos e a oxigenação; antes trabalhava sem nenhuma técnica, mas agora consigo identificar os erros, aplicar as técnicas”, destacou.


O psicultor está retomando a atividade e agora se sente mais seguro não só pra produzir como também para comercialização da produção. Durante o treinamento, ele conseguiu identificar os hábitos de cada espécie de peixe, os sistemas de produção, a importância da biometria, os nutrientes que cada espécie necessita para se desenvolver, além dos ingredientes e os aditivos que devem estar presentes na ração dos animais, bem como os parâmetros físicos e químicos da água.

Outro aluno do curso, Giordani Sousa, também enfatizou a importância do treinamento: “Fiz questão de participar dessa primeira turma, crio alevinos para consumo próprio, mas já vinha percebendo algumas dificuldades; tenho muita vontade de fazer da piscicultura minha fonte de renda, mas via a necessidade de me qualificar”.

No curso, o produtor conseguiu identificar muitas falhas no processo de produção e deu exemplo: “acreditava que uma água limpa era o suficiente, mas hoje sei a importância das dimensões do tanque escavado, da logística, da qualidade da água e da alimentação para ter bons resultados”. Por conta disso, Giordani agora já pensa em partir para o mercado. “Hoje me sinto em condições de ir além do consumo próprio”, explicou.

“É um curso importantíssimo para quem quer iniciar uma criação de peixes ou para aqueles que querem aprimorar sua atividade de forma eficiente e mais rentável”, pontuou a instrutora Marilda Coelho. Para ela, os dez participantes dessa nova modalidade de curso na área de psicultura do Senar, assimilaram os conceitos para uma boa aplicação das técnicas, também mudaram a visão dessa atividade promissora e saíram otimistas com as perspectivas que terão pela frente.

Segundo o Diretor do DEPPS, Luiz Cláudio Farias, capacitar e qualificar a mão de obra rural é a maior preocupação do Senar/TO não só na área de piscicultura, mas em todo as áreas relacionadas ao agro: “Hoje contemplamos diversos títulos de cursos na área de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, agregando valores aos produtores e trabalhadores rurais. Esse é mais um curso de sucesso que entra para nosso portfólio”, destaca o diretor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Protesto neste sábado vai cobrar recuperação de via de acesso ao IFTO

Publicado

em

Funcionários, estudantes, prestadores de serviço, produtores rurais e população em geral, sofrem há mais de 5 anos, com o total abandono da Avenida Castelo Branco, no trecho que inicia próximo a creche Centro de Educação Infantil Dona Marina Pereira de Miranda, entre o Setor Aeroporto e Nova Araguatins até a entrada do campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).

A Avenida Castelo Branco é a maior via urbana da cidade de Araguatins, começa no setor Feirinha, nas mediações do estádio Ricardo Pereira, passa pelo Setor Brejo, chega na Avenida Araguaia, corta o bairro Nova Araguatins, e a partir daí, se inicia o problema que é um transtorno, passando pelos setores Industrial e Santa Tereza, chegando no IFTO.

As reclamações são grandes. Nesse período, foram feitos recapeamentos de baixa qualidade, serviços de tapa-buraco, mas nenhum, trouxe solução definitiva.


Por conta dos problemas, populares que utilizam diariamente a via, estão organizando para o sábado, 26, a mobilização “Asfalto Já”, que vai protestar para que o poder público resolva o problema.

A mobilização começará às 8h30 em frente a guarita do campus do IFTO, no Bairro Santa Tereza e percorrerá em carreata até o centro da cidade.

Os organizadores pedem o respeito as medidas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carlesse garante retomada de obra da TO-010 ainda este ano

Publicado

em

Durante sua passagem pelo Bico do Papagaio no começo da semana, onde lançou obras nas áreas de Infraestrutura e Saúde, o governador Mauro Carlesse (PSL), foi perguntado por um morador da região, sobre as obras na rodovia TO-010, no trecho que liga Araguatins a Ananás.

Carlesse garantiu que a obra será retomada ainda este ano. O governado disse que já foi autorizada a licitação.

O Trecho da TO-010 entre Araguatins e Ananás tem 81 quilômetros e foi iniciada a pavimentação em 2014, durante o governo Siqueira/Sandoval, que chegou a pagar R$ 35.459.052,85, e feito por completo em torno de 7 km e que a obra conta com 50 km de terraplanagem concluída.

O governo da época acabou acusado de corrupção com o recurso da obra. Marcelo Miranda que sucedeu o comando do Governo do Tocantins, não deu conta de retomar os trabalhos e agora Mauro Carlesse, confirmou que executará o serviço.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta sexta, 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze