Connect with us

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Homero Júnior se diz otimista com futuro da Hidrovia Araguaia-Tocantins

Publicado

em

Sem título

Coordenador Geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira e Homero Júnior

Recentemente empossado como Superintendente da Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (AHITAR), o ex-prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, esteve em Manaus participando do Seminário Hidrovias 2014-2031, entre os dias 21 e 23 de novembro. Em pauta: temas voltados para o desenvolvimento hidroviário da região amazônica.

“Mesmo com temáticas mais voltadas para a navegação regional do Estado do Amazonas, os anseios por uma navegação de qualidade e eficiente são os mesmos que temos hoje no Tocantins e que nesse momento se concentra no esforço de viabilizar a tão acalentada Hidrovia Araguaia-Tocantins”, explica Homero Júnior. O superintendente da AHITAR comenta ainda que um dos grandes gargalos da navegação pelo Rio Tocantins, o Pedral do Lourenço, localizado no Pará, após os estudos e readequações nos projetos de derrocagem o edital de licitação será publicado no próximo mês. A derrocagem consiste em um processo de retirada ou destruição de pedras ou rochas submersas que impedem a plena navegação.

Homero Júnior disse que a informação foi repassada pelo Coordenador Geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira, que garantiu ainda a publicação, nos próximos dias, do edital de licitação do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental da Hidrovia Tocantins (EVTEA).  “Tal estudo visa avaliar as intervenções necessárias para implantação da Hidrovia Tocantins, podendo ampliar novos horizontes, como o trecho de Peixe-TO a Aguiarnópolis-TO, com 700 km de navegação a ser explorada”, explica Homero Júnior, que informa ainda que o Governo Federal já autorizou um investimento de 7,5 bilhões para as hidrovias no próximo ano.

O investimento realizado pelo Governo Federal gerará outros investimentos, como foi sentido pelo superintendente da AHITAR, Homero Júnior, nesse evento em Manaus. O superintendente esteve com grandes investidores, como o representante do Grupo Bertolinni de Transportes, que demonstrou  interesse  em investir no transporte hidroviário no Estado do Tocantins e região, bem como uma sinalização extremamente positiva do Governo Peruano, que através do Cônsul Geral do Peru em Manaus, Eduardo Rivoldi Micolini, que assegurou querer realizar transações comerciais com o Estado do Tocantins.

De acordo com o superintendente da AHITAR, Homero Júnior, que faz questão de salientar o apoio que tem recebido do Ministério dos Transportes e em especial do senador João Ribeiro (PR) como um forte aliado em Brasília, “o momento é de grande otimismo e entusiasmo, pois as ações e propostas que cercam o setor hidroviário são reais, e apontam para um acelerado desenvolvimento”. O superintendente entende que,  “a implantação de malha hidroviária operante representa não somente desenvolvimento, mas uma matriz de transporte econômica e ambientalmente viável, que além de integrar comunidades ao logo do rio, gera crescimento econômico e social”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
12 Comments

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze