Connect with us

Pará

JACUNDÁ: Município recebe investimentos em segurança e infraestrutura

Publicado

em

O município de Jacundá, no sudeste paraense, recebeu nesta sexta-feira (6) importantes investimentos em segurança e infraestrutura. O Governo do Estado repassou para o policiamento do município 5 viaturas e 2 veículos para o reforço das ações Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Foi entregue ainda a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias, na ordem de cerca de R$ 2 milhões.

A cerimônia foi no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, conduzida pela secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, que representou o governador Simão Jatene, e contou com a participação de representantes de parlamentares, lideranças comunitárias, entre outras autoridades municipais.

Os investimentos resultam da articulação feita por meio do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu). “Essas entregas fazem parte de uma agenda compartilhada dos municípios para garantir o fortalecimento regional. É um trabalho que vem sendo desenvolvido nos municípios e que vem dando certo”, destacou a secretária Izabela Jatene.

Atualmente, 142 dos 144 municípios paraenses já aderiram ao programa que atua como uma ferramenta de fomento e fortalecimento das prefeituras municipais a partir do planejamento integrado, governança compartilhada, além de assistência técnica e sistema de financiamento, tanto público, quanto privado.

Ao todo foram entregues cinco viaturas para a Polícia Militar, sendo dois carros modelo Palio Weekend, uma picape e duas motos. A iniciativa faz parte das ações imediatas contra a violência anunciadas pelo Sistema de Segurança Pública do Estado em fevereiro deste ano, que contempla, entre outras medidas, a renovação da frota e dos equipamentos das polícias Civil e Militar em todas as regiões, entre outras medidas.

“Ontem foram entregues mais de 40 viaturas somente para o sudeste do Pará. Este é um dos momentos que devolvemos o imposto que a população paga, gerindo esse recurso com responsabilidade”, informou a titular da Semsu.

Somente esta semana, o Governo do Pará reforçou a atuação da área de segurança pública em todo o Estado com a entrega de mais 359 veículos. Entre as mais recentes está realizada nesta quinta-feira (05), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras, em Belém. Na oportunidade foram entregues 70 veículos pelo Detran, que vão auxiliar no trabalho dos órgãos de ordenamento e fiscalização de trânsito municipais; 10 viaturas de resgate pelo Corpo de Bombeiros;  90 viaturas para as guardas municipais (sendo 52 motocicletas, 25 picapes e 13 automóveis do tipo SUV). Aproveitando a solenidade, o Governo do Estado ainda entregou 3 veículos do Programa Municípios Verdes, 6 da Adepará e outros 13 para da Emater.

Infraestrutura – Além das viaturas, foi entregue a ordem de serviço que garante o início das obras de pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas, dentro do programa Asfalto na Cidade. “O asfalto é de extrema importância não só para a mobilidade, mas para a saúde de todos que aqui residem”, explicou Izabela Jatene.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo prefeito Ismael Barbosa. “Quem ganha com tudo isso é a população. Esses investimentos em asfalto e segurança trarão mais qualidade de vida para a população, principalmente em um momento que os municípios estão com as finanças comprometidas. Estamos felizes com essa parceria com o governo do Estado e parlamento para fazer uma administração melhor”, disse Ismael.

Com a chegada do verão amazônico, 39 cidades paraenses já iniciaram os serviços de recuperação, pavimentação asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com meio-fio e drenagem superficial. A previsão é que, até o final do ano, mais de 100 municípios paraenses sejam beneficiados pelas obras do programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Em 2017, as ações do “Asfalto na Cidade” foram ampliadas, alcançando 79 municípios nas 12 regiões de Integração do Pará. Foram investidos mais de R$ 151 milhões em 29 obras de pavimentação e recuperação de mais de 150 quilômetros de ruas e avenidas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, somente a união entre os poderes e a população é capaz de garantir o desenvolvimento do Estado. “O povo quer que a gente apresente resultados e o parlamento com a administração estadual e municipal está trabalhando para isso. Tudo isso é resultado do esforço e de uma boa gestão financiada por meio dos impostos dos paraenses”, destacou Miranda.

Ainda no município, a comitiva do governo participou da entrega da Unidade de Saúde da Unidade Básica de Saúde Daniel de Souza Vaz, no bairro Santa Rita, e das Novas Instalações do Departamento Municipal de Transito Urbano, no bairro Centro. Também acompanharam a entrega de veículos para o reforço da saúde, trânsito municipal e meio ambiente.

O secretário Regional de Governo da Região Sudeste, Jorge Bittencourt destacou o papel da instituição na conquista das melhorias. “O Centro vem trabalhando no fortalecimento desse processo de integração da Secretaria de Municípios Sustentáveis, junto com toda sua equipe e seus coordenadores, percorrendo os 39 municípios da região para verificar seus desafios”, explicou Bittencout.

“Participamos de entrega de investimentos do governo e também de recursos do município que também não deixam de ter o apoio técnico do Centro Regional, que articula com cada secretário municipal. Esse é o trabalho do Centro, fortalecer e apoiar os municípios do sudeste do Estado”, acrescentou o representante do governo do Pará na região.

Também participaram da cerimônia o senador Flexa Ribeiro; os deputados Federais Arnaldo Jordy e Joaquim Passarinho; os deputados estaduais Miro Sanova, Celso Sabino, o vereador de Belém Victor Dias; o coordenador de Núcleo, José Megale; vereadores, prefeitos da região, entre outras autoridades. (Lidiane Sousa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Absurdo no interior do Pará. Criança de 9 ano é agredida e sofre violência sexual de próprios parentes

Publicado

em

Uma criança de apenas nove anos foi resgatada por moradores de Maracanã, no interior do estado do Pará, após sofrer torturas, cárcere e violência sexual, segundo o boletim de ocorrência realizado pelas pessoas que a encontraram na noite de sábado, 17.

A garotinha foi resgatada em situação deplorável, aparentando desnutrição, com  feridas por todo o corpo, cabeça raspada e muito magra. Na delegacia, a ocorrência foi registrada como estupro de vulnerável, maus-tratos e abandono material de incapaz.

A menina foi resgatada por pessoas da comunidade do bairro onde ela estava morando, de acordo com o boletim de ocorrência e de vídeos que circulam nas redes sociais. Dois homens, resgataram a menina e brigaram com outro homem, que também estaria tentando violentar a criança.

Muito assustada, chorando, ela conta que era agredida com chicote pelo casal onde ela morava e mostra as marcas das feridas nos braços,pernas, cabeça, rosto e até no olho. A situação absurda causou espanto nas pessoas que a socorreram, dado o nível de maus-tratos da garotinha.  

Eles acionaram a polícia e contaram que por volta das 4 h da madrugada encontrada a criança sem roupa, apenas de calcinha, deitada no chão, com vários hematomas. A criança contou que seu tio a teria colocado para fora da casa. Além do tio, um homem aparentando mais de 30 anos, suposto irmão da vítima a violentava sexualmente.

A Polícia Civil e Militar prenderam o casal de supostos tios da vítima em flagrante. J. A. S. da C. e sua mulher I. do E. S., estariam com a responsabilidade de cuidar da menina, após a mãe apresentar problemas de saúde e não poder criar a garotinha. 

Em vez de cuidar, eles praticavam todo tipo de maus tratos à criança, chegando ao absurdo de expulsar a criança de casa e obrigá-la a dormir na rua. Os dois estão presos na delegacia local.

O Conselho Tutelar foi acionado e em seguida a Promotoria de Justiça, que levaram a criança ao hospital municipal, onde ela se encontra em tratamento de saúde e para providências do exame de corpo de delito. (Com informações de RomaNews)

Continue lendo

Pará

Paysandu e Vila Nova empatam sem gols no Mangueirão

Publicado

em

Vila Nova e Paysandu ficaram no empate sem gols na noite deste domingo, em duelo da 11ª rodada da Série C. Mérito dos goleiros Fabrício e Paulo Ricardo, que se destacaram e mantiveram o placar de 0 a 0 no Mangueirão.

O Paysandu foi levemente superior ao Vila Nova. O time paraense finalizou mais e melhor que o adversário na etapa inicial. O goleiro Fabrício teve que fazer pelo menos duas intervenções importantes, aos cinco e aos 31 minutos. Do outro lado, Paulo Ricardo praticamente só assistiu ao jogo. Mesmo quando chegou ao ataque, o Tigre foi pouco incisivo. Rondou a área, trocou passes, alçou bolas, mas finalizou só duas vezes, ambas sem perigo.

No segundo tempo, porém, o panorama mudou. O Vila cresceu e passou a ser mais perigoso, sobretudo em jogadas de contra-ataque. O artilheiro Henan foi quem teve as melhores chances, mas parou na trave, aos 26 minutos, e em grande defesa de Paulo Ricardo, aos 27. O Paysandu respondeu aos 33, em cabeceio de Nicolas; Fabrício defendeu. Na reta final, as duas equipes caíram de rendimento e não conseguiram tirar o 0 a 0 do placar.

Além do goleiro Fabrício, a zaga do Vila, formada por Rafael Donato e Adalberto, confirmou o bom momento e fez jus ao fato de ser a defesa menos vazada da Série C. São apenas seis gols sofridos em 11 rodadas.

O Vila Nova segue na vice-liderança do Grupo A, agora com 20 pontos. Com 12, o Paysandu é sétimo colocado, mas ainda pode perder posições dependendo do resultado do jogo entre Manaus e Botafogo-PB, que acontece nesta segunda-feira. O Tigre volta a jogar só na outra segunda-feira (26), quando recebe o Ferroviário-CE no OBA. Antes, no sábado (24), o Papão visita o Treze no Amigão. (GE / Foto: Jorge Luiz)

Continue lendo

Pará

Pará registra 241.262 casos de Covid-19 e 6.682 mortes

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou neste domingo (18) mais 20 casos de Covid-19 e cinco mortes. Agora são 241.262 casos de Covid-19 e 6.682 óbitos no estado.

Segundo a Sespa, foram três novos casos e dois óbitos nos últimos sete dias, além de 17 casos e três óbitos de dias anteriores.

O Pará possui, até então, 225.770 recuperados, 27.748 casos descartados e 458 casos em análise.

Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 31.66% dos leitos clínicos e 55.6% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

De acordo com a Sespa, já foram realizados 384.620 testes rápidos e 53.648 testes de PCR para Covid-19, até então.

Continue lendo
publicidade Bronze