- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 23 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Janad Valcari solicita melhorias na Casa de Gestantes e término do Centro de Parto do dona Regina

Mais Lidas

A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins, solicitando a implantação de melhorias na Casa de Gestantes, Bebês e Puérperas (CGBP) de Palmas. Em sua justificativa, a parlamentar argumenta que o local oferece abrigo temporário para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, além de seus bebês e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente).

Entre as melhorias apontadas por Janad estão a instalação de nova placa de identificação na fachada, aquisição de novas cadeiras, armário, cama, itens de cama, mesa e banho, fogão, berço, produtos de higiene pessoal, manutenção da piscina, aquisição de novo armário para escritório e para produtos de limpeza, novas camas reforçadas e macas para pessoas obesas.

“A casa presta um serviço muito importante para a comunidade garantindo um acompanhamento adequado durante a gestação, o parto e o pós-parto e promovendo o bem-estar das mulheres e dos bebês. Assim, essas melhorias são necessárias tanto para a atuação dos profissionais, como para as mulheres que a utilizam”, disse Valcari.

Janad Valcari também encaminhou requerimento ao Governador do Estado do Tocantins, para que realize, através da Secretaria de Estado da Saúde, o término da obra do Centro de Parto Normal anexo ao Hospital Dona Regina, na capital. No documento, a deputada esclarece sobre a importância do parto humanizado. “A Lei do Parto Humanizado garante privacidade às pacientes, esclarecimento de dúvidas, direito a acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto, além de acesso a métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banho, bola, entre outros”.

Valcari afirma que a finalização da obra e o pleno funcionamento do Centro de Parto Normal é muito importante por dispor de um conjunto de elementos destinados a receber a parturiente e seus acompanhantes, permitindo um trabalho de parto ativo e participativo, empregando práticas baseadas em evidências recomendadas e que os diferenciam dos serviços tradicionais de atenção obstétrica.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias