Connect with us

Bico do Papagaio

Joias e coleção de relógios são apreendidos em operação que desmantelou grupo que desviava recursos da Saúde no Bico

Publicado

em

Cinco secretários e e cinco gestores de fundos municipais de saúde estão entre os presos pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (7) durante a operação Bálsamo de Gileade. Também foram presos pregoeiros e duas pessoas ligadas a uma distribuidora de medicamentos. Os investigadores ainda apreenderam joias, relógios e dólares durante buscas realizadas em mais de 30 endereços em 12 cidades do Bico do Papagaio, Tocantins e Maranhão.

A operação foi iniciada nas primeiras horas da manhã e contou com parceria do Ministério Público Estadual e Controladoria-geral da União. Foram expedidas pela Justiça 15 ordens de prisão temporária, uma prisão preventiva, 36 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens. Segundo a PF, todos os mandados foram cumpridos.

São alvos das investigações contratos da área da saúde realizados pelos seguintes municípios da região do Bico do Papagaio: Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Luzinópolis, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, Maurilândia do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Ananás e Praia Norte. O G1 entrou em contato com as prefeituras e aguarda posicionamento.

A prisão preventiva foi do dono da Omega distribuidora, Ricardo Lopes Santana. Entre os presos temporariamente estão:

  • Secretário de Saúde de Augustinópolis – Gedeão Alves Filho
  • Secretário de Saúde de Luzinópolis – José Júnior Neres da Silva
  • Secretário Municipal de Administração de São Sebastião do Tocantins – Francisco Silvino da Silva
  • Ex-secretária Municipal de Saúde e atual secretária de Comunicação de Palmeiras do Tocantins – Maria Sônia Oliveira da Silva
  • Secretário de Saúde e Gestor do Fundo Municipal de Saúde de Ananás – Luiz Neto Fernandes da Silva.

O esquema

As investigações iniciaram em 2019, após uma denúncia anônima na promotoria de Justiça de Augustinópolis, no norte do Tocantins, sobre a existência de possível esquema criminoso que funcionava com a emissão de Notas Fiscais “frias”.

“O modus operandi é quase sempre o mesmo, consistente em emitir nota fiscal para os municípios, simulando uma venda de medicamento. Posteriormente a nota é cancelada pela empresa, mas, ao mesmo tempo, o ente público efetua o pagamento e utiliza a documentação para prestação de contas junto aos órgãos de controle”, explicou o promotor de Justiça de Augustinópolis Paulo Sérgio Ferreira de Almeida.

De acordo com a Controladoria-Geral da União, foram emitidas 4.536 notas fiscais no período de 2016 a 2019, no valor de R$ 25.690.174,20. Do total de notas emitidas, 47% foram canceladas após a emissão, somando R$ 14.519.135,42.

Os investigadores também encontraram diversas transferências bancárias por parte dos responsáveis pela empresa investigada para servidores públicos municipais que eram responsáveis pelas licitações e ligadas à área da saúde.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, fraude em licitações e participação em organização criminosa. O nome da operação faz alusão a uma substância natural de origem vegetal, muito conhecida nos tempos bíblicos e que era usada para fins medicinais. Era comum o bálsamo servir como um presente ou agrado a alguém. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Começa aplicação das primeiras 1.281 doses de CoronaVac

Publicado

em

A Prefeitura de Tocantinópolis iniciou na manhã desta sexta-feira (22), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As primeiras 1.281 doses de Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde, serão aplicadas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente do Coronavírus; em idosos de instituições de longa permanecia e; população indígena.

A primeira pessoa imunizada no município, foi Militão da Conceição Silva, de 75 anos, que reside na Casa da Divina Providência (Abrigo dos Idosos). Na sequência, foi a vez do casal de indígenas Joel Dias Apinajé, de 37 anos e, Rosana Xavito Apinajé, de 33 anos, residentes na Aldeia Prata. Já o primeiro profissional da saúde municipal imunizado, foi Anísio Vieira de Sousa, de 56 anos, bem como o médico Guilherme Roques Gomes, de 29 anos, que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 desde o início da pandemia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Inaugurada Rede Municipal de Frio e é aplicada primeira dose da CoronaVac

Publicado

em

Na tarde desta sexta-feira 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis realizou a cerimonia de inauguração da Rede de Frio, que ocorreu na Unidade Sentinela/UPA, e que será utilizada para o armazenamento das doses da vacina do COVID-19 (CoronaVac), e de todas as outras vacinas que fazem parte do Programa de Imunização do município, a estrutura também conta com recepção, sala de vacina, sala de armazenamento de imunológicos e sala da Gerência de Imunização.

A médica Felícia Maria Costa, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus em Augustinópolis. Ela trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 no município e faz parte do grupo prioritário para a imunização.

O Secretário Municipal de Saúde Yatha Anderson, afirma que as 203 doses da 1ª fase recebidas serão aplicadas nos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento ao COVID-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A partir de segunda-feira, 25, será feita a imunização de outros 202 profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus.

O prefeito Antônio do Bar também falou sobre as expectativas quanto a esse importante passo na luta contra a covid-19. “A situação não só do Tocantins ou do Brasil, mas do mundo, está triste. Peço a Deus e aos nossos governantes para que mandem a vacina para todos, não só para os idosos e profissionais da saúde. Vamos acreditar nos nossos profissionais, vamos confiar que essa situação vai passar”, disse após lembrar de pessoas conhecidas em Augustinopolis que foram vítima da covid-19.

A cerimonia de abertura contou com a presença do Prefeito Antônio Cayres de Almeida e da Primeira-Dama Deijanira de Almeida Pereira, também esteve presente o vice-prefeito Zé Mendonça, servidores público e vereadores. (Ascom)

Continue lendo
publicidade Bronze