- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 16 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Julho Verde: mês marca a conscientização de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Mais Lidas

Prevenir é melhor do que remediar. Julho é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, a fim de alertar a população sobre a gravidade da doença.

No Tocantins, a campanha intitulada Julho Verde foi instituída no calendário oficial através da Lei número 3.634, de autoria da deputada Luana Ribeiro. A deputada também apadrinha o Seminário de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, organizado pela médica Rayla Souza e pela fisioterapeuta Talita Brunes, que ocorreu no último dia 22, e reuniu cerca de 250 participantes que acompanharam 15 palestras e debates com profissionais da área. 

A prevenção dos cânceres que afetam a região da cabeça e do pescoço requer a adoção de hábitos saudáveis, como investir em uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar o álcool, cigarro e sexo oral sem preservativo. Ter hábitos mais saudáveis é uma forma de prevenir não só o câncer de cabeça e pescoço, como também outros problemas de saúde que afetam a qualidade de vida de qualquer indivíduo.

Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.

No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto.

Atenção aos Sintomas

De acordo com o National Cancer Institute, os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Se tiver qualquer um desses sintomas é importante conversar com seu médico.

Outros sintomas que podem indicar a presença de um tumor em distintas regiões da cabeça e pescoço são:

Cavidade Oral. Uma mancha branca ou vermelha na gengiva, língua ou no revestimento da boca; inchaço da mandíbula tornando as dentaduras desconfortáveis, e hemorragias ou dor na boca.

Faringe. Dificuldade para respirar ou falar, dor ao engolir, dor no pescoço ou garganta que não cessa, dores de cabeça frequentes, dor ou zumbido nos ouvidos ou problemas de audição.

Laringe. Dor ao engolir ou dor de ouvido.

Seios Paranasais e Cavidade Nasal. Seios paranasais obstruídos, infecções crônicas que não respondem ao tratamento com antibióticos, sangramento pelo nariz, dores de cabeça frequentes, inchaço nos olhos, dor nos dentes superiores ou problemas com as próteses dentárias.

Glândulas Salivares. Inchaço sob o queixo ou ao redor do osso maxilar, dormência ou paralisia dos músculos da face, dor na face, queixo ou pescoço que não melhora.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias