Connect with us

Bico do Papagaio

Justiça Cidadã chega a cinco Comarcas do Bico a partir desta segunda, 23

Publicado

em

De 23 a 27 de setembro, o Judiciário tocantinense vai levar as ações do Projeto Justiça Cidadã a cinco comarcas da região do Bico do Papagaio: Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Tocantinópolis e Itaguatins. A programação nos municípios conta com audiências públicas, concurso de redação em escolas municipais, palestras e rodas de conversa com alunos e servidores, entre outros eventos.

Araguatins

Abrindo a programação, na segunda-feira (23/9), às 9 horas, acontece a abertura do projeto em Araguatins, seguida de audiência pública sobre planejamento estratégico com a comunidade local e integrantes do Sistema de Justiça. À tarde, tem roda de conversa com os servidores da comarca, palestra sobre segurança institucional e com o Núcleo de Gestão Socioambiental.

Simultaneamente, às 9 horas, acontece a palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no Centro de Ensino Médio Professora Antonina Milhomem, com a Polícia Militar, para pais alunos. Em seguida, será realizada a palestra sobre Educação Digital com a Polícia Civil. À tarde, acontece palestra do Proerd para alunos do período vespertino, seguida de premiação do Concurso de Redação com o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto. A programação termina com roda de conversa com pais e alunos sobre Proteção da Criança e do Adolescente.

No dia 24, a agenda segue direcionada aos servidores, no Fórum da Comarca, com espaço de atenção à saúde, balcão de informações previdenciárias e funcionais e os treinamentos do projeto Pai Presente e do Sistema eProc.

Clique aqui e veja a programação.

Augustinópolis

A programação começa no dia 24 e segue o mesmo padrão de Araguatins e das demais comarcas, com audiência pública pela manhã e atividades com os servidores à tarde. Paralelamente, serão desenvolvidas ações durante o dia todo no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza. No dia 25 pela manhã, acontecem atendimentos e treinamentos para os servidores no Fórum da Comarca.

Clique aqui e veja a programação.

Axixá

O evento chega à comarca no dia 25, com programação para comunidade pela manhã, para os servidores à tarde e no Colégio Estadual Marechal Ribas Junior durante todo o dia. O encerramento acontece no dia 26 pela manhã com atividades para os servidores.

Clique aqui e veja a programação.

Itaguatins

O Justiça Cidadã acontece nos dias 26 e 27. As programações para comunidade e servidores serão realizadas no Fórum da Comarca e para pais e alunos no Colégio Estadual Olavo Bilac

Clique aqui e veja a programação.

Tocantinópolis

A comarca terá programação um pouco diferenciada. O evento começa na segunda (23/9), com os atendimentos do espaço de atenção à saúde do servidor, balcão de informações e treinamentos, e retorna na sexta (27/9), encerrando a programação da semana, com atividades para comunidade e servidores no Fórum e para pais e alunos no Colégio Dom Orione.

Clique aqui e veja a programação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Paragominas neste domingo com dois reforços

Publicado

em

O Tocantinópolis confirmou mais dois reforços, após ter anunciado Bilau (atacante), Potiguar (defensor) e Elifran (meia) nesta semana. Os dois primeiros já foram inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e devem ficar à disposição para o jogo deste domingo (13), às 16h, contra o Paragominas, pelo Brasileiro da Série D.

Nesta sexta-feira a diretoria anunciou o meia-atacante Samuel e o goleiro Gabriel, ex-Cascavel, do Paraná. Samuel chega por empréstimo junto ao Brasiliense, a exemplo do meia Elifran.

O TEC embarca para o interior do Pará neste sábado. Conforme a diretoria, a previsão de saída da delegação é por volta das 5h da manhã, com chegada prevista por volta das 12h. O time deve fazer reconhecimento do gramado no período da tarde.

O clube ainda não confirmou todos os testes da Covid. Incialmente está fora o meia Rubens, que testou positivo para a Covid. O técnico Neto Costa deve contar com o retorno do goleiro Paulo Henrique, que ficou fora do jogo contra o Moto Club – após ter uma lesão na panturrilha, e ter testado positivo para a Covid-19. O atacante Bilau e o defensor Potiguar viajam com a delegação. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Curso de Medicina é aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde

Publicado

em

O pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) aprovou na quinta-feira, 10, a abertura do curso de Medicina da Unitins no Câmpus Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. O parecer favorável com a devida aprovação por parte do CES é uma etapa importante e imprescindível no processo de abertura do curso, que agora depende somente da aprovação por parte do Conselho Estadual de Educação.

No início de maio, membros da Comissão Avaliadora instituída pelo CES estiveram em Augustinópolis para visitas in loco ao Câmpus da Unitins e às unidades hospitalares da região do Bico do Papagaio. Eles conheceram toda a estrutura física de laboratórios, biblioteca, salas de aula e outros ambientes no Câmpus da Universidade, além de verificar as ampliações e aquisições em andamento para atender o curso de Medicina. O grupo também visitou o Hospital Regional de Augustinópolis, os hospitais municipais, UPAs e UBSs da região do Bico do Papagaio nos quais os alunos de Medicina da Unitins executarão, também, a parte prática da formação acadêmica e profissional.


O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemora a aprovação do Conselho Estadual de Saúde e informa que a próxima etapa é a avaliação por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), cuja visita in loco da Comissão designada já está marcada para os próximos dias 18 e 19 de junho, em Augustinópolis. Com a aprovação também por parte do CEE, a Unitins lançará o primeiro vestibular do curso de Medicina e a previsão é de que a primeira turma inicie as aulas ainda em 2021.

“Nós sabemos e reiteramos que a Comissão do CES fez as visitas in loco de forma bastante objetiva e regimentada nos critérios que precisavam ser avaliados, considerando a quantidade de leitos e especialidades já atendidas nas unidades de saúde da região do Bico do Papagaio, entre outros aspectos. Foram três dias de trabalho deles para conferir a estrutura disponível e em ampliação tanto da Unitins quanto das unidades hospitalares”, pontua o reitor completando que a aprovação do Conselho Estadual de Saúde reforça a importância do curso de Medicina para a região Norte do Tocantins e amplia a formação da Unitins na área da Saúde, que hoje já conta com o curso de Enfermagem.

Augusto Rezende ressalta, ainda, que “o governador Mauro Carlesse é um entusiasta da Universidade e do curso de Medicina que será oferecido pela Unitins. Ele apoia e incentiva a expansão da Universidade por saber do poder transformador da educação. Ele quer que a Unitins chegue ao maior número possível de tocantinenses levando educação de qualidade, e nós trabalhamos diuturnamente para isso”. (Charlyne Sueste)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Publicado

em

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze