Connect with us

Bastidores

Kátia Abreu participa de curso sobre gestão pública nos Estados Unidos

Publicado

em

A senadora Kátia Abreu participa, de 19 a 21 de novembro, do Encontro de Altas Autoridades, nos Estados Unidos, promovido pela Fundação Lemann. A parlamentar é parte de um grupo selecionado de 26 líderes políticos e empresários que foram convidados a debaterem gestão pública com especialistas e professores renomados internacionalmente.

O encontro, com tema “Uma nova gestão pública para um novo Brasil”, é promovido pela Fundação Lemann – instituição sem fins lucrativos criada por um dos maiores empresários do mundo, o brasileiro Jorge Paulo Lemann – em parceria com a universidade norte-americana de Yale e a Escola de Governo Blavatnik, da universidade britânica de Oxford.

“Uma das grandes críticas são os 22.000 cargos comissionados existentes no Executivo brasileiro. Há um consenso mundial de que precisamos de meritocracia nos cargos de direção se quisermos eficiência e transparência no serviço público oferecido à população”, disse Kátia Abreu. “Lembro que o Tocantins, com 1,5 milhão de habitantes, tem 18 mil contratos temporários e 33 mil servidores concursados. É no mínimo desproporcional”, completou.

Nesta segunda-feira (20), os participantes conheceram as experiências dos Estados Unidos, de Singapura e do Chile – países que conseguiram transformar sua gestão pública – e debateram os desafios para se implantar uma gestão eficiente e inclusiva no Brasil.

Na terça-feira (21), estão previstos debates em grupo com especialistas internacionais e uma palestra sobre como construir diálogo e colaboração para gerar transformações perenes, com William Ury, um dos mais renomados especialistas em negociação e mediação, atualmente conselheiro do Programa de Negociação de Harvard.

Entre os participantes do Encontro de Altas Autoridades estão:

SENADORES
Kátia Abreu
Ricardo Ferraço

DEPUTADOS FEDERAIS
Alessandro Molon
Alex Canziani
Thiago Peixoto

MINISTRO
Mendonça Filho (Educação)

MINISTRO DO STF
Luís Roberto Barroso

GOVERNADORES
Camilo Santana (Ceará)
Paulo Câmara (Pernambuco)
Paulo Hartung (Espírito Santo)
Cid Gomes (ex-governador do Ceará)

PREFEITOS E EX-PREFEITOS
Clodoveu Arruda (Sobral)
Eduardo Leite (Pelotas)
FErnando Haddad (São Paulo)
Márcio Lacerda (Belo Horizonte)

EMPRESÁRIOS
Bernardinho Rezende
Guilherme Leal
Joice Toyota
Jorge Paulo Lemann

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Após estar com Tereza Cristina, senadora Kátia Abreu testa negativo para Covid

Publicado

em

A senadora Kátia Abreu (PP) anunciou neste sábado que seu teste para Covid deu negativo. A parlamentar esteve nesta semana com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que foi diagnosticada com a doença.

Kátia Abreu teve Covid em novembro do ano passado. Na ocasião, ela chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Continue lendo

Bastidores

Aprovado parecer de Damaso a favor de projeto que cria Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Corrupção

Publicado

em

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira, 22, o parecer do deputado Osires Damaso (PSC/TO) favorável ao Projeto de Lei 1908/20 que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Corrupção (CNPCC).

Segundo a matéria, o cadastro deve conter dados sobre condenados que vão desde registros biométricos, coleta de material genético a informações pessoais e profissionais do condenado, para subsidiar investigações criminais federais, estaduais ou distrital e, sobretudo, fortalecer ações preventivas no combate aos crimes de corrupção.  

Poderão integrar o Cadastro os dados de registros constantes em quaisquer bancos de dados geridos por órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de todas as esferas da Federação, inclusive pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos institutos de identificação civil.

Em seu parecer, Damaso justificou que a intenção da proposta é promover um aumento na eficiência da prevenção, apuração e repressão a crimes de corrupção, além do intercâmbio de informações às autoridades competentes para o combate a estes tipos de crimes. “Trata-se da criação de um instrumento que fortalecerá as ações voltadas ao combate à corrupção”, pontuou.

Continue lendo

Bastidores

Ausências de André Gomes, Dimas e Miranda não passam despercebidas em filiação de Laurez

Publicado

em

A construção de um bloco de oposição ao Palácio Araguaia, para disputar o pleito eleitoral no ano quem vem, vem tentando ser construído no Tocantins, e por conta disso, muitos estranharam as ausências de nomes como Ronaldo Dimas (PODE) e Marcelo Miranda (MDB), na cerimônia de filiação, do ex-prefeito de Gurupi e pré-candidato a governador, Laurez Moreira, no AVANTE.

O evento foi tratado pelo staff de Laurez, como o pontapé inicial de toda a meta para 2022.

Dimas enviou seu filho o deputado federal, Tiago Dimas, para lhe representar e Marcelo Miranda, seu ex-secretário Buti.

Outra ausência bastante comentada, foi a do vice-prefeito de Palmas, André Gomes, que até então, era quem dava as cartas no partido. André não esteve na filiação e ainda não se manifestou sobre a chegada e tomada de comando de Laurez.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze