Connect with us

Bico do Papagaio

Kátia e Irajá sofrem maior número de derrotas no Bico

Publicado

em

Rúbia Amorim, prefeita de Buriti do Tocantins, em comício com participação de Irajá.

Rúbia Amorim, prefeita de Buriti do Tocantins, em comício com participação de Irajá. Candidata a reeleição foi derrotada.

A família Abreu não tem muito o que comemorar com o resultado das eleições municipais no Bico do Papagaio neste ano. A senadora Kátia Abreu (PMDB) e o deputado federal Irajá Abreu (PSD), assistiram praticamente todos os seus aliados serem surrados nas urnas, no domingo, dia 2.

A grande maioria de seus coligados diretos, estavam filiados no PSD. Para se fazer um comparativo, dos cinco prefeito com mandatos que deixaram seus partidos de origem, para acompanhar a senadora e o deputado no PSD, todos foram derrotado. Em Buriti, Rúbia Amorim eleita em 2012 pelo PSB, ingressou no PSD, no mesmo dia que o prefeito de Itaguatins Régis Melo eleito pelo PMDB também entrou no PSD. Ambos foram derrotados. Em São Miguel do Tocantins, Dino, eleito pelo PMDB e que também buscou apoio no grupo Abreu, se filiando no PSD, viu a derrota lhe bater a porta. Xambioá, a atual prefeita, Silvia Machado, trocou o PSDB pelo PSD e em Darcinópolis, o prefeito Nonato deixou o PR e foi para o PSD, os dois perderam a reeleição.

Em Xambioá, prefeita Silvia Machado em comício com Irajá, eleita pelo PSDB, se filiou no PSD e perdeu

Em Xambioá, prefeita Silvia Machado em comício com Irajá, eleita pelo PSDB, se filiou no PSD e perdeu

Dos atuais cinco prefeitos do PSD no Bico, todos buscaram a reeleição e perderam.

Os aliados sem mandato que se aventuraram pela primeira vez através da legenda comandada pelo Abreus, também sentiram o gosto amargo da derrota. Foram três candidaturas: Esperantina, com Francimar; Luzinópolis, com Guilberto do Severão, ambos derrotados e em Cachoeirinha, Zélio Herculano, foi barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Prefeito de Itaguatins, Régis Melo, também sucumbiu ao se filiar no PSD

Prefeito de Itaguatins, Régis Melo, também sucumbiu ao se filiar no PSD

Os números conseguem ainda se tornarem piores, se avaliarmos onde Kátia e Irajá não tinham candidatos diretos, mas subiram nos palanques, como Araguatins, Augustinópolis e São Bento, com Aquiles da Areia (PRB), Carmem (PMDB) e Paulo Wanderson (PP), todos foram derrotado.

Ex-peemedebista e atual PSD, Dino, foi derrotado por Elisângela.

Ex-peemedebista e atual PSD, Dino, foi derrotado por Elisângela.

Único município que o PSD conquistou Prefeitura no Bico, foi em Tocantinópolis, com Paulinho do Bonifácio e onde Kátia e Irajá subiram no palanque e venceram, como Axixá, Nazaré, Praia Norte e Palmeiras, nenhum tem ligação com os dois. Castro e Ho Che Mim, eleitos em Axixá e Praia Norte, são atrelados umbilicalmente com a deputada federal Dulce Miranda (PMDB); Elvira (PV), em Nazaré, vinculada a Vicentinho Jr (PR) e Nalva (PP), em Palmeiras, aliada de Lázaro Botelho (PP).

Em Darcinópolis, o prefeito Nonato amargou a pior derrota da região. Mesmo com a Prefeitura na mão, ele obteve apenas 26,85 % dos votos.

Em Darcinópolis, o prefeito Nonato amargou a pior derrota da região. Mesmo com a Prefeitura na mão, ele obteve apenas 26,85 % dos votos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Na Câmara, Professora Elizabete pede prioridade no enfrentamento a Covid

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), esteve presente na segunda, 19, na Câmara Municipal, onde participou da sessão ordinária e fez um pronunciamento abordando principalmente o momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e diálogo com a população.

Elizabete se solidarizou com as quase 50 famílias araguatinenses que perderam seus parentes para a Covid-19. A vice-prefeita ressaltou que o momento é de priorizar os investimentos na área da Saúde e salvar vidas. A preocupação se dá, por conta dos altos níveis de contágio e morte da doença no município. Até esta semana são 49 mortes e mais de 1.500 contaminados desde o início da pandemia.

Outra questão abordada pela vice-prefeita, foi o diálogo com a população, a história do parlamento e sua importância na democracia.

“No entanto, senhores vereadores, a democracia assim como a liberdade de expressão, são direitos que devem ser vigiados, pois ainda hoje, apesar de tudo o que já vivemos, esses direitos são constantemente ameaçados”, disse Professora Elizabete.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze