Connect with us

Maranhão

Lançada Frente Parlamentar de Segurança Alimentar

Publicado

em

O vice-governador Washington Luiz participou, nesta segunda-feira (19), do lançamento da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa com a presença de gestores municipais, secretários de Estado, professores, membros da sociedade civil e políticos, dentre eles o presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, deputado federal Nazareno Fonteles.

 “O Maranhão é um dos estados que mais avançou na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, somos reconhecidos nacionalmente e temos muito do que nos orgulhar. Temos um dos conselhos estaduais mais atuantes do país, implantamos a Secretaria-Adjunta de Segurança Alimentar, fomos o segundo estado a aprovar a Lei Orgânica nessa área e temos construído o Plano Estadual, que será homologado pelo governo numa perspectiva intersetorial”, destacou o vice-governador.

Washington Luiz informou que o governo está desenvolvendo um projeto significativo para combater a fome e à pobreza extrema no estado. “São ações de políticas públicas nas mais diversas áreas com um objetivo principal de acabar com a pobreza extrema no estado, em sintonia com o governo da presidenta Dilma, que estabeleceu a erradicação da miséria como meta prioritária”, completou.

Ele acrescentou que a parceria entre Governo do Estado e Frente Parlamentar vai se refletir no trabalho desenvolvido pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan/MA), que se encontra em implantação, envolvendo nove secretarias estaduais, que estão somando forças para modificar os índices de segurança alimentar.

O deputado federal Nazareno Fonteles explicou que objetivo da frente parlamentar é incentivar essa temática no Brasil e na América Latina para erradicar a fome e a miséria nesses países. “Nós conseguimos a inclusão do direito à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal para garantir o direito à alimentação adequada”, defendeu acrescentando que 11 países já constituíram suas frentes parlamentares.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, ressaltou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) vem coordenando as ações de segurança alimentar e nutricional no estado. “O governo, por intermédio da Sedes, está empreendendo ações para a população maranhense saia da insegurança alimentar”, apontou.

A presidente da frente parlamentar do Maranhão, deputada Francisca Primo, disse que a medida instituída pela Assembleia Legislativa atende uma demanda das conferências de segurança alimentar. “Essa frente nasce em um momento propício pelo desafio de diminuir o índice de insegurança alimentar em nossos municípios. Vamos trabalhar juntos, governo, sociedade civil e assembleia, em prol da política de segurança alimentar e nutricional”, afirmou.

A Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão foi instituída pela resolução legislativa n. 626/2011, com a finalidade de estimular a criação de leis municipais que regulem a política de segurança alimentar e nutricional. A frente tem como presidente a deputada Francisca Primo e, como vice-presidente, a deputada Vianey Bringel, para um mandato de dois anos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze