Connect with us

Maranhão

Lançados editais para formação de Rede Biológica e Parque Tecnológico

Publicado

em

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou, na página da fundação (www.fapema.br), os editais Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas (edital 029/2012 CBIOMA) e Apoio ao Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão (Edital 028/2012 AEP-Sectec). As duas chamadas públicas, que somam recursos da ordem de R$ 3,8 milhões, vão possibilitar a formação da Rede de Coleções Biológicas do Maranhão e Parque Tecnológico e Infovias.

“O edital de Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas tem como objetivo dar suporte a organização, informação, gestão e divulgação de coleções biológicas e arqueológicas já existentes (fauna, flora, microrganismos e componentes-tecidos, células, DNA entre outras) consideradas estratégicas para o Estado”, disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Já o Edital de Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão, segundo explicou a presidente, visa selecionar recursos humanos capacitados para desenvolver atividades que conduzam à implantação de um novo modelo de infraestrutura de comunicação digital, na estruturação de um Parque Tecnológico, na modernização do sistema de produção agropecuário e no apoio à criação de um centro de referência em tecnologia aplicada no Maranhão.

“Este edital é resultado de convênio entre a Fapema e a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior (Sectec)”, disse. Estão sendo oferecidas 19 bolsas, nas modalidades Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI-A), Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI-B) e Bolsa de Apoio Técnico (BATI). Na DTI-A podem concorrer graduados em engenharia elétrica, da computação, civil e arquitetura; na DTI-B, graduados em economia e direito; já para BATI concorrem técnicos em administração e informática.

As atividades a serem realizadas pelos bolsistas será objeto de plano de trabalho específico aprovado pela Coordenação do Projeto designada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec). A data limite para submissão de propostas ao edital nº 28, 02 de julho e o de nº 29 é dia 06 de agosto. A íntegra do edital está disponível no site da Fundação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze