- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Lançamentos de pedras fundamentais de novos Fóruns são recebidos com festa no Bico do Papagaio

Mais Lidas

itaguatins14Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações na sexta-feira, 30.  Já em Wanderlândia o marco inicial das obras representa a presença efetiva da Justiça no município.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região Norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio. “As instituições são eternas e nós, no período em que estivermos à frente delas, temos a obrigação de dar o melhor às instituições e aos cidadãos que precisam da Justiça”, afirmou.

Segundo a Presidente, por muitos anos, ainda quando o Tocantins pertencia a Goiás, a região do Bico do Papagaio ficou relegada e as instituições, entre elas o Judiciário, têm que contribuir para a inclusão regional.  

Itaguatins

Em Itaguatins, o novo Fórum será instalado em um terreno de 1.600 m2, doado pela Prefeitura Municipal, com aprovação da Câmara da cidade.

“O prédio novo é um sonho de todo mundo da cidade, não só nosso, mas de toda a população, pelo conforto que trará”, disse o escrivão criminal José Moraes, servidor do Poder Judiciário em Itaguatins há 32 anos.

Por ser de 2a entrância, o Fórum de Itaguatins contará com prédio de aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo número menor de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações terão ainda: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. E contarão também com, Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

O Juiz da Comarca e Diretor do Fórum, Marcéu José de Freitas, já pensa em retardar a aposentadoria para acompanhar de perto a entrega da obra. “O projeto é maravilhoso. Eu, que ia me aposentar agora, quero até esperar um pouco mais”, disse.

Participaram da solenidade os prefeitos: Carmem Alcântara (Augustinópolis), Fabion Gomes (Tocantinópolis); Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo (Maurilândia); o Presidente da Câmara Municipal de Itaguatins, vereador José Marlos Marinho Viana; o Presidente da Câmara de Maurilândia, vereador James Bezerra Melo; a vice-Prefeita de Itaguatins, Laudeci Alves de Araújo; o Promotor de Justiça Fernando Airton Soares, a Defensora Pública Maria Sônia Barbosa da Silva, o Juíz e Diretor do Fórum de Axixá, Océlio Nobre da Silva, o Juiz Jefferson David Asevedo Ramos (Augustinópolis); e a Juíza Nely Alves (Araguatins); o advogado Miguel Arcanjo dos Santos, representando a OAB; e os deputados estaduais Amélio Cayres e Manoel Queiroz, entre outras autoridades. 

Wanderlândia

Em Wanderlândia, o terreno com 1.665 m2, também doado pela Prefeitura Municipal, abrigará um prédio de 696 metros de área construída, composto por gabinete para Juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção, entre outras instalações.

wanderlandia10A obra é de extrema importância para os cidadãos wanderlandenses.  Durante a solenidade, a Presidente do TJTO, recebeu uma homenagem da Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edleusa dos Santos Bilho.

Em discurso o Desembargador Antônio Félix disse que o prédio novo será construído na Praça Padre Josimo –  coordenador da Pastoral da Juventude em Wanderlândia, na década de 80,  e ícone na defesa aos trabalhadores e trabalhadoras rurais oprimidos, da região do Bico do Papagaio.  “Na praça construída em homenagem ao Padre Josimo, onde ele realizou seu trabalho, será edificado o prédio da Justiça”, disse o Desembargador que, durante seu discurso, elogiou a atuação da Presidente do TJTO, em fazer esse resgate do Judiciário com o Bico do Papagaio.  O Desembargador Antônio Félix atuou na Comarca de Wanderlândia.

O Juiz e Diretor do Foro, José Carlos Tajra Reis Júnior, disse que o lançamento da pedra fundamental do Fórum vai além da edificação, ela representa a Justiça que se fará presente, efetivamente. “A Comarca de Wanderlândia existe há 12 anos e desde então sofre com problemas estruturais. Com o prédio novo, poderemos prestar melhores atendimentos jurisdicionais”, informou.

O atual Fórum de Wanderlândia não funciona em sede própria. A comarca é de 1ª entrância, com menor volume judicial. Com o novo prédio, o Fórum contará ainda com: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Concebido em módulos, os prédios poderão ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO de forma padronizada, a fim de facilitar a identificação por parte dos cidadãos.

Além do Desembargador Antônio Félix, e do Juiz Márcio Ricardo, também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Wanderlândia, Ednilson Guimarães de Sousa, a primeira-dama Genecilda Alves dos Reis, o Presidente da Câmara de Wanderlândia, vereador José Vieira Nunes, o Procurador do Município, Hérmedes Miranda de Souza, a Procuradora de Darcinópolis, Heloiusa Maira Teodoro Cunha, o Defensor Público, Rubsmark Saraiva Martins, o Comandante da Polícia Militar, Manoel dos Reis Alves da Silva, o delegado de Polícia Civil, Guido Camilo Ribeiro, Olavo Macedo, Prefeito Piraquê, o Juiz e Diretor do Foro de Araguaína, Edson Paulo Lins, e os Juízes: Milene Carvalho Henrique (Araguaína), Kilber Correia Lopes (Juizado Especial Criminal Araguaína), Julliane Freire Marques (Juizado da Infância e Juventude), e o advogado Fernando Fragoso de Noronha, no ato representando a OAB. (Glês Nascimento – Fotos: Heber Fidelis)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias