Connect with us

Bico do Papagaio

Lançamentos de pedras fundamentais de novos Fóruns são recebidos com festa no Bico do Papagaio

Publicado

em

itaguatins14Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações na sexta-feira, 30.  Já em Wanderlândia o marco inicial das obras representa a presença efetiva da Justiça no município.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região Norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio. “As instituições são eternas e nós, no período em que estivermos à frente delas, temos a obrigação de dar o melhor às instituições e aos cidadãos que precisam da Justiça”, afirmou.

Segundo a Presidente, por muitos anos, ainda quando o Tocantins pertencia a Goiás, a região do Bico do Papagaio ficou relegada e as instituições, entre elas o Judiciário, têm que contribuir para a inclusão regional.  

Itaguatins

Em Itaguatins, o novo Fórum será instalado em um terreno de 1.600 m2, doado pela Prefeitura Municipal, com aprovação da Câmara da cidade.

“O prédio novo é um sonho de todo mundo da cidade, não só nosso, mas de toda a população, pelo conforto que trará”, disse o escrivão criminal José Moraes, servidor do Poder Judiciário em Itaguatins há 32 anos.

Por ser de 2a entrância, o Fórum de Itaguatins contará com prédio de aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo número menor de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações terão ainda: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. E contarão também com, Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

O Juiz da Comarca e Diretor do Fórum, Marcéu José de Freitas, já pensa em retardar a aposentadoria para acompanhar de perto a entrega da obra. “O projeto é maravilhoso. Eu, que ia me aposentar agora, quero até esperar um pouco mais”, disse.

Participaram da solenidade os prefeitos: Carmem Alcântara (Augustinópolis), Fabion Gomes (Tocantinópolis); Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo (Maurilândia); o Presidente da Câmara Municipal de Itaguatins, vereador José Marlos Marinho Viana; o Presidente da Câmara de Maurilândia, vereador James Bezerra Melo; a vice-Prefeita de Itaguatins, Laudeci Alves de Araújo; o Promotor de Justiça Fernando Airton Soares, a Defensora Pública Maria Sônia Barbosa da Silva, o Juíz e Diretor do Fórum de Axixá, Océlio Nobre da Silva, o Juiz Jefferson David Asevedo Ramos (Augustinópolis); e a Juíza Nely Alves (Araguatins); o advogado Miguel Arcanjo dos Santos, representando a OAB; e os deputados estaduais Amélio Cayres e Manoel Queiroz, entre outras autoridades. 

Wanderlândia

Em Wanderlândia, o terreno com 1.665 m2, também doado pela Prefeitura Municipal, abrigará um prédio de 696 metros de área construída, composto por gabinete para Juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção, entre outras instalações.

wanderlandia10A obra é de extrema importância para os cidadãos wanderlandenses.  Durante a solenidade, a Presidente do TJTO, recebeu uma homenagem da Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edleusa dos Santos Bilho.

Em discurso o Desembargador Antônio Félix disse que o prédio novo será construído na Praça Padre Josimo –  coordenador da Pastoral da Juventude em Wanderlândia, na década de 80,  e ícone na defesa aos trabalhadores e trabalhadoras rurais oprimidos, da região do Bico do Papagaio.  “Na praça construída em homenagem ao Padre Josimo, onde ele realizou seu trabalho, será edificado o prédio da Justiça”, disse o Desembargador que, durante seu discurso, elogiou a atuação da Presidente do TJTO, em fazer esse resgate do Judiciário com o Bico do Papagaio.  O Desembargador Antônio Félix atuou na Comarca de Wanderlândia.

O Juiz e Diretor do Foro, José Carlos Tajra Reis Júnior, disse que o lançamento da pedra fundamental do Fórum vai além da edificação, ela representa a Justiça que se fará presente, efetivamente. “A Comarca de Wanderlândia existe há 12 anos e desde então sofre com problemas estruturais. Com o prédio novo, poderemos prestar melhores atendimentos jurisdicionais”, informou.

O atual Fórum de Wanderlândia não funciona em sede própria. A comarca é de 1ª entrância, com menor volume judicial. Com o novo prédio, o Fórum contará ainda com: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Concebido em módulos, os prédios poderão ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO de forma padronizada, a fim de facilitar a identificação por parte dos cidadãos.

Além do Desembargador Antônio Félix, e do Juiz Márcio Ricardo, também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Wanderlândia, Ednilson Guimarães de Sousa, a primeira-dama Genecilda Alves dos Reis, o Presidente da Câmara de Wanderlândia, vereador José Vieira Nunes, o Procurador do Município, Hérmedes Miranda de Souza, a Procuradora de Darcinópolis, Heloiusa Maira Teodoro Cunha, o Defensor Público, Rubsmark Saraiva Martins, o Comandante da Polícia Militar, Manoel dos Reis Alves da Silva, o delegado de Polícia Civil, Guido Camilo Ribeiro, Olavo Macedo, Prefeito Piraquê, o Juiz e Diretor do Foro de Araguaína, Edson Paulo Lins, e os Juízes: Milene Carvalho Henrique (Araguaína), Kilber Correia Lopes (Juizado Especial Criminal Araguaína), Julliane Freire Marques (Juizado da Infância e Juventude), e o advogado Fernando Fragoso de Noronha, no ato representando a OAB. (Glês Nascimento – Fotos: Heber Fidelis)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC perde e cai para lanterna do Grupo 2

Publicado

em

Em Imperatriz, no sul do Maranhão, o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), conheceu neste sábado, 24, sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro Série D, em partida válida pelo Grupo A2, no estádio Frei Epifânio D’Abadia.

A equipe do Imperatriz venceu por 3 a 2 e se mantém na terceira colocação do grupo com 13 pontos. Já o Verdão do Bico passa a segurar a lanterna com 7 pontos.

O primeiro tempo foi de muita troca de espaço com propostas bem diferente entre as equipes. O Imperatriz apresentou uma marcação de meia pressão e tinha na velocidade do seu ataque com passes verticais para criar boas chances. Por outro lado, o TEC tinha opção da posse de bola, mas teve dificuldade para achar espaço. Com isso, acabou fazendo muitos lançamentos diretos e acabou esbarrando na defesa do Imperatriz. Melhor no jogo, o Cavalo de Aço conseguiu logo abrir o placar, mas em um erro individual. Fabrício dormiu no lance e Hudson conseguiu tomar a bola do defensor e marcar para o Imperatriz.


A primeira etapa seguiu andando com o mesmo panorama antes do gol. Porém, com a vantagem do placar o Imperatriz consolidou ainda mais sua proposta e teve até mais espaço para contra-ataques, que poderiam ser melhores aproveitados e por isso a primeira etapa terminou 1 a 0 para o Colorado.

No segundo tempo uma chuva de gols. O TEC empatou aos 19 minutos, após cobrança de falta, Jheimy arruma dentro da área para Dioguinho chegar chutando para empatar o jogo. Aos 22 minutos a arbitragem pega falta em cima de Jheimy dentro da área e marca pênalti. Jheimy bateu com força no alto do canto esquerdo. I goleiro Diego acerta o canto, mas não consegue alcançar a bola e o Verdão do Bico vira o placar. Kineker aos 32 minutos, gira na defesa do TEC e chuta com estilo para deixar tudo igual no Frei e nos acréscimos, já nos 50 minutos, uma “lambança” na área do TEC, após cruzamento o goleiro Gabriel faz defesa, mas ao cair com a bola bateu roupa. Do lado dele estava Robson que aproveitou para fazer o gol da virada, 3 a 2, para o time do Maranhão.

Na próxima rodada, o Verdão recebe o Juventude Samas, no estádio Ribeirão, sábado, 31 e no mesmo dia o Imperatriz joga em Sobral, no Ceará, contra o Guarany. (Gabriel Dias/SID)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze