Connect with us

Bico do Papagaio

Lançamentos de pedras fundamentais de novos Fóruns são recebidos com festa no Bico do Papagaio

Publicado

em

itaguatins14Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações na sexta-feira, 30.  Já em Wanderlândia o marco inicial das obras representa a presença efetiva da Justiça no município.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região Norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio. “As instituições são eternas e nós, no período em que estivermos à frente delas, temos a obrigação de dar o melhor às instituições e aos cidadãos que precisam da Justiça”, afirmou.

Segundo a Presidente, por muitos anos, ainda quando o Tocantins pertencia a Goiás, a região do Bico do Papagaio ficou relegada e as instituições, entre elas o Judiciário, têm que contribuir para a inclusão regional.  

Itaguatins

Em Itaguatins, o novo Fórum será instalado em um terreno de 1.600 m2, doado pela Prefeitura Municipal, com aprovação da Câmara da cidade.

“O prédio novo é um sonho de todo mundo da cidade, não só nosso, mas de toda a população, pelo conforto que trará”, disse o escrivão criminal José Moraes, servidor do Poder Judiciário em Itaguatins há 32 anos.

Por ser de 2a entrância, o Fórum de Itaguatins contará com prédio de aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo número menor de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações terão ainda: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. E contarão também com, Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

O Juiz da Comarca e Diretor do Fórum, Marcéu José de Freitas, já pensa em retardar a aposentadoria para acompanhar de perto a entrega da obra. “O projeto é maravilhoso. Eu, que ia me aposentar agora, quero até esperar um pouco mais”, disse.

Participaram da solenidade os prefeitos: Carmem Alcântara (Augustinópolis), Fabion Gomes (Tocantinópolis); Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo (Maurilândia); o Presidente da Câmara Municipal de Itaguatins, vereador José Marlos Marinho Viana; o Presidente da Câmara de Maurilândia, vereador James Bezerra Melo; a vice-Prefeita de Itaguatins, Laudeci Alves de Araújo; o Promotor de Justiça Fernando Airton Soares, a Defensora Pública Maria Sônia Barbosa da Silva, o Juíz e Diretor do Fórum de Axixá, Océlio Nobre da Silva, o Juiz Jefferson David Asevedo Ramos (Augustinópolis); e a Juíza Nely Alves (Araguatins); o advogado Miguel Arcanjo dos Santos, representando a OAB; e os deputados estaduais Amélio Cayres e Manoel Queiroz, entre outras autoridades. 

Wanderlândia

Em Wanderlândia, o terreno com 1.665 m2, também doado pela Prefeitura Municipal, abrigará um prédio de 696 metros de área construída, composto por gabinete para Juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção, entre outras instalações.

wanderlandia10A obra é de extrema importância para os cidadãos wanderlandenses.  Durante a solenidade, a Presidente do TJTO, recebeu uma homenagem da Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edleusa dos Santos Bilho.

Em discurso o Desembargador Antônio Félix disse que o prédio novo será construído na Praça Padre Josimo –  coordenador da Pastoral da Juventude em Wanderlândia, na década de 80,  e ícone na defesa aos trabalhadores e trabalhadoras rurais oprimidos, da região do Bico do Papagaio.  “Na praça construída em homenagem ao Padre Josimo, onde ele realizou seu trabalho, será edificado o prédio da Justiça”, disse o Desembargador que, durante seu discurso, elogiou a atuação da Presidente do TJTO, em fazer esse resgate do Judiciário com o Bico do Papagaio.  O Desembargador Antônio Félix atuou na Comarca de Wanderlândia.

O Juiz e Diretor do Foro, José Carlos Tajra Reis Júnior, disse que o lançamento da pedra fundamental do Fórum vai além da edificação, ela representa a Justiça que se fará presente, efetivamente. “A Comarca de Wanderlândia existe há 12 anos e desde então sofre com problemas estruturais. Com o prédio novo, poderemos prestar melhores atendimentos jurisdicionais”, informou.

O atual Fórum de Wanderlândia não funciona em sede própria. A comarca é de 1ª entrância, com menor volume judicial. Com o novo prédio, o Fórum contará ainda com: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Concebido em módulos, os prédios poderão ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO de forma padronizada, a fim de facilitar a identificação por parte dos cidadãos.

Além do Desembargador Antônio Félix, e do Juiz Márcio Ricardo, também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Wanderlândia, Ednilson Guimarães de Sousa, a primeira-dama Genecilda Alves dos Reis, o Presidente da Câmara de Wanderlândia, vereador José Vieira Nunes, o Procurador do Município, Hérmedes Miranda de Souza, a Procuradora de Darcinópolis, Heloiusa Maira Teodoro Cunha, o Defensor Público, Rubsmark Saraiva Martins, o Comandante da Polícia Militar, Manoel dos Reis Alves da Silva, o delegado de Polícia Civil, Guido Camilo Ribeiro, Olavo Macedo, Prefeito Piraquê, o Juiz e Diretor do Foro de Araguaína, Edson Paulo Lins, e os Juízes: Milene Carvalho Henrique (Araguaína), Kilber Correia Lopes (Juizado Especial Criminal Araguaína), Julliane Freire Marques (Juizado da Infância e Juventude), e o advogado Fernando Fragoso de Noronha, no ato representando a OAB. (Glês Nascimento – Fotos: Heber Fidelis)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Preso suspeito de matar homem que teve corpo encontrado na Vila Madalena. Crime teria ocorrido por discussão de trânsito

Publicado

em

Um homicídio qualificado, ocorrido no dia último dia 10 de janeiro do corrente ano, em Araguatins, foi completamente elucidado pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio de investigações das equipes da 11ª Delegacia daquele município.

Conforme o delegado-chefe da unidade, Rubem Dario Gomes Paixao, um homem de 21 anos, considerado o principal suspeito de ter assassinado a vítima, Reginaldo Machado da Silva, foi preso, em virtude de cumprimento a mandado de prisão preventiva, quando se encontrava em sua residência, em Araguatins.

De acordo com a autoridade policial, logo após o crime e encontro do corpo da vítima, que apresentava vários sinais de perfuração de faca no pescoço, além de hematomas produzidos por golpes de pedra, os policiais civis da 11ª DP deram início às investigações e descobriram que o homicídio havia sido praticado por um homem, de 21 anos e seu irmão, um menor de 16 anos.

Desse modo, os investigadores ouviram testemunhas do fato e após a realização das oitivas e demais diligências investigatórias, os autores do homicídio foram identificados. Trata-se dos irmãos de Inicias: F.S.A, de 21 anos, e um irmão, adolescente de 16 anos.

De posse das informações levantadas, o delegado Rubem Dário representou pela prisão preventiva do maior de idade, a qual foi deferida e cumprida na manhã deste sábado. A participação do menor está sendo apurada pela Delegacia Especializada, a qual determinará as ações que serão realizadas.

Conduzido até a Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, o homem que já responde a outros processos criminais por homicídio e receptação, foi submetido aos procedimentos legais cabíveis, e, em seguida, recolhido a carceragem da Cadeia Pública local, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

O crime

Segundo o delegado Rubem Dário, na noite do crime a vítima que aparentava estar embriagada, parou sua motocicleta no meio da pista, dificultando a ultrapassagem dos veículos. Um carro ocupado por conhecidos do autor estava sendo impedido de passar. Desse modo, o investigado que vinha de moto logo atrás interferiu na situação, iniciando uma discussão que evoluiu para luta corporal com a vítima. No desenrolar da briga o autor com ajuda do seu irmão menor agrediram a vítima com socos, pedradas e golpes de faca.  A vítima já foi encontrada sem vida no local do fato e o corpo recolhido pelo IML de Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Acadêmicos da UNITINS de Araguatins e Augustinópolis estão animados com retorno das aulas presenciais em 2022

Publicado

em

Por quase dois anos, as telas dos computadores, notebooks e celulares foram as únicas formas de contato entre acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por causa da pandemia da Covid-19. Com a confirmação do calendário acadêmico com aulas presenciais, a partir do dia 1º de fevereiro de 2022, os discentes, agora, vivem a ansiedade para a descoberta da educação superior nos moldes tradicionais e do reencontro para aqueles acadêmicos que viveram o hiato das atividades presenciais.

A Tatiane dos Santos Barroso, de 20 anos, já cursou dois períodos do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, de forma remota. Em fevereiro, ela terá sua primeira aula presencial e não esconde a ansiedade pelo momento. “Estou animada e empolgada, pois mesmo que esses dois período que cursei tenham sido a distância, fiz algumas amizades que estou ansiosa para encontrar, sem falar nos professores que já tive contato on-line. Também quero poder participar das discussões em sala, interagir com meus colegas, conhecer a instituição, conhecer a biblioteca”, conta a acadêmica, natural de Araguatins.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo discente Mauro Monteiro Ferreira, de 22 anos, que neste semestre vai cursar o 3º período de Direito, também no Câmpus Augustinópolis. “Eu estou alegre porque vou conhecer meus colegas de turma. Sou extrovertido e por causa disso gosto muito de ter contato social e a volta das aulas presenciais favorece isso. Me sinto da mesma forma em relação aos professores e espero me aprofundar com a didática deles”, pontua.

O retorno das atividades presenciais também mexe com a dinâmica familiar, como a da estudante de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Mariana Almeida Nunes, de 19 anos. “Vou começar uma vida totalmente nova em outra cidade com minha irmã e minha amiga. Sei que será difícil conciliar trabalho e estudo, mas terei que trabalhar porque vou sair da casa dos meus pais. Farei de tudo para que isso não afete meu desempenho na faculdade”, destacou a acadêmica do 3º período, que é natural de Palestina do Pará/PA.

A Unitins confirmou o retorno das aulas presenciais no final de 2021, juntamente com as medidas sanitárias de segurança em relação à Covid-19. Desde o último dia 3, toda a comunidade acadêmica e visitantes, só podem ter acesso aos câmpus se comprovarem a imunização contra o coronavírus por meio da Carteira de Vacinação fornecida pelo Ministério da Saúde. O uso de máscara de proteção continua sendo obrigatório nas dependências da universidade.

Além dos acadêmicos que nunca tiveram aulas presenciais, outros discentes tiveram seus encontros interrompidos por causa da pandemia, em março de 2020. Esses estudantes tiveram que se readaptar e migrar para as plataformas digitais, o que ocorreu de modo eficiente utilizando-se o sistema desenvolvido pela própria universidade e que garantiu a continuidade das graduações sem prejuízos para os acadêmicos.

Esse foi o caso da discente Thais Silva dos Santos, de 23 anos. Ela entrou na Unitins para cursar Letras no Câmpus de Araguatins, em 2019, mas foi surpreendida com a pandemia pouco mais de um ano depois. “A minha expectativa para esse retorno é grandiosa, espero que dê tudo certo nessa nova fase. Tenho uma boa relação com os professores e estou feliz por poder vê-los novamente”, destaca a acadêmica do 7º período.

Já o estudante Hugo Lima Silva, de 19 anos, começou a graduação de Enfermagem, no Câmpus Augustinópolis, de forma on-line, mas chegou a participar de algumas atividades presenciais práticas quando houve flexibilização para algumas turmas no ano passado. “Estou com expectativas acadêmicas muito boas para 2022, porque as aulas presenciais, além de possibilitarem maior interação acadêmica, também têm outra dinâmica e facilita o aprendizado. Acho que todos nós, estudantes, estamos ansiosos para esse momento, principalmente para quem ingressou em 2021. Acredito que vamos nos unir mas e nos sentirmos mais seguros por estar no ambiente acadêmico” afirma.

Volta às aulas 

As atividades presenciais para os cursos de Letras e Pedagogia, do Câmpus Araguatins, e dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, do Câmpus Augustinópolis, começam no dia 1º de fevereiro. Já os veteranos e calouros de Medicina/Câmpus Augustinópolis só terão as aulas do semestre 2022/1 iniciadas no dia 14 de fevereiro. Mais informações podem ser consultadas neste link. (Ananda Portilho)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: ONG Fábrica de Sorriso faz doação de alimentos para desabrigados

Publicado

em

Durante esta semana, a Prefeitura de São Miguel, no Bico do Papagaio, recebeu da ONG Fábrica de Sorriso, 40 cestas básicas para os desabrigados. A distribuição foi realizada pela ONG com a ajuda da Secretaria de Assistência Social.

A Prefeitura de São Miguel reitera a importância das doações e agradece todos os voluntários que estão trabalhando todos os dias para ajudar com os desabrigados.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze