Connect with us

Bico do Papagaio

Lançamentos de pedras fundamentais de novos Fóruns são recebidos com festa no Bico do Papagaio

Publicado

em

itaguatins14Itaguatins preparou uma grande festa para o lançamento das pedras fundamentais da construção do novo Fórum no município. Cerca de mil pessoas prestigiaram o início da primeira frente de obras das novas instalações na sexta-feira, 30.  Já em Wanderlândia o marco inicial das obras representa a presença efetiva da Justiça no município.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Willamara Leila, o lançamento das obras na região Norte marca o resgate histórico do Judiciário com o Bico do Papagaio. “As instituições são eternas e nós, no período em que estivermos à frente delas, temos a obrigação de dar o melhor às instituições e aos cidadãos que precisam da Justiça”, afirmou.

Segundo a Presidente, por muitos anos, ainda quando o Tocantins pertencia a Goiás, a região do Bico do Papagaio ficou relegada e as instituições, entre elas o Judiciário, têm que contribuir para a inclusão regional.  

Itaguatins

Em Itaguatins, o novo Fórum será instalado em um terreno de 1.600 m2, doado pela Prefeitura Municipal, com aprovação da Câmara da cidade.

“O prédio novo é um sonho de todo mundo da cidade, não só nosso, mas de toda a população, pelo conforto que trará”, disse o escrivão criminal José Moraes, servidor do Poder Judiciário em Itaguatins há 32 anos.

Por ser de 2a entrância, o Fórum de Itaguatins contará com prédio de aproximadamente 810 m2 de área construída, cuja planta segue o mesmo padrão do Fórum de 3ª entrância, exceto pelo número menor de gabinetes para juízes, compostos por sala de audiência, cartório e recepção.

As novas instalações terão ainda: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. E contarão também com, Salão do Júri, com auditório para 78 lugares, sala secreta, alojamento da Polícia Militar, salas para testemunhas de acusação e defesa, espaço policial e celas.

O Juiz da Comarca e Diretor do Fórum, Marcéu José de Freitas, já pensa em retardar a aposentadoria para acompanhar de perto a entrega da obra. “O projeto é maravilhoso. Eu, que ia me aposentar agora, quero até esperar um pouco mais”, disse.

Participaram da solenidade os prefeitos: Carmem Alcântara (Augustinópolis), Fabion Gomes (Tocantinópolis); Gilderlan Ribeiro de Sousa Melo (Maurilândia); o Presidente da Câmara Municipal de Itaguatins, vereador José Marlos Marinho Viana; o Presidente da Câmara de Maurilândia, vereador James Bezerra Melo; a vice-Prefeita de Itaguatins, Laudeci Alves de Araújo; o Promotor de Justiça Fernando Airton Soares, a Defensora Pública Maria Sônia Barbosa da Silva, o Juíz e Diretor do Fórum de Axixá, Océlio Nobre da Silva, o Juiz Jefferson David Asevedo Ramos (Augustinópolis); e a Juíza Nely Alves (Araguatins); o advogado Miguel Arcanjo dos Santos, representando a OAB; e os deputados estaduais Amélio Cayres e Manoel Queiroz, entre outras autoridades. 

Wanderlândia

Em Wanderlândia, o terreno com 1.665 m2, também doado pela Prefeitura Municipal, abrigará um prédio de 696 metros de área construída, composto por gabinete para Juiz da Comarca, com sala de audiência, cartório e recepção, entre outras instalações.

wanderlandia10A obra é de extrema importância para os cidadãos wanderlandenses.  Durante a solenidade, a Presidente do TJTO, recebeu uma homenagem da Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Edleusa dos Santos Bilho.

Em discurso o Desembargador Antônio Félix disse que o prédio novo será construído na Praça Padre Josimo –  coordenador da Pastoral da Juventude em Wanderlândia, na década de 80,  e ícone na defesa aos trabalhadores e trabalhadoras rurais oprimidos, da região do Bico do Papagaio.  “Na praça construída em homenagem ao Padre Josimo, onde ele realizou seu trabalho, será edificado o prédio da Justiça”, disse o Desembargador que, durante seu discurso, elogiou a atuação da Presidente do TJTO, em fazer esse resgate do Judiciário com o Bico do Papagaio.  O Desembargador Antônio Félix atuou na Comarca de Wanderlândia.

O Juiz e Diretor do Foro, José Carlos Tajra Reis Júnior, disse que o lançamento da pedra fundamental do Fórum vai além da edificação, ela representa a Justiça que se fará presente, efetivamente. “A Comarca de Wanderlândia existe há 12 anos e desde então sofre com problemas estruturais. Com o prédio novo, poderemos prestar melhores atendimentos jurisdicionais”, informou.

O atual Fórum de Wanderlândia não funciona em sede própria. A comarca é de 1ª entrância, com menor volume judicial. Com o novo prédio, o Fórum contará ainda com: almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências. Concebido em módulos, os prédios poderão ser ampliados quando a Comarca for elevada à outra entrância. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJTO de forma padronizada, a fim de facilitar a identificação por parte dos cidadãos.

Além do Desembargador Antônio Félix, e do Juiz Márcio Ricardo, também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Wanderlândia, Ednilson Guimarães de Sousa, a primeira-dama Genecilda Alves dos Reis, o Presidente da Câmara de Wanderlândia, vereador José Vieira Nunes, o Procurador do Município, Hérmedes Miranda de Souza, a Procuradora de Darcinópolis, Heloiusa Maira Teodoro Cunha, o Defensor Público, Rubsmark Saraiva Martins, o Comandante da Polícia Militar, Manoel dos Reis Alves da Silva, o delegado de Polícia Civil, Guido Camilo Ribeiro, Olavo Macedo, Prefeito Piraquê, o Juiz e Diretor do Foro de Araguaína, Edson Paulo Lins, e os Juízes: Milene Carvalho Henrique (Araguaína), Kilber Correia Lopes (Juizado Especial Criminal Araguaína), Julliane Freire Marques (Juizado da Infância e Juventude), e o advogado Fernando Fragoso de Noronha, no ato representando a OAB. (Glês Nascimento – Fotos: Heber Fidelis)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Polícia impede furto de sacas de soja em trem

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 26, por voltas das 18h45, policias militares da 5ª Companhia Independente em Aguiarnópolis, impediram o furto de 17 sacas de sojas de 50 kg cada, que estavam acondicionadas no compartimento de cargas de um trem estacionado no pátio da ferrovia norte/sul, naquele município. Os suspeitos já haviam retirado a carga dos vagões do trem, quando foram surpreendidos com a aproximação dos patrulheiros.

Os militares faziam patrulhamento e se aproximaram, juntamente com os inspetores de segurança da área em que os trens ficam parados, quando perceberam que três elementos empreenderam fuga do local e adentraram em um matagal próximo, deixando para trás todas as sacas de sojas que haviam sido retiradas dos vagões do trem. Os militares realizaram diversas incursões na tentativa de capturar os suspeitos, que conseguiram fugir.

Diante da situação, os responsáveis foram orientados a procurar a delegacia de plantão, para registrar o fato.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta terça, 27

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta terça, 27. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Às 9h participa de reunião na Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT) e no período noturno tem reunião política com vereadores em bairros da cidade.

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Às 16h30 faz caminhada nas ruas Marechal Rondon, Castelo Branco e adjacências. Às 19h40 comício na Rua Alfredo Gonçalves da Silva entre Castelo Branco e Marechal Rondon.

IAN CAVALCANTE (PL): Faz visitas nos bairros Conjunto Vitória e Cristal durante todo o dia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Não divulgou agenda.

Continue lendo
publicidade Bronze