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Pará

Licitação para nova ferrovia no PA sai este ano, diz Governo Federal

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O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Ministério dos Transportes, Bernardo Figueiredo, garantiu em audiência pública no Senado Federal na quarta-feira, 3, que as obras do trecho Norte da Estrada de Ferro 151 serão contratadas ainda este ano, cumprindo a última etapa para o início das obras de construção da ferrovia. A expectativa é que a estrada de ferro seja concluída e entre em operação em cinco anos.

Com o trecho Norte, a EF-151 ligará o município de Barcarena, no Pará – com posterior extensão até o litoral norte paraense – ao município de Panorama, no Estado de São Paulo. São, no total, 2,7 mil quilômetros, passando por 19 municípios de sete Estados (Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo).

Durante as audiências públicas sobre o investimento, realizadas em Brasília e Belém em março deste ano, o senador Flexa Ribeiro e o Governo do Estado solicitaram aumento do traçado da linha de ferro, prevendo extensão até o município de Curuçá, no nordeste do Estado, para atender o futuro Porto de Espadarte, outro ponto de exportação dos produtos paraenses.

Também nas discussões para formulação do edital de concessão, a EPL e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) receberam diversas reivindicações de prefeitos do sudeste e nordeste do Pará e empresários da região para alterações no traçado, permitindo construções de estações nos municípios para atender a produção e população local.

“Este modelo de concessão e tomada de informações foi um projeto piloto, pioneiro. E acatamos todas as colocações que foram feitas pelo Governador Simão Jatene, pelo Senador Flexa Ribeiro, pelos prefeitos, empresários e acredito que construímos um projeto de consenso, que atende todas as demandas, inclusive com a previsão das extensões que possam se justificar mais à frente, como é o caso do Porto de Espadarte, de Paragominas e outras. Isso já está previsto no contrato”, disse Figueiredo.

O presidente da EPL informou ainda que já esteve reunido esta semana com a equipe técnica do Tribunal de Contas da União, que tem de avaliar o edital e autorizar a abertura de licitação e concorrência pela obra. “O projeto todo será apresentado ao TCU nesta sexta-feira (05) para a análise, que é necessária e uma das etapas do processo. Temos o compromisso de empenho para agilizar isso, para dar prioridade e então cumprir o cronograma, efetivando a contratação da concessão ainda este ano”, disse Figueiredo.

Ainda de acordo com Bernardo Figueiredo, a ANTT deverá divulgar nos próximos dias as conclusões do relatório final sobre o edital para a execução das obras da ferrovia. “Todos vão ver que estão contempladas as solicitações feitas”, afirmou Figureiredo, que completou: “Entendemos o valor que a região tem como alternativa logística e é unanimidade hoje a necessidade maior atenção para a infraestrutura da região Norte”.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que desde que o projeto foi debatido e incluído no Plano Nacional de Viação, em 2008, por meio de uma emenda de autoria do senador paraense no Congresso Nacional, a necessidade de viabilização do traçado até Curuçá foi permanente. “Atender aos paraenses sempre foi nossa maior preocupação juntamente com o Governo do Estado. Ficamos satisfeitos em ver que o projeto busca permitir que o Pará não seja apenas um corredor de exportação, mas que principalmente tenhamos internalizados os mecanismos necessários para nosso desenvolvimento e a infraestrutura é um desses desafios que temos de superar”, disse Flexa Ribeiro.

 Estudos da Ferrovia Santarém-Cuiabá acelerados

Outra ferrovia que foi incluída no Programa Nacional de Viação em 2008 através de emenda do senador Flexa Ribeiro terá empenho do Governo Federal. A Estrada de Ferro 170, que ligará Santarém, no Oeste do Pará a Cuiabá, no Mato-Grosso, paralelamente à rodovia BR-163, já estão com estudos avançados. Segundo o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, o Governo Federal já firmou convênio com a Universidade de Santa Catarina, que deverá apresentar até o próximo ano o projeto básico para então seja iniciado o processo de audiências públicas tanto no Pará como em Mato Grosso.

“Fizemos um acordo de cooperação e o prazo para entregar o projeto é para 2014, com o traçado até Santarém. Esta ferrovia está na nossa programação para iniciar todo procedimento de coleta de informações e contribuições públicas já na segunda fase do programa nacional de logística e tão logo o estudo estiver finalizado, vamos adotar o mesmo modelo de concessão que foi feito na EF-151”, destacou Figueiredo.

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Pará

PARAUAPEBAS: Marginais roubam ótica dentro do Partage Shopping

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Dois bandidos aproveitaram o final de expediente da loja Ótica Maia, dentro do Partage Shopping, na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará, para realizar um roubo.

O registro feito por câmeras de segurança mostra a ação dos assaltantes.

Após o assalto os bandidos saíram em retirada sem serem notados pela Segurança do shopping. A Polícia Militar foi acionada mas os criminosos não foram localizados.

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Pará

No Pará, homem tem surto psicótico, agride policiais e acaba morto

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Um homem identificado como Luís Carlos Rodrigues, de 44 anos, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira, 11, depois de atacar policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), possivelmente durante um surto psicótico. A tragédia aconteceu na rua Tancredo Neves, na comunidade Fé em Deus, no bairro do Tenoné, em Belém, por volta de 17h30. A confusão que resultou na morte do deficiente mental foi registrada em vídeo por diversos moradores da localidade e amplamente divulgada nas redes sociais.

De acordo com vizinhos da vítima, Luís Carlos Rodrigues teria tido um surto por volta das 15h30 e começou a quebrar toda a residência onde morava a pouco tempo com a família, situada na vila da Lourdes. Os parentes dele, assustados, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMP) para tentar conter a fúria do homem, que estava transtornado. Ainda conforme relatos dos moradores do entorno, as equipes de socorristas do Samu e dos bombeiros também foram agredidas por Luís Carlos. O homem, segundo testemunhas, empunhava um barra de ferro pesada e com o objeto teria quebrado a ambulância e a viatura do CBMP. Estilhaços de vidro dos dois veículos se espalharam pela via e as equipes, com medo, acabaram deixando o local rapidamente.

Moradores e comerciantes do entorno, apavorados, se trancaram em suas casas e se esconderam, com receio de também serem atacados por Luís Carlos, que continuava visivelmente alterado.

Ainda numa tentativa de frear a violência de Luís Carlos, foi requisitado o apoio das Rotam, que chegaram ao local por volta de 17h20. O homem, no entanto, ao se ver encurralado por vários policiais armados, não exitou e começou a agredir os agentes de segurança pública, ainda com a barra de ferro. Os policiais revidaram a ação e dispararam munições de borracha contra ele, mas os tiros não o contiveram. Luís Carlos continuou a se insurgir contra os policiais e correu atrás de um deles para tentar espancá-lo. O PM,  que corria de costas, tropeçou e caiu ao chão. Luís Carlos, então, o golpeou pelo menos três vezes na região da cabeça. Para impedir que o policial fosse morto, os agentes de segurança pública efetuaram disparos de arma de fogo contra Luís Carlos, que morreu ainda no local.

O PM ferido, identificado apenas como cabo Vilhena, foi amparado por colegas de farda e por moradores do entorno, ainda no local. Ele foi socorrido por uma guarnição da PM e levado inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, distrito de Belém, em estado gravíssimo. Em seguida, foi transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e até o fechamento desta edição o estado do policial era considerado grave.  

A família de Luís Carlos se manteve perto do cadáver e lamentou a tragédia. O corpo dele foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) no final da noite.

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Pará

MARABÁ: Avenida Contorno, no São Félix, recebe serviço de drenagem e pavimentação

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Os serviços de pavimentação da Avenida Contorno/Tamboril no São Félix II estavam em sua fase de finalização da concretagem, restando apenas poucos metros para o fim. A etapa seguinte é a construção das calçadas.

Um amplo serviço de infraestrutura realizado por etapas desde a drenagem profunda passando pela terraplanagem e pavimentação e agora se aproxima a etapa final. Uma importante obra para o bairro onde a população já esperava há décadas.

O comerciante Fernando Campos chegou ao bairro em 1991 e construiu uma casa comercial, desde então teve que enfrentar diversos problemas no local como a imensa poeira e a lama. Hoje, Campos comemora a chegada do asfalto em sua porta.

“Foram 30 anos de espera. Quando cheguei aqui toda essa área era matagal e depois as pessoas começaram a invadir. Já tivemos muitos problemas, só chegava aqui promessas, mas ninguém fazia nada e hoje nós temos uma rua asfaltada digna de se morar”, relatou.

Além da Avenida Contorno/Tamboril, outras ruas transversais também foram pavimentadas, como a travessa São Miguel, que dá acesso à Rodovia BR-222. A Avenida Tamboril é uma via de intenso comércio e dá acesso à Avenida Magalhães Barata, a principal via comercial do bairro de São Félix.

Para o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas, pavimentar a Avenida Contorno foi um grande desafio. “Foi um trabalho técnico de cooperação e muita análise, pois a drenagem carecia de um projeto bem preparado para não termos problemas no futuro. Tudo isso foi feito e agora estamos prestes a entregar uma pavimentação de qualidade para a população”, declarou o engenheiro. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)

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