- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Luana Ribeiro chama atenção para o Julho Verde

Mais Lidas

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No Tocantins, a campanha intitulada Julho Verde foi instituída no calendário oficial através da Lei 3.634/20 para alertar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 41 mil novos casos da doença são diagnosticados anualmente. A médica do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rayla Souza, explica o objetivo da campanha. “A campanha é feita para levar cada pessoa a fazer o autoexame, a se observar, a se perceber, apalpar o pescoço, perceber a mudança da voz, perceber alguma pintinha que não cicatriza. A partir disso, ir ao médico e iniciar um tratamento precoce que pode ser o início de algum tipo de câncer”.

Em apoio a campanha, a deputada estadual Luana Ribeiro chama a atenção de toda a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença para obtenção de um diagnóstico precoce. “Precisamos nos manter alertas para os possíveis sinais da doença, por isso a necessidade de um mês com atividades informativas sobre os riscos, danos e formas de prevenção desse tipo de câncer. Muita gente não tem conhecimento da gravidade da doença e o diagnóstico precoce amplia as taxas de cura com menos sequelas”, ressaltou a parlamentar.


Em encerramento as ações do Julho Verde, a Secretaria de Saúde do Tocantins (SES) promove nesta terça-feira, 27, às 17h, a live sobre Câncer de cabeça e pescoço e as intervenções da fisioterapia, com a fisioterapeuta do serviço de Reconstrução de Crânio Facial, Talita Brunes. E também sobre o tema: Você sabe como prevenir câncer de cabeça e pescoço, com a participação da equipe multidisciplinar. A Live ocorrerá no instagram @saudeto.

Julho Verde

Julho Verde é um alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço que atinge boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. A data foi criada para divulgar informações sobre esses tipos de cânceres que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV. São cerca de 10 mil mortes por ano no país. (Jaqueline Moraes)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias