Connect with us

Bico do Papagaio

LUZINÓPOLIS: Polícia encontra arsenal de armas em residência de prefeita

Publicado

em

Cumprindo mandado de busca na residência da prefeita de Luzinópolis, Carla do Luzmar (PSDB), as polícias civis e militares sob comando do delegado Afonso José Azevedo de Lyra Filho da comarca de Ananás, apreenderam um dos maiores arsenais de armas já encontrados nessa região do Bico do Papagaio.

O mandado de busca foi expedido pelo Juiz de direito de Tocantinópolis, Nilson Afonso da Silva, atendendo a representação do Ministério Público. Na ação foram feitas diligências em quatro residências do casal, sendo que das armas apreendidas somente duas não estavam na casa de morada, e foram encontradas na chácara de propriedade da prefeita, com um caseiro de nome Adailton vulgo “Batatinha”, que não esboçou qualquer reação e foi enquadrado no art. 12 do Estatuto do desarmamento (Pena: Detenção, de um  a três anos de reclusão e multa. Para Adailton foi especificada uma fiança no valor de 10 salários mínimos R$ 5.450,00 (Cinco Mil Quatrocentos e Cinqüenta Reais), e nesta situação o casal também serão enquadrados na mesma Lei, mas, provavelmente livram-se da multa por não estarem presentes na ocasião da busca, pois nos foi informado que Luzmar (secretário de administração) está em viagem na cidade de Uberlândia –MG. com a srª Carla (Prefeita), em tratamento de depressão da mesma.

Na operação foram apreendidas dentro do guarda roupa do casal um revolver e uma espingarda e o restante das armas estavam espalhadas em lugares específicos da casa e duas outras foram encontradas na chácara. Dentre elas estavam;

01 Espingarda Calibre 32; 01 Espingarda Calibre 12 normal; 01 Espingarda Calibre 12 Cano Duplo; 01 Espingarda Calibre 20; 01 Pistola Calibre .380 com 02 carregadores; 01 Revolver Calibre 38 Especial; 01 Revolver Calibre 38 simples; 01 Revolver Calibre 44; 02 canivetes Inox; 01 Caneta espiã Jupter JP 0074; 01 Fundo de Coronha; 01 coldre para revolver; Munições: 137 Cartuchos Calibre 12; 23 Balas calibre 38; 03 Balas Calibre 38 deflagrados; 03 Cartuchos Calibre 38 deflagrados; 02 frascos de pólvora; 147 Balas calibre .380; 91 Balas Calibre 22; 06 Balas Calibre 44 Pratas Explosivas; 54 cartuchos variados; 39 Cartuchos Calibre 12 deflagrados; 01 munição de Fuzil Super.

As armas e as munições encontradas estão na delegacia de Tocantinópolis onde deverão passar por perícia.

O casal vem sendo alvo de investigação através do Ministério Público Estadual (MPE) que ajuizou no último dia 16, ação de improbidade administrativa contra a prefeita. Os Promotores de Justiça Caleb Melo e Leonardo Olhê Blanck alegam que a prefeita desobedeceu os princípios da administração pública de dar publicidade aos atos, ao negar informações sobre as prestações de contas da prefeitura, referentes ao ano de 2009, balancetes de 2009/2010, cópias de procedimentos licitatórios diversos, comprovantes de receitas e despesas de convênio, dentre outros.

De acordo com o ofício encaminhado pela Câmara de Vereadores à Promotoria de Justiça, Carla Cristina desconsiderou todos os pedidos da Casa de Leis, já que por serem documentos públicos deveriam estar ao alcance de todos, principalmente dos vereadores que têm a obrigação constitucional de fiscalizá-los. “A prefeita agiu sem observância das normas da Lei nª 8.429/92, não prestando contas dos gastos realizados com dinheiro público, que implica em conduta gravíssima, uma inconcebível negação ao Estado Democrático de Direito”, consideraram os promotores.

Na ação, entre os vários pedidos, os Promotores de Justiça solicitaram o afastamento da Prefeita, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por período de até 05 anos.

Ao receber intimação de para prestar esclarecimentos o secretário de administração e marido da prefeita senhor Luzmar, ficou bastante irritado, mandou parar as obras, soltou um carro de som na rua com uma propaganda com tom jornalístico, onde um locutor local também fazia convites ao vivo dizendo “A prefeitura municipal de Luzinópolis convida toda a população para uma manifestação na praça da bíblia contra os sete vereadores que pararam as obras”, configurando uso indevido da máquina administrativa. Foguetes cobriam o céu da cidade tentando chamar a atenção da população. Só que o tiro saiu literalmente pela culatra já que se reuniram no local menos de cinqüenta pessoas, e os que compareceram foram interessados pelos vários refrigerantes espoca bucho que foram liberados para todos os presentes.

Agora com esta nova bomba em mãos dificilmente o casal permanecerá no cargo já que tudo indica que ambos estavam preparados para deflagrar uma verdadeira guerra na cidade. (Roberlan Barbosa, com informações do MP)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
18 Comments

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Jeep Renegade pega fogo na TO-201

Publicado

em

No início da manhã desta quinta, 16, um veículo Jeep Renegade, placa de Imperatriz-MA, foi totalmente consumido pelo fogo, na rodovia TO-201, no município de Sítio Novo, no Bico do Papagaio. O condutor, um homem de 36 anos, estava sozinho no veículo e não ficou ferido.

Ele relatou a Polícia Militar, que conduzia o automóvel, quando o fogo começou de repente, só dando tempo de parar o veículo e descer para se afastar das chamas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Projeto “Recriar Vidas” chega ao Bico do Papagaio

Publicado

em

Após realizarem as atividades do curso Recriar Vidas na cidade de Marianópolis, a equipe da empresa Recriar Vida Consultoria e Gestão parte para a região do Bico do Papagaio por meio de uma parceria firmada nesta quarta-feira, 15 de setembro, com a Prefeitura de Axixá. Durante a reunião ficou definido que será realizado um convite ao secretário nacional de Cuidado e Prevenção as Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, para que o mesmo participe do lançamento, previsto para o dia 20 de outubro de 2021.

O projeto na cidade deverá ser dividido em duas etapas. A primeira, com execução neste ano, prevê formar 120 profissionais das redes de educação, assistência, saúde, sociedade civil e conselho tutelar. Por ordem do prefeito Dr. Auri, também serão convidadas a participar equipes do Judiciário local, promotoria, defensoria e forças de segurança, afim de que a formação da rede local de proteção social seja completa, incluindo os órgãos de fiscalização no processo.


De acordo com o prefeito, existe um processo de reorganização da cidade que passa pelo equilíbrio fiscal, e pela retomada e início de obras importantes, mas que parte de reconstrução da cidade de Axixá também passa pelo cuidado com as pessoas. “Nosso povo de Axixá perdeu a alegria nos últimos anos, e com a pandemia vejo que isso ficou muito grave. Eu quero devolver a autoestima para as pessoas da nossa cidade. Cuidar do coração e da mente de cada cidadão. Afastar o perigo das drogas, garantir qualidade na saúde emocional dos servidores públicos municipais, e acima de tudo, preparar essas pessoas para mostrarem aos jovens que existe um caminho de prosperidade e esperança, que passa pela educação e pelo cuidado da saúde mental. Estava ansioso pra anunciar essa parceria, e agora vamos realizar para toda rede local em duas etapas, sendo a primeira imediatamente. Vem o Secretário Nacional Dr. Quirino, e nós vamos fazer uma gigantesca festa de cidadania, respeito e cuidado ao povo da nossa cidade”, afirmou Dr. Auri Wulange.

De acordo com o CEO da empresa Recriar Vida, essa é a primeira de muitas parcerias já em andamento na região. Segundo Ricardo Ribeirinha, “Axixá é a porta de entrada do projeto Recriar Vidas no Bico do Papagaio, mas em pouco tempo devemos fazer os 29 municípios da região”. Ribeirinha ainda afirmou que mais duas cidades da região devem anunciar a execução das ações ainda neste ano de 2021. “Estamos em conversas avançadas com mais duas cidades. Acredito que o início da próxima semana já anunciamos novas parcerias. A intenção é chegar aos 139 municípios. Estamos realizando em Palmas, Pium, Marianópolis, iniciamos agora em outubro mais 23 municípios nas regiões Sudeste, Vale do Araguaia e Região Centro Sul. Vamos formar a maior rede de proteção social do Mundo. Não é por acaso que a cidade de São Paulo nos convidou pra uma parceria também, tanto que desembarcamos lá para iniciar as palestras no dia 29 deste mês ainda. Tudo isso graças ao reconhecimento que estamos recebendo aqui no Tocantins e que tá ganhando o Brasil inteiro”, finalizou Ricardo.

Trilha Educacional Projeto Recriar Vidas

A formação, que teve sua trilha educacional completa apresentada ao Prefeito, tem duração de 44 horas aula, e deverá acontecer em outubro, após as festividades de aniversário da cidade. Na grade do curso, serão oferecidas as instrumentalizações pedagógica, psicológica e métrica. A pedagógica visa instruir as equipes e aprimorar didaticamente, tendo como orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as atividades voltadas as competências socioemocionais, dentro das matrizes curriculares estabelecidas pela Base. A instrumentalização psicológica, acompanhada e ministrada por psicólogas especialistas, busca dar ferramentas de identificação e correto procedimento para os profissionais lidarem com fatores de risco para consumo de drogas lícitas ou ilícitas, como depressão, ansiedade, ideação suicida, violência, abuso, bullying, automutilação, gravidez na adolescência, entre outros.

Nessa etapa, são utilizados os métodos de validação por estudo de caso real, com os conteúdos didáticos “Viver de Cara Limpa, Uma Escolha”, e a implementação da “Entrevista Motivacional”, pelo sistema Assisti. As atividades voltadas para métrica oferecem a oportunidade dos participantes em gerarem projetos permanentes de prevenção, acompanhar tais ações e criarem mecanismos de monitoramento e medida de resultados. Ainda como parte do programa, serão entregues conteúdos didáticos e serão realizadas palestras sobre temas relacionados. (Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 16

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze