Connect with us

Bico do Papagaio

Mais de 7 mil atendimentos prestados no Mutirão do Sub-registro em Tocantinópolis

Publicado

em

Como maioria presente nos atendimentos oferecidos pelo Mutirão do Sub-registro, cerca de 700 indígenas da etnia Apinajé foram beneficiados com a emissão da primeira e segunda via da certidão de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho e CPF. No total, 7 mil 256 atendimentos foram prestados à população de Tocantinópolis, Itaguatins, Maurilândia, Nazaré, Aguiarnópolis e as 22 aldeias indígenas Apinajé.

A fotografia 3×4 teve a maior demanda, com 2.654 emissões. Posteriormente vem a xerox de documentos, com 2.848 atendimentos. Foram solicitados 618 CPF’s; 419 carteiras de identidade; 408 carteiras de trabalho; 216 solicitações de segunda via da certidão de nascimento; 50 atendimentos feitos pela Defensoria Pública e 35 atendimentos no INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Foram registrados 60 casos de sub-registro em indígenas e quatro casos em brancos.

O objetivo maior do mutirão é a emissão da primeira certidão de nascimento que é a responsável pela cidadania. Com este documento, a pessoa terá acesso a toda documentação civil básica e a todos os benefícios sociais do Governo Federal, Estados e municípios. O indivíduo poderá, por exemplo, freqqentar a escola, votar, ter uma conta bancária.

A prioridade de atendimento nos mutirões do sub-registro são as comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhos, ciganos, trabalhadores da zona rural, profissionais do sexo e todas as pessoas que estão à margem da sociedade.

O superintendente de Promoção dos Direitos Humanos da secretaria da Cidadania e Justiça, Crimério Pacheco, disse que existe a possibilidade da equipe do mutirão voltar à Tocantinópolis para atender, especialmente, os indígenas. Segundo Pacheco, nas 22 aldeias Apinajé existem cerca de 1.750 indígenas.

De acordo com o secretário da Cidadania e Justiça, Carlos Alberto Dias de Moraes, o Governo do Tocantins não tem medido esforços para cumprir as metas para a erradicação do sub-registro. Moraes acredita que até final deste ano, o sub-registro no Estado estará reduzido a 2 ou 3%. “Está sendo feito um trabalho com seriedade e determinação. As equipes têm se doado para a causa. Esperamos resultados de sucesso”, acrescentou o secretário. (Umbelina Costa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conferência Municipal de Assistência Social é marcada para agosto

Publicado

em

A Conferência Municipal de Assistência Social, de Araguatins, no Bico do Papagaio, será realizada no dia 26 de agosto, com a proposta de ampliar as discussões acerca da proteção social e do enfrentamento às desigualdades. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o encontro irá debater questões importantes voltadas à assistência social.


O encontro é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH).

A Conferência Municipal antecede a estadual e nacional, envolvendo a mobilização de setores da sociedade civil e a intersetorialidade. No encontro municipal também serão eleitos os delegados que representarão o município em eventos posteriores.

Continue lendo

Bico do Papagaio

MAURILÂNDIA: Acusado de latrocínio no Pântano das Rosas em Minas Gerais é capturado

Publicado

em

Policiais civis do Bico do Papagaio, sob o comando da delegada Daniela Caldas, efetuaram a prisão de um homem de 19 anos, na tarde desta quarta-feira, 28, na cidade de Maurilândia.

Suspeito de praticar um crime de latrocínio no início do mês de julho de 2021, na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, o indivíduo foi capturado, mediante cumprimento a mandado de prisão expedido pela Segunda Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca da cidade mineira. 

Investigações realizadas pela Polícia Civil da cidade de Pouso Alegre apontaram que o foragido da justiça teria fugido de Minas e estaria escondido na cidade de Maurilândia. Desse modo, após compartilhamento de informações entre as Polícias Civis de Minas e também do Tocantins, as equipes da PC-TO conseguiram localizar o paradeiro do indivíduo, que estava, de fato, na cidade de Maurilândia e, assim efetuar a prisão do mesmo.

O indivíduo preso é apontado como um dos autores de um crime de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, crime esse de grande repercussão ocorrido no início do presente mês no município de Pouso Alegre, quando um agricultor de 44 anos foi morto com disparos de arma de fogo e também uma facada na cabeça em uma localidade conhecida como Pântano das Rosas. 

No dia do crime, o pai da vítima chegou a sua residência e encontrou seu filho já sem vida sentado em uma varanda da casa. O crime teria sido cometido pelos autores que queriam roubar certa quantia em dinheiro da venda de algumas cabeças de gado efetuadas pelo fazendeiro dias antes.

O homem preso foi recolhido à Cadeia Pública de Araguatins, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Pouso Alegre, cidade para onde será recambiado a fim de responder pelo crime que lhe é imputado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acidente de trânsito provoca mortes na TO-010

Publicado

em

Na madrugada deste deste quinta, 29, um acidente envolvendo um veículo na rodovia TO-010, deixou vítimas fatais. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, são quatro vítimas, sendo três homens e uma mulher. Os nomes ainda não foram confirmados pela PM.

Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Instituto Medico Legal chegaram no local logo cedo, assim que populares avistaram o veículo em meio a vegetação e comunicação as autoridades.

Dois corpos foram encontrados dentro do automóvel e os outros dois, do lado de fora.

As circunstâncias do acidente ainda não foram confirmadas.

Mais atualizações em breve…

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze