Connect with us

Bico do Papagaio

Mais de 90 serviços das agências do INSS no Bico só poderão ser feitos por telefone ou computador

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai automatizar totalmente, a partir da próxima quarta-feira, 10, mais de 90 serviços, como solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência. Hoje, boa parte dos serviços oferecidos pelo INSS já é feito por meio da Central 135 de forma totalmente eletrônica, sem atendente.

O agendamento de perícia médica é um exemplo. Em 10 dias de migração para a nova forma de atendimento, recebeu 204.108 ligações. O problema é que nem todas as requisições podem ser feitas sem a intervenção humana. Neste caso, 35% das solicitações precisaram ser encaminhadas para um atendente.

De acordo com o governo, o foco é facilitar a vida do cidadão que precisa se deslocar para uma agência. Mas a advogada especialista em Direito Previdenciário, Dirce Namie Kosugi, avalia que a mudança dificultará ainda mais o acesso da população mais carente e idosa aos benefícios. “A população mais idosa tem uma grande dificuldade de lidar com a tecnologia e isso torna inacessíveis serviços que deveriam estar ao alcance público”, afirma.

Dirce explica que os benefícios só podem ser pedidos on line e isso dificulta muito o acesso. “A maioria não tem condições de dominar a tecnologia, nem de aprender isso. E muitos não têm acesso a ela. Podem ter celular, mas as pessoas mais pobres não têm acesso livre à internet. Imagine a população rural, então! Teoricamente, você tem acesso a tudo, mas de fato você não tem a nada”, afirma.

A especialista em Direito Previdenciário ressalta que a medida limita o acesso de uma importante parcela da população ao INSS. “Esse governo está fechando uma quantidade enorme de agências, um número gigantesco de funcionários públicos das agências está pedindo aposentadoria com medo da reforma. Há uma decisão judicial para que os requerimentos de benefícios  possam também ser solicitados nas agências, mas quando você chega lá é orientado a pedir o serviço on line”, afirma.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze