Connect with us

Tocantins

Mais empresas sustentáveis em Araguaína-TO recebem Selo Verde

Publicado

em

Vários empreendimentos em Araguaína que adotam ações sustentáveis estão recebendo o certificado de Selo Verde de empresa sustentável. Nesta etapa, 20 empresas receberão a certificação que adotam ações sustentáveis na cidade. A certificação propicia aos estabelecimentos comunicar as ações de responsabilidade ambiental, acessar linhas de crédito exclusivas e principalmente beneficiar o planeta com as ações que foram tomadas para obtê-lo.

Durante a entrega do selo no Centro Universitário Itpac ocorrida na manhã desta quinta-feira, 14, a superintendente do Meio Ambiente, Luana Barbosa, explicou que o primeiro passo para receber a certificação é o licenciamento ambiental correto e ações ecológicas. “Todas as empresas que estão recebendo o selo foram classificadas por desenvolver ações de sustentabilidade ou criar diferenciais ecológicos, garantindo aos consumidores qualidade nos produtos e respeito ao meio ambiente”.

De acordo com o professor do curso de engenharia de produção e coordenador da extensão universitária, Romualdo Fonseca dos Santos, o Itpac mantém nos 17 cursos de nível superior, com disciplinas voltadas para a sustentabilidade e Meio Ambiente. “Este é um tema transversal, não importa a atuação do profissional, todos têm que perceber o impacto das suas ações e estar preocupado com sustentabilidade”.

Selo Verde

A certificação foi criada em agosto deste ano, quando foi entregue o primeiro Selo Verde de empresa sustentável na cidade à empresa Privillege Hyundai.

Para obter o Selo Verde, a empresa precisa solicitar o licenciamento ambiental junto à Prefeitura. Após a solicitação, fiscais ambientais analisarão as ações sustentáveis desenvolvidas e classificarão o estabelecimento pelo nível de sustentabilidade.

O certificado entregue às empresas apresenta três níveis de sustentabilidade do programa municipal: o primeiro é apresentar todas as licenças ambientais, o segundo tem como princípio fazer recolhimentos de forma sustentável dos resíduos gerados pelos seus serviços e o terceiro, possuir ações de conservação dos recursos naturais, como por exemplo, coleta seletiva, reciclagem de material e prevenção de queimadas.

Empresas certificadas

Além do Itpac, as empresas que receberão o selo nesta etapa são: Umuarama Autos, Posto Itamaraty, Centro Oftalmológico de Araguaína, Atacadão Baratão, Casa de Caridade Dom Orione, Rubaiyat Comercio de Combustíveis, Serviço Social do Comércio (Sesc), Betão Motos, Clínica Afeto, Filadélfia Ferro e Aço, Espaço Nobre, Rede de Postos Mundo Belo, Posto de Combustíveis Concórdia, Posto Iccar, Premium Comércio de Derivados de Petróleo, Pneuaço, Pneulândia, Super Feirão da Economia e Pneus Tocantins.

Cidade sustentável

Buscando alternativas para proteger o Meio Ambiente, como cidade sustentável, a Prefeitura de Araguaína vem utilizando práticas de zelo ao meio ambiente, como prevenção de queimadas, Protocolo do Fogo, criação do Selo Verde, melhoria na aplicabilidade do ICMS Ecológico, recuperação de nascentes, implantação de ecopontos para recolhimento de pneus, pilhas e baterias de celular.

Araguaína ainda recebeu o Troféu Cidade Sustentável 2017 na 1ª Edição do Prêmio Mérito Ambiental, desenvolvendo várias ações para conscientização e preservação do meio ambiente, como a reutilização e destinação de pneus na construção de horta orgânica em escolas municipais. (Gláucia Mendes/ Fotos: Marcos Filho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze