Connect with us

Pará

MARABÁ: Brigadistas já atenderam mais de 160 ocorrências de queimadas

Publicado

em

O combate às queimadas continua intenso em Marabá. Os brigadistas da Defesa Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Ministério Público, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros já atenderam 161 ocorrências desde que as operações iniciaram no dia primeiro de julho.

“Esse mês de agosto, historicamente, há um maior número de registros. É o pico do verão, onde muitos donos de terrenos aproveitam pra fazer a limpeza e, portanto, a queimada”,  observa Arilson Santos, técnico de Defesa Civil.

Somente esta semana, entre os dias 27 a 30 de julho, os brigadistas atenderam 22 ocorrências. Segundo Arilson, a maioria dos casos, 60% deles são no núcleo da Nova Marabá. Em cerca de 10% dos casos, os infratores estão no local. Em todos os casos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é acionada para as devidas autuações.

Neste período, a recomendação é que as pessoas não toquem fogo na vegetação ou no lixo retirado dos quintais, para evitar degradação ambiental e problemas respiratórios, bem como penalidades por conta de crime ambiental.

No período do verão, as condições climáticas, estiagem com altas temperaturas e baixa umidade do ar, contribuem para aumento de focos de incêndio no município.

O coordenador da Defesa Civil municipal, Jairo Milhomem, aconselha a população a não realizar queimadas. “Esse ato de colocar fogo, prejudica muito a saúde das pessoas, principalmente de crianças, por questões respiratórias, a autoestima da cidade vai lá para baixo, com muita fumaça por todo canto, o que prejudica também o motorista no seu deslocamento, e mais uma série de fatores”, elencou Jairo Milhomem, destacando que trata-se de crime passível de multa e detenção, dependendo gravidade do incêndio, destacando o intenso trabalho dos brigadistas.

A Brigada de Incêndio da Defesa Civil atualmente conta 20 brigadistas.  Por dia, 10 deles atuam na zona urbana da cidade. Para combater os incêndios, além de todos os Equipamentos de Proteção Individual, as equipes utilizam mochilas costais, carro-pipa com 20 mil litros de água, rastelo e abafador. (Leydiane Silva)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Homem e dois adolescentes foram encontrados baleados dentro de ônibus no interior do Pará

Publicado

em

Um homem e dois adolescentes foram baleados com vários tiros e amordaçados dentro de um ônibus no residencial Goiânia em Capitão Poço, nordeste do Pará.

Um dos adolescentes morreu no local com tiro na cabeça e os outros dois ficaram gravemente feridos.

As vítimas foram encontradas por moradores no ônibus abandonado em área de mata, por volta das 10h30. As pessoas chegaram a entrar no veículo e fizeram imagens.

A Polícia Militar chegou às 15h30 no local, nas proximidades de um ginásio de esportes. Segundo a PM, ninguém no local soube dar informações sobre o caso, “imperando a lei do silêncio”.

As vítimas foram identificadas como Reinaldo Brito da Silva, de 23 anos, e os adolescentes A. C. V. C. e E.S.V. Dois deles foram transferidos para Belém.

Em nota, a Polícia Civil informou que, durante as buscas no ônibus, foram encontradas cápsulas de armas de fogo e que o caso está sendo investigado pela polícia local, com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais, Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia do Interior e da Superintendência da 6º Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté.

Até então, a motivação e a autoria do crime ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Pará

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA: Colisão entre caminhão e carreta deixa homem carbonizado na Transamazônica

Publicado

em

Um grave acidente entre caminhão baú e uma carreta foi registrada nesta segunda-feira (18), na rodovia Transamazônica (BR-230), em São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará. Uma pessoa ficou presa nas ferragens e outra morreu carbonizada.

A carreta ultrapassou o corrimão de proteção e o condutor ficou preso nas ferragens. Ele foi retirado com vida e encaminhado para o Hospital Regional de Marabá.

O caminhão baú entrou em combustão e um dos passageiros teve o corpo carbonizado e morreu no local. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelo SAMU a uma unidade de saúde da região.

Continue lendo

Pará

Vacinação contra Covid-19 começa no Pará

Publicado

em

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues, e de Ananindeua, Dr. Daniel.

Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.

As 173 mil doses de vacina devem imunizar cerca de 86 mil pessoas no Pará. De acordo com Helder, o carregamento que já está no estado precisam garantir as duas doses que cada pessoa imunizada.

Continue lendo
publicidade Bronze