Connect with us

Pará

MARABÁ: Helder assina ordem de serviço e autoriza ampliação de obras de pavimentação

Publicado

em

Em visita a Marabá nesta quinta-feira (20), o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço que autoriza a ampliação das obras de pavimentação em Marabá por meio do programa Asfalto Por Todo o Pará. Foram incluídos mais 3 km de pavimento que irão contemplar o bairro Itacaiúnas, a Avenida Itacaiúnas e a Rua Goiás com serviços de terraplenagem e pavimentação.  

Atualmente, Marabá já está recebendo obras de pavimentação em 10 km, divididos em mais de 90 vias urbanas, representando um investimento superior a R$ 9,6 milhões. Os serviços são executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“Nos próximos dias iniciaremos também as obras da escola Gaspar Viana, avançaremos com um Centro Integrado de Polícia e uma escola Ecoparque; duplicaremos a BR-155 da ponte do Rio Tocantins até a Transamazônica”, anunciou o governador Helder Barbalho.

O secretário Regional do Sul e Sudeste do Estado, João Chamon considera que as iniciativas do governo são contínuas na região.  “Essa é mais uma ação do governo do Estado aqui. Dessa vez, além de entregar importantes realizações, o governador anuncia obras estruturantes para os moradores”.

Dona Teresa da Silva, mora em uma das ruas que já receberam asfalto. A dona de casa conta que antes as ruas e a residência ficavam cheias de poeira e lama. “Não dava nem pra chamar de rua. Era horrível de viver. Agora, está uma maravilha. A gente lava e seca as roupas e elas ficam limpas porque na rua já tem asfalto. É outra vida pra todos nós”, comemorou.

Sobre o programa Asfalto Por Todo Pará: A iniciativa tem como objetivo executar obras de pavimentação em cidades das 12 Regiões de Integração. Atualmente, mais de 70 municípios estão com serviços em andamento pelo programa.

Além de investimentos em infraestrutura a segurança pública, o governo do Estado também deixou em Marabá recursos para a melhoria das condições de casas de moradores em vulnerabilidade social. Ao todo, 37 famílias foram contempladas com o programa Sua Casa. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), responsável pelo gerenciamento do programa, investiu somente nesta ação, mais de R$ 230 mil.

“O Sua Casa vem sendo entregue em todas as regiões do Pará. Aqui em Marabá não será diferente. O governo do Estado segue cumprindo a promessa do governador Helder de melhorar a política habitacional. Estamos  garantindo que a nossa população que mais precisa tenha condições de construir e reformar a casa própria”, avalia Adler Silveira – Presidente da Cohab.

Entre os beneficiados com o Sua Casa estão 13 idosos e cinco pessoas com algum tipo de deficiência. Para a dona de casa Waldenira Ferreira, o benefício vai permitir que a obra de construção da moradia seja concluída. “Eu vou terminar a casa. Subi a construção e agora vou terminar. Estou muito alegre porque vou para dentro da minha casa. Eu e minha família estamos muito gratos”.

Sobre o programa Sua Casa: Com os recursos do Tesouro estadual, as famílias contempladas vão poder construir e reformar as residências. Criado pela atual gestão por meio de decreto, em 2019, o programa Sua Casa consiste na concessão de dois benefícios com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e também para auxiliar no pagamento da mão de obra.

Durante a agenda em Marabá, o governador do Pará esteve acompanhado dos Deputados Estaduais Fábio Freitas e Chamonzinho; do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, do Secretário de Integração Regional do Sul e Sudeste João Chamon e do presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) Adler Silveira.

“Essas obras são importantes porque vão tirar a população da lama no inverno e da poeira no verão. Além disso, o governo valoriza os imóveis dos moradores quando pavimenta a rua. Isso ajuda na habitação, assim como o programa Sua Casa”, comenta o deputado estadual Chamonzinho.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Homem e dois adolescentes foram encontrados baleados dentro de ônibus no interior do Pará

Publicado

em

Um homem e dois adolescentes foram baleados com vários tiros e amordaçados dentro de um ônibus no residencial Goiânia em Capitão Poço, nordeste do Pará.

Um dos adolescentes morreu no local com tiro na cabeça e os outros dois ficaram gravemente feridos.

As vítimas foram encontradas por moradores no ônibus abandonado em área de mata, por volta das 10h30. As pessoas chegaram a entrar no veículo e fizeram imagens.

A Polícia Militar chegou às 15h30 no local, nas proximidades de um ginásio de esportes. Segundo a PM, ninguém no local soube dar informações sobre o caso, “imperando a lei do silêncio”.

As vítimas foram identificadas como Reinaldo Brito da Silva, de 23 anos, e os adolescentes A. C. V. C. e E.S.V. Dois deles foram transferidos para Belém.

Em nota, a Polícia Civil informou que, durante as buscas no ônibus, foram encontradas cápsulas de armas de fogo e que o caso está sendo investigado pela polícia local, com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais, Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia do Interior e da Superintendência da 6º Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté.

Até então, a motivação e a autoria do crime ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Pará

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA: Colisão entre caminhão e carreta deixa homem carbonizado na Transamazônica

Publicado

em

Um grave acidente entre caminhão baú e uma carreta foi registrada nesta segunda-feira (18), na rodovia Transamazônica (BR-230), em São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará. Uma pessoa ficou presa nas ferragens e outra morreu carbonizada.

A carreta ultrapassou o corrimão de proteção e o condutor ficou preso nas ferragens. Ele foi retirado com vida e encaminhado para o Hospital Regional de Marabá.

O caminhão baú entrou em combustão e um dos passageiros teve o corpo carbonizado e morreu no local. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelo SAMU a uma unidade de saúde da região.

Continue lendo

Pará

Vacinação contra Covid-19 começa no Pará

Publicado

em

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues, e de Ananindeua, Dr. Daniel.

Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.

As 173 mil doses de vacina devem imunizar cerca de 86 mil pessoas no Pará. De acordo com Helder, o carregamento que já está no estado precisam garantir as duas doses que cada pessoa imunizada.

Continue lendo
publicidade Bronze