Connect with us

Pará

MARABÁ: No Junho Solidário, Hospital Regional realiza campanha de arrecadação de alimentos

Publicado

em

Para celebrar a Semana Nacional da Humanização, lembrado nesta quarta-feira, 9 de junho, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) lança campanha de solidariedade para arrecadar alimentos em benefício de famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Marabá.

A campanha faz parte do “Junho Solidário”, ação promovida pela entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora do hospital, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A iniciativa tem o intuito de estimular o gesto de solidariedade em todas as unidades de saúde que a instituição gerencia em diversos estados do país.


No HRSP, a ação será promovida pela Comissão de Humanização da unidade e pretender beneficiar usuários cadastrados pelo serviço de Assistência Social do hospital. As famílias em situação de vulnerabilidade serão selecionadas para receber cestas básicas arrecadadas durante a campanha.

De acordo com Flávia Fernandes, analista de Humanização do HRSP, a iniciativa pretende promover uma grande mobilização social para o combate da insegurança alimentar das famílias que estão em dificuldades financeiras devido a pandemia.

“Queremos contar com a solidariedade de todos os profissionais da saúde, e da sociedade regional. O interesse é ajudar nessa ação de amor ao próximo. Há muitas pessoas que, neste momento, enfrentam dificuldades e precisam da nossa ajuda”, ressaltou.

Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, no ano passado o gesto de solidariedade conseguiu arrecadar mais de meia tonelada de alimentos, beneficiando mais de 60 famílias de baixa renda da cidade de Marabá.

“Não importa a quantidade, toda colaboração é bem-vinda, com certeza fará a diferença na mesa destas famílias. A humanização e solidariedade são valores importantes para a Pró-Saúde e HRSP, que realiza ações regularmente que fomentam esses princípios”, explicou.

Saiba como doar

Os interessados em doar alimentos não perecíveis para a campanha podem deixar sua contribuição até o dia 25 de junho na portaria do hospital, localizado na Rodovia PA 150, s/n, altura do Km 7 — Nova Marabá.

O HRSP é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Sudeste do Pará. A instituição conta com 115 leitos, sendo 52 leitos exclusivos para os casos mais graves do novo coronavírus.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Obra emergencial de construção da nova ponte na rua 11 está adiantada

Publicado

em

Iniciada dia 28 de abril, a obra de construção da nova ponte da rua 11 – que interliga os bairros Liberdade I e União, avança. De acordo com o engenheiro civil, Roginaldo Rocha, mais de 50% do cronograma já foi executado. A obra é realizada de forma emergencial e vai garantir a segurança do trânsito na ponte.

“Nós estamos trabalhando de domingo a domingo para que, o mais breve possível, volte à normalidade aqui para a população que transita no local”, afirma Roginaldo. A obra integra o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

A contratação emergencial do serviço e a respectiva antecipação da obra que estava prevista no cronograma do Prosap ocorreu em função de problemas estruturais decorrentes das fortes chuvas do início do ano. O contrato prevê um prazo de 120 dias para a conclusão da ponte, mas a meta da equipe é reduzir esse tempo e entregar a ponte na segunda quinzena de julho.

Estrutura da ponte

A nova ponte terá 45 metros de comprimento por 11 metros de largura, com calçada dos dois lados, corrimão e guarda-corpo. Dez pilares de concreto darão suporte às vigas que estão em construção.

“As vigas estão sendo concretadas em um espaço próximo da ponte e já estão praticamente todas prontas. Quando os pilares estiverem finalizados vamos conduzir essas estruturas utilizando um caminhão munck para levá-las até o local da obra e assim fazer o encaixe nos pilares”, detalha Roginaldo. (Karine Gomes / Fotos: Renato Resende)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Construção de galeria subterrânea vai conter alagamentos na área do Mercado Municipal

Publicado

em

Foi iniciada a construção da galeria subterrânea que vai conter os alagamentos na região do Mercado Municipal. A galeria é formada por uma linha dupla de aduelas, estruturas de concreto que medem 2,5 x 2,5 metros. As águas da chuva e do Igarapé Guanabara, localizado nas proximidades do Mercado Municipal, irão escoar pela galeria até o encontro com o Igarapé Ilha do Coco, em frente ao prédio da prefeitura.

Manoel Afonso é um dos comerciantes no Mercado Municipal e relata as dificuldades enfrentadas com as chuvas, “o pessoal que vende farinha sempre teve muitos prejuízos na época da chuva, realmente a gente está contando com essa obra para que solucione o problema. Além disso, vai valorizar o mercado”, destacou o comerciante.

A galeria terá quase mil metros de extensão, a obra tem previsão de ser concluída no prazo de seis meses e as interdições no trânsito durante o período serão gradativas. “Fizemos um desvio na avenida Liberdade, para termos condições de trabalhar com o início das obras em frente ao mercado. Ao finalizarmos essa etapa, vamos liberar a via para o trânsito no local e iremos fazer a interdição da PA 275, interferindo o mínimo possível no trânsito e na vida das pessoas”, explicou Thiago Oliveira, engenheiro do Prosap. (Com informações de Karine Gomes / Fotos: Renato Resende)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: João do Verdurão toma posse como prefeito por 10 dias

Publicado

em

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 16, o vice-prefeito de Parauapebas, João José Trindade – o João do Verdurão, foi empossado provisoriamente como chefe do Executivo, conforme disposto na Portaria nº 210, de 16 de junho de 2021. João exercerá a função de prefeito de Parauapebas por um período de 10 dias.

A transferência provisória de cargo ocorre em função do diagnóstico do prefeito Darci Lermen, que está com Covid-19 e precisa se manter em isolamento, e atende à Lei Orgânica Municipal. A cerimônia foi conduzia pelo chefe de gabinete, João Corrêa e contou com a presença de secretários de governo e dos vereadores Ivanaldo Braz, presidente da Câmara, e Zacarias Marques, líder de governo na Casa de Leis.

“Por recomendação médica, o nosso prefeito vai precisar ficar ausente nesses poucos dias, mas ele formou uma equipe competente que vai seguir trabalhando e cuidando da população e da cidade enquanto ele se recupera e volta para continuar nos liderando. Somos uma equipe, estamos aqui para ajudar”, destacou o prefeito em exercício.

O presidente da Câmara disse que a cidade estará em boas mãos e que os vereadores continuarão contribuindo para a continuidade dos trabalhos em benefício da comunidade e do desenvolvimento de Parauapebas. “Estamos torcendo para que o Darci se recupere plenamente da Covid-19”, completou Braz.

“Um vice como o João, atuante, dá extrema segurança ao projeto de governo desenvolvido pelo nosso prefeito, Darci Lermen, em benefício da nossa cidade”, afirmou o secretário de governo, Keniston Braga.

Também participaram do evento a procuradora geral do município, Quésia Lustosa; o adjunto do gabinete, Anderson Moratório; o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Dênis Assunção; o coordenador de projetos especiais e captação de recursos, Cleverland Carvalho; e a prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga, que estava em visita ao município. (Karine Gomes / Fotos: Elienai Araújo)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze