Connect with us

Pará

MARABÁ: Nova Licitação do Transporte Público prevê 77 ônibus, 25% da frota nova com ar-condicionado

Publicado

em

Após audiência pública realizada no dia de 30 de janeiro, a Prefeitura de Marabá entregou o novo Termo de Referência do Edital de Licitação para Rede de Transporte Coletivo de Marabá. Fica definido que a nova empresa licitada deverá operar no município com 77 ônibus, sendo 70 em trânsito e sete (10%) de reserva.

Entre as exigências da Prefeitura estão a necessidade de que 25% da frota seja de veículos novos com ar-condicionado, o tempo de espera máximo nas paradas de no máximo 15 minutos e que todos os ônibus possuam GPS. A empresa vencedora também deverá disponibilizar um aplicativo com os horários dos ônibus e os veículos devem ter média de uso de seis anos.

A Rede de Transporte Coletivo de Marabá (RTCM) será formada por 15 linhas diferentes em modelo de ampla integração entre elas, mediante o Terminal de Integração, que está sendo construído na Avenida VP-6, entre as Folhas 26 e 27, que vão formar o futuro Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Marabá.

Segundo o Secretário Municipal de Segurança Institucional (SMSI), Jair Barata Guimarães, o número de linhas poderá aumentar de acordo com a necessidade observada. A previsão é que demore no máximo 60 dias para que transcorram os trâmites legais e a nova empresa comece a atuar no município.

Fiscalização

Para garantir que haja cumprimento dos termos do contrato, a SMSI contará agentes do Departamento Municipal de Transito Urbano (DMTU) que serão os “fiscais do contrato”. “No passado não havia fiscalização por contrato, ela não era feita da forma que deveria. Agora contaremos com três agentes que irão atuar especificamente nessa fiscalização e controle. E isso agora começa a operar a partir de agora, a portaria já está assinada”, destaca Jair.

Novo Terminal

A exploração e manutenção do Novo Terminal serão feitas pela empresadora vencedora da licitação. A área do terreno do terminal gira em torno de 4.329,00 m² com uma área de ocupação do terminal de 1.146,00 m². “A empresa licitada vai explorar o terminal economicamente, são seis boxes. Ela que cuidará da manutenção. Inclusive poderá explorar com micro-ônibus e colocar mais linhas”, explica.

Frota provisória

Atualmente a cidade conta com 40 ônibus, que atuam em caráter emergencial. Trinta deles já estão na cidade e outros chegarão nos próximos dois dias (20 e 21).

“É importante ressaltar que é provisório. Foi uma medida para que a cidade não ficasse sem ônibus. Devido à saída de forma muito abrupta da empresa antiga, tivemos que fazer um contrato emergencial de 180 dias. A empresa que está atendeu os critérios de certidões”, enfatiza.

Jair também ressalta que o terminal provisório deixou de ser utilizado, pois estava alugado pelas empresas Nasson Tur e TCA, que já não prestam mais serviços à Prefeitura.

Frank Landes Sousa Matos, Membro do Conselho de Transporte e Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jardim União, ressalta que as medidas devem melhorar a vida da população.

“Foi uma medida emergencial, podem não ser os melhores ônibus, mas já chegaram operando em um tempo muito rápido. Os servidores, motoristas, cobradores voltaram a trabalhar e recebem sua diária no fim do dia. E o trabalhador tem como se locomover até o fim do processo licitatório”, acrescenta.

Meia Passagem

O uso de meia passagem por estudantes ou de gratuidade de passagem para idoso segue funcionando normalmente nesse período provisório. “A nova empresa fará um sistema de passagem impresso por enquanto”. (Osvaldo Henriques)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Testagem em massa da população para Covid-19 começa. Mais de 15 mil já agendados

Publicado

em

Com muita organização, tranquilidade e rapidez no atendimento, a Prefeitura de Parauapebas iniciou neste sábado, 30, a testagem da população por meio de exame PCR. Neste primeiro dia de testagem em massa, 15 mil pessoas estavam cadastradas para agendamento e, destas, 480 já haviam comparecido ao prédio do futuro Centro de Gestão Ambiental (CGA) logo nas primeiras horas do dia.

“Fiz o cadastro pela internet, na sexta-feira; foi rápido, não foi difícil. Fiz da minha família todinha também e vim fazer o exame agora de manhã. O atendimento foi super rápido e convido todos a vir fazer também o teste”, sugeriu Wanderson Henrique Silva, morador do bairro Novo Horizonte.

De fato, a coleta do material não leva nem cinco minutos e o resultado será informado em 24 horas, por e-mail, para quem se submeteu ao teste. Todo o local foi devidamente sinalizado pela prefeitura para facilitar o fluxo das pessoas e dos veículos, entre carros e motos.

A testagem rápida pelo método drive-thru é uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale. Já o serviço ambulatorial é realizado pela empresa Testes Moleculares, que emprega tecnologia de ponta para realização dos exames.

“O mais importante disso para a comunidade local é termos uma detecção rápida e saber realmente quantas pessoas têm o vírus. O mais rápido que a gente consegue detectar essas pessoas, mais rápido a gente pode voltar a nossa normalidade”, destacou o presidente da Testes Moleculares, Gabriel Rodrigues.

Pela manhã, o prefeito Darci Lermen visitou o local e disse estar bastante entusiasmado com o serviço para a população. “Esse momento aqui chama-se de drive-thru, mas são os testes moleculares. É importante dizer que é tecnologia de ponta. Feito esse diagnóstico, a partir disso, nós entendemos que nós vamos conseguir combater com eficácia esse vírus que tanto está maltratando a vida da gente. O problema era a gente não saber quem são, de fato, as pessoas que estão com Covid-19. Agora, vamos saber quem é, onde mora, qual a faixa etária, que vida leva”, apontou o prefeito.

Conforme informações da Testes Moleculares, Parauapebas é o primeiro município do Brasil a fazer a testagem em massa, com o PCR, o que vai permitir fazer um diagnóstico exato do alcance do coronavírus e, a partir daí, traçar estratégias para vencer a doença. “Isso é de grande importância. Nós vamos ser a primeira cidade no Brasil a ter testado 50% da população”, ressaltou Darci Lermen.

Faça o teste

Para fazer o exame, não precisa estar com os sintomas de Covid-19 nem ter encaminhamento médico. Qualquer pessoa pode participar da testagem. Para isso, é importante se cadastrar no site www.testesmoleculares.com.br e fazer o agendamento para evitar aglomerações. O agendamento é individual, assim, cada membro da família precisa fazer o seu cadastro.

Além do site, o agendamento pode ser feito via QR Code e WhatsApp, no número (94) 98403-4383.

Quem não tem acesso à internet, pode ligar para o número (94) 98402-9946, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O exame é feito no CGA, localizado na rua Juruna, s/n, no bairro Parque dos Carajás.(Sara Dias/Foto: Irivelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Aulas on-line na rede municipal começam nesta segunda, 1º

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irá adotar oficialmente a partir desta segunda-feira, 1º de junho, o regime especial de aulas não presenciais para todos os 47 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

O regime on-line já vinha sendo executado de forma experimental desde quando as atividades escolares foram suspensas por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus. Mas, agora no mês de maio, o Conselho Municipal de Educação (Comepa) aprovou a Resolução nº 005/2020, que regulamenta o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Municipal de Educação de Parauapebas.

O secretário municipal de Educação, Luiz Vieira, explica que a medida é necessária para garantir o cumprimento do calendário letivo de 2020 e que o município está adotando as recomendações dos conselhos municipal, estadual e nacional de Educação, como também está seguindo o que determina a legislação educacional em vigor.

“Essa é a única forma de Parauapebas não ter o ano letivo de 2020 comprometido. É uma tarefa desafiadora, mas que nossos professores já estão experimentando desde o mês de abril por meio do apoio e incentivo da Semed. Nós já testamos e dá certo, sim!”, garante o gestor.

Como vai funcionar

As atividades e conteúdos vão chegar para os alunos por meio de videoaulas, redes sociais (como whatsApp, facebook etc), aplicativos, além de livros didáticos e atividades impressas, para os alunos que não têm acesso à internet, como ocorre em algumas comunidades rurais.

A Semed reforça que, assim como o comprometimento e dedicação do professor é essencial, o apoio dos pais ou responsáveis pelos alunos é de fundamental importância para que o estudante tenha uma rotina de estudos e obtenha bons resultados.

Os pais ou responsáveis que não estiverem com os dados atualizados nas unidades educacionais em que os filhos estão matriculados, como telefone, devem procurar a instituição para atualizar as informações. Cada instituição disponibilizará um contato no mural da escola para que os pais possam obter mais informações sobre o funcionamento das atividades escolares.

Sobre a retomada das aulas presenciais

A nota técnica conjunta nº 01/2020 do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE), com apoio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), que traz orientações quanto à retomada das atividades escolares após a suspensão em decorrência da pandemia, prevê a retomada gradual das aulas presenciais a partir do mês de julho se houver deliberação das autoridades de saúde. Isso ocorre devido à rede estadual ter antecipado as férias escolares para o mês de junho.

De acordo com o secretário Luiz Vieira, a retomada das aulas no município também ocorrerá de forma gradual. “Vamos seguir essa recomendação, mas com uma diferença: não vamos antecipar as férias dos professores. Manteremos as férias coletivas no mês de julho e, em agosto, se os especialistas afirmarem que temos condições de voltar, retomaremos as atividades de forma segura”. (Messania Cardoso)

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Central de testagem rápida para Covid-19 começa a funcionar nesta segunda, 1º

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 1, A Secretaria Municipal de Saúde começa a realizar testes rápido para Covid-19 no município de Marabá, por meio de uma Central.

Para realização do teste o paciente deverá:

1. Passar por atendimento médico em uma unidade de saúde ou HMM apresentando sintomas da COVID-19, lá será consultado e receberá o protocolo do exame.
2. Estar munido da ficha de notificação e solicitação de exame realizada pelo médico;
3. Comparecer no local de testagem munido da ficha de notificação e solicitação de exame no horário de 08 as 12hs e 14 as 17hs.

O local de testagem será no antigo prédio do CAPS, próximo à casa da cultura no bairro Nova Marabá.

Continue lendo
publicidade