Connect with us

Pará

MARABÁ: Obras do Centro de Apoio ao Deficiente Pedagógico nas próximas semanas

Publicado

em

Nas próximas semanas, a comunidade do Centro de Apoio ao Deficiente Pedagógico (CAP) contará com espaço totalmente revitalizado. As obras de adequação e revitalização do antigo prédio entraram na fase de pintura. De acordo com Eduardo Bogaz, engenheiro da Sevop, a previsão é que a reforma seja entregue nas próximas semanas.  

“Foi finalizado o piso granilite, o revestimento cerâmico, o forro, e a elétrica é toda nova. Quanto a parte de ampliação, estamos nos preparando para que daqui a duas ou três semanas possamos concretar a laje”, informa o engenheiro.  

Ainda sobre a ampliação, o trabalho está ganhando forma em ritmo acelerado e os operários estão trabalhando na construção das formas de madeira para as vigas e laje. No novo bloco, serão implantados espaços mais amplos, como a salas de AVD (atividades para vida diária), para o ensino fundamental menor, para estimulação precoce, para alfabetização em braile, para produção de materiais, para alfabetização de pessoas com baixa visão e sala de orientação e mobilidade (OM), além de hall, banheiros masculino, feminino e PCD, brinquedoteca e salas administrativas.  

As obras no CAP estão orçadas em R$ 1.167.643,44, custeadas com recursos da Secretaria de Educação. 

Expectativas 

A coordenadora pedagógica do CAP, Mirian Rosa Pereira, enfatiza que as obras na estrutura física do prédio é um sonho antigo que está sendo consolidado e que cada etapa do processo é um momento de alegria e expectativas positivas.  

“O coração está batendo forte. Temos um espaço próprio, com uma localização definida para que todas as pessoas com deficiência visual possam frequentar. As expectativas são as melhores porque o centro é referência não só na área da deficiência visual, mas em relação às questões da acessibilidade e essa obra vem com esse olhar diferenciado, marcado para que a pessoa tenha autonomia em transitar por todo o ambiente, pensado também numa estrutura pedagógica que desenvolva a autonomia e a potencialidade das pessoas com deficiência visual”, enfatiza.

Nacélio Madeiro, ex-aluno do CAP e atualmente professor, atuando como revisor braille também está otimista com o andamento das obras, ele diz que sempre acompanha as obras por lá. 

“É uma expectativa inexplicável porque hoje estamos tendo uma reforma e ampliação do espaço, que vem agregar e atender os alunos com deficiência visual. Para mim é um sonho, porque desde que perdi a visão comecei a frequentar esse espaço, que era numa pequena sala, e hoje temos várias salas, teremos vários espaços adaptados e adequados para atender esse público. Me sinto muito feliz em está participando, a obra está andando rápido”, comenta.

Aulas 

Com as obras de revitalização quase concluídas, a previsão é de que o CAP retome as aulas presenciais nesta primeira quinzena de novembro, afirma a coordenadora pedagógica. 

“Em virtude da pandemia os alunos não tiveram a oportunidade de frequentar e agora devem retornar já para um espaço novo, com energias positivas. Será um retorno gradual, com medidas de biossegurança. Vamos oferecer todas as atividades educacionais e serviços, dando prioridade aos alunos da educação básica que não tiveram acesso a nenhum tipo de atividade a distância, para garantir que não fiquem prejudicados” explica Mirian. 

CAP 

Localizado na Agrópolis do Incra, o CAP é uma instituição, que tem como principal objetivo preparar o deficiente visual para a vida, sendo referência na região. Atualmente o centro conta com 88 alunos. O atendimento é feito inclusive, com crianças mais novas. Todas as escolas públicas podem encaminhar alunos com deficiência visual para o CAP, assim como a comunidade em geral. O atendimento para as matrículas deve ser presencial das 08h às 12h e das 14h às 18h.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze