Connect with us

Pará

MARABÁ: Regional ganha Ambulatório Pós-Covid-19

Publicado

em

Desde o último dia 7 de junho, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, está promovendo o acompanhamento de pacientes com algum tipo de sequela da Covid-19.

O serviço está sendo disponibilizado para todos os pacientes que já foram internados pela doença e que, após alta médica, apresentaram queixas de saúde ou problemas relacionados com o novo coronavírus.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional da unidade, destacada especialmente para atender pacientes que apresentarem sintomas persistentes. Os relatos mais comuns são falta de ar, dor no tórax, fadiga, entre outros que se manifestam em diferentes partes do corpo e podem afetar a qualidade e vida do paciente.


No Ambulatório Pós-Covid-19 do HRSP, unidade do Governo do Pará e gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, são disponibilizados médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, além de outros profissionais de saúde para o acompanhamento, avaliação e tratamento adequado.

De acordo com Cassiano Barbosa, diretor técnico do Regional do Sudeste do Pará, estudos recentes demonstram que as sequelas da Covid-19 podem afetar a qualidade de vida. “Após a alta hospitalar, o corpo de alguns pacientes continua debilitado devido ao longo período de internação e imobilização. Desta forma, o acompanhamento médico após a alta será importante para recuperação completa dessas pessoas”, ressalta.

Agendamento

Para agendar as consultas no Regional do Sudeste do Pará é necessário entrar em contato por telefone, no número (94) 98116-1989, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O novo serviço disponibilizado pelo HRSP pretende atender cerca de 600 pacientes por mês, uma média de 25 por dia. As consultas ambulatoriais serão realizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e respeitando todas as medidas de segurança e com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo Valdemir Girato, diretor hospitalar, os atendimentos já iniciaram para os pacientes que estavam internados na unidade e tiveram alta. Agora, o serviço está aberto para todas as pessoas acometidas pela doença oriundas dos municípios da região.

“Estamos atentos a esses pacientes que enfrentaram uma doença tão grave. Com esse novo serviço iremos poder acompanhar de perto essas pessoas, oferecendo um suporte médico adequado para todos”, ressaltou.

O coordenador de atendimento do HRSP, Fábio Grifo, acrescenta que após o agendamento por telefone, os pacientes devem ir até a unidade, na data marcada, munidos com os seus documentos pessoais, nota de alta hospitalar ou encaminhamento médico, para os casos em que não houve internação hospitalar.

“Iremos realizar um atendimento humanizado para essas pessoas. O primeiro passo é o agendamento pelo telefone e, depois, o comparecimento na unidade com pelo menos 30 minutos de antecedência para a consulta”, explicou.

O HRSP é uma unidade da rede pública do Pará, sendo referência para 22 municípios e mais de 1 milhão de pessoas no sudeste do Pará. A instituição conta com 115 leitos, sendo 52 leitos exclusivos para os casos mais graves do novo coronavírus. (Ederson Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze