Connect with us

Pará

MARABÁ: Residenciais no São Félix e Morada Nova recebem ações infraestrutura e serviços

Publicado

em

As ações de infraestrutura e de prestação de serviços continuam acontecendo nos residenciais no núcleo de Morada Nova e São Félix. Nos três residenciais, Jardim do Éden, Tocantins e Tiradentes, obras como construção de creches, pavimentação, horta comunitária e pista de caminhada foram executadas.

No residencial Jardim do Éden, em Morada Nova, a comunidade vai contar com uma creche nova recém construída, aguardando apenas o fim da pandemia para ser entregue à comunidade. Ela homenageará uma antiga servidora da educação no distrito, intitulada NEI Tia Cleide.

“Nós tivemos nos últimos quatro anos a construção e finalização de dois núcleos de educação infantil, um no residencial Tocantins, que será uma homenagem ao seu Albino, e outro no Jardim do Éden que será a NEI Tia Cleide, uma trabalhadora da educação e que merece essa justa homenagem”, justificou o vereador Márcio do São Félix.

No residencial Jardim do Éden, além da nova Creche, as famílias estão integradas ao projeto da Horta Comunitária, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, que atende 45 famílias com produção de hortaliças para comercialização tanto no residencial como em feiras de Morada Nova e São Félix.

“Toda essa estrutura foi a Seagri que veio e organizou, madeira, telas, insumos e o treinamento e com hoje beneficiou 45 famílias que muitas tiram daqui o eu sustento”, informou Reully Arrais, associação de moradores do residencial Jardim do Éden.

Dona Maria Bernadete Lima Pereira, 62 anos, é uma das chefes de famílias que participam do projeto. De acordo com ela, o trabalho da horta vem propiciando uma renda extra com as vendas das hortaliças. “Eu tenho meu salário, mas é pouquinho e esse trabalho é para complementar a minha renda, porque tem luz, a casa para pagar e aqui vai dando para fazer isso”, disse.

No residencial Tiradentes, localizado entre o São Félix e Morada Nova, o projeto de compostagem “Põe no Balde”, que contribui para o trabalho da horta, também tem ajudado as famílias no local. São ao todo 60 pessoas que participam coletando restos de alimentos nas residências para uso na horta como adubo.

Nislene Barbosa dos Santos, é moradora do residencial Tiradentes e participa do projeto de compostagem, todos eles receberam um balde e é feita a coleta do produto. “A gente recolhe os restos de alimentos, como cascas de ovos, pó de café e colocamos dentro dos baldes e depois colocamos nas bombas, na sequência o material é recolhido para fazer a adubagem e vem sendo um projeto muito útil para os moradores e também para os produtores que trabalham na horta, um projeto ajuda o outro”, explica dona Nislene.

Os moradores do residencial Tiradentes também ganharam pavimentação da rua principal até a rotatória e uma pista para fazer caminhada. “Aqui vem mudando muito, fomos atendidos com a pavimentação, pois era muito sofrimento e também temos água, acabou a falta d’água, chafariz e a pista, podemos comemorar muita coisa e, claro, esperamos que venham mais serviços”, explicou Patrícia dos Santos, moradora do residencial Tiradentes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 27 e 28

Publicado

em

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze