Connect with us

Pará

MARABÁ: Saúde municipal inicia testagem itinerante para detectar Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nessa sexta-feira (5), das 8h às 12h, a testagem itinerante para detectar a covid-19 na população. Nesse primeiro dia, a ação ocorreu na Marabá Pioneira, em uma tenda localizada em frente a Caixa Econômica Federal, na Avenida Sete de Junho. A estimativa é de que sejam realizados 500 testes por dia.

Nesse sábado (5), a testagem vai ocorrer em frente ao Hipermercado Mix Matheus, na Cidade Nova. No domingo (6), será a vez do Bairro São Félix e na segunda-feira (8), a testagem acontece em Morada Nova. Até a próxima sexta- feira (12), a ação passará ainda pelo Km 07, Nova Marabá, bairros Laranjeiras e Jardim União, respectivamente. O atendimento é feito por ordem de chegada.

Pessoa interessadas com sintomas leves e moderados podem comparecer para realizar o teste rápido, de forma gratuita. “Estamos com equipe completa, com enfermeiro, técnico e farmacêutico. A população chega passa pela triagem e faz o teste que demora em torno de 20 minutos”, explica Monica Boechat, Coordenadora do Departamento de Atenção Básica da SMS.

Caso o teste dê positivo o paciente já realiza uma consulta médica no próprio local e já sai com a medicação e o atestado médico. “Dependendo das patologias prévias ou não do paciente, temos uma conduta terapêutica. Já que algumas têm restrição com a medicação e outras não. Os que forem iniciado o tratamento com medicamento já sai com diagnóstico, medicamento, atestado médico e orientação”, explica o doutor Franciwagner, clínico geral.

A enfermeira e diretora administrativa do Hospital Materno Infantil (HMI) Alcileia Gomes, se juntou à equipe para auxiliar na execução dos testes. “É um esforço que estamos fazendo nesse momento de pandemia. Com a união de todos os setores nessa ação em prol da população. Tem muita gente assintomática e o objetivo é dar a maior segurança possível à população”, completa.

O professor, Wilson Paixão, 69 anos, realizou o teste e aproveitou para convidar a família toda para participar. “Bem na frente da minha casa, não podia perder a oportunidade. Chamei a família toda para vir fazer o teste. Espero que venham mesmo.”, comenta.

O agrimensor, Clayton Pantoja, 43 anos, também realizou o teste rápido. “É uma ação muito importante da Prefeitura para população. Fui bem atendido, teste rápido e bem organizado”, completa.

Atendimento covid-19

A cidade conta com 14 pontos para atendimento de pacientes com sintomas da covid-19. Sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Especialização Integradas (CEI) para pacientes com sintomas leves e o Hospital Municipal de Marabá (HMM) para estados mais avançados.

A entrega de medicamentos acontece em três locais. No CEI, na central de medicamentos em frente ao HMM e na Central de Testagem de Servidores. Além do serviço itinerante, a testagem rápida está sendo realizada para a população na Folha 31, próxima a Fundação Casa da Cultura, Nova Marabá.

Locais da testagem rápida itinerante 

Sábado: 06/06 – Mix Mateus – Cidade Nova: 14 às 18h
Domingo: 07/06 – São Félix- UBS AMADEU VIVACQUA: 08 às 12h
Segunda-feira: 08/06 – Morada Nova- BELLAGIO HOTEL: 14 às 18h
Terça-feira: 09/06 – KM 07 – Nova Marabá- POSTO MONTANA (HAMBURGUERIA 66): 14 às 18h
Quarta-feira: 10/06 – Nova Marabá (EMEF PEQUENO PRINCIPE): 14 às 18h
Quinta-feira: 11/06 – Bairro das Laranjeiras:NEI MARIA CLARA MACHADO- 14 às 18h
Sexta-feira: 12/06 – Bairro Jardim União ( a definir)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MP Eleitoral do Pará disponibiliza canal virtual de denúncias eleitorais

Publicado

em

O Ministério Público Eleitoral passa a receber denúncias eleitorais pelo site do Ministério Público do Estado. O sistema, criado pelo Departamento de Informática do MPPA em parceria com o Centro de Apoio Operacional Constitucional, convida o cidadão a se tornar um parceiro do Ministério Público Eleitoral na fiscalização das irregularidades verificadas durante a eleições 2020.

“Ao acessar o link de denúncia, o cidadão poderá noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica, entre outros. Com isso, o objetivo do MP Eleitoral é fortalecer os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito”, destacou o promotor Marco Aurélio Lima do Nascimento.

Para acessar o canal virtual de denúncia do MP Eleitoral o eleitor precisa entrar no site do Ministério Público do Pará (www.mppa.mp.br). No canto inferior direito da tela ele encontra o link “Atendimento ao Cidadão”, onde terá acesso a uma Ficha de Atendimento Eleitoral que irá preencher para registrar a denúncia. Ao preencher a ficha de atendimento, o denunciante tem a opção de fazer a denúncia de forma pública, sigilosa ou anônima.

O sistema também permite ao cidadão receber notificações em seu e-mail de toda a movimentação da denúncia feita por ele. Assim que a reclamação é registrada, a mesma é encaminhada automaticamente ao promotor eleitoral vinculado à Zona Eleitoral correspondente ao Município do denunciante. O prazo máximo de apuração do fato, previsto em lei, é de trinta dias.

No caso da capital e de alguns municípios com mais de uma zona eleitoral, haverá um procedimento de distribuição, de forma a respeitar o princípio do promotor natural e a equitatividade. Esse procedimento constitui uma distribuição que será realizada por servidores da instituição em sistema próprio que, na última sexta-feira (25), passaram por um treinamento para desenvolver o trabalho.

Clique aqui para acessar a página de Denúncia do MP Eleitoral

Continue lendo

Pará

SÃO FÉLIX DO XINGU: Agricultores da Vila Xadá recebem insumos e sementes para melhorar a produção

Publicado

em

Agricultores da vila Xadá, em São Felix do Xingu, sudeste do Pará, receberam nesta quarta-feira (29) 15 toneladas de calcário para a correção de solo. O insumo foi entregue em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). A ação integra o programa Territórios Sustentáveis (TS), um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), executado de maneira integrada entre os órgãos estaduais.

Secretário adjunto de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Lucas Vieira informou que, além do repasse do calcário, os 15 produtores foram beneficiados com sementes de açaí, taperebá, pupunha, além de arroz.

“Estivemos em conjunto, Sedap, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Ideflor-Bio, a Emater e a Adepará e a Sedeme. Todos os envolvidos nas ações do TS”, ressaltou.

Essa integração é importante, como destacou o secretário, porque abrange todos os processos alusivos a cada órgão. As sementes distribuídas são da Embrapa Amazônia Oriental e de ótima qualidade, como frisou o secretário adjunto da Sedap.

Os solos paraenses são ácidos e, em muitas áreas de plantio, possuem baixa fertilidade, necessitando de corretivos de acidez e adubação, por isso, como observou Vieira, o repasse do mineral feito em conjunto entre Sedap e Ideflor-Bio, é muito importante para a produção agrícola da Vila de Xadá.

Além de fornecer cálcio e magnésio, diminui a acidez do solo e aumenta a saturação de bases, equilibrando o PH. Isso impacta positivamente na qualidade e no aumento da produção.  (Rose Barbosa)

Continue lendo

Pará

BREJO GRANDE: Geraldo Bila diz que declaração de inelegibilidade só pode ser feita pela Justiça Eleitoral

Publicado

em

Citado na matéria intitulada, “BREJO GRANDE: Pesquisa Gauss aponta grande vantagem de Jesualdo, apoiado pelo atual prefeito Baxim”, em que aponta sua inelegibilidade, Geral do Bila (MDB), candidato a prefeito pela Coligação “Unidos Somos Mais Fortes”, rebateu a informação por meio de sua assessoria jurídica. Leia a declaração do candidato:

Geraldo Francisco se Morais (Geral do Bila), brasileiro, viúvo, pecuarista, residente em Brejo Grande do Araguaia, Estado do Pará, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria expor o seguinte:

Foi publicada uma matéria por esse respeitável Jornal sobre pesquisa eleitoral realizada no Município de Brejo Grande do Araguaia, Estado do Pará. No meio da reportagem foi declinado que o Sr. Geraldo Francisco de Morais tem quatro processos de contas julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União-TCU.

Foi declinado ainda que em decorrência dessas contas julgadas irregulares, o Sr. Geraldo Francisco se encontra inelegível até 2026.

Conforme podemos verificar no julgado a seguir citado, a declaração de inelegibilidade só pode ser feita pela Justiça Eleitoral, cabendo aos Tribunais de Contas a competência para oferecer parecer prévio, e alguns casos, julgar se as contas são regulares ou irregulares.

A irregularidade nas contas que gera a inelegibilidade pressupõe a presença de alguns requisitos de aferição exclusiva pelo Poder Judiciário Eleitoral.

Vossa Senhoria pode consultar os acórdãos que julgaram irregulares as contas do Sr. Geraldo Francisco de Morais no TCU e jamais encontrará uma palavra afirmando sobre inelegibilidade.

Continue lendo
publicidade Bronze