- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

MARABÁ: Vacinação Covid segue nos postos de saúde e Shopping Partage

Mais Lidas

A campanha de vacinação contra Covid-19 continua acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde em toda zona urbana do município. Estão sendo ofertadas as vacinas AstraZeneca e CoronaVac. No momento, o município está sem Pfizer, apenas alguns postos de saúde ainda dispõem de doses do imunizante.

Nesta quinta-feira (16), dezenas de pessoas se dirigiram até a UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11. Até às 10 horas da manhã, mais de 40 pessoas já haviam sido imunizadas. A procura começou logo cedo, às 8 horas da manhã, a campanha segue até às 5 horas da tarde.

O comerciante Anderson dos Santos Guará, 35 anos, buscou a vacina no postinho. “Cheguei cedo e trouxe também a filha de 12 anos [Ana Luiza Oliveira] para receber a primeira dose. Eu preciso viajar e se faz necessário estar com a vacina em dia”, disse Anderson Guará. “Fiz os 12 anos e pedi ao meu pai para vir receber a primeira dose da vacina e aqui fui muito bem atendida”, disse a adolescente Ana Luiza.

A campanha de vacinação contra Covid-19 acontece nas Unidades de Saúde, no horário de 8 às 12 e das 14 às 17 horas e também no Shopping Partage no horário de 10 às 17 horas.

Gesiele Costa Baima, de 17 anos, também aproveitou a vacinação na UBS Hiroshi Matsuda e tomou a primeira dose do imunizante, ela disse que é um momento importante para receber a vacina. “Não podemos recuar, é preciso termos consciência e nos proteger da Covid”, disse a estudante, moradora da Folha 12.

Público-Alvo

1ª dose

A primeira dose é aplicada em pessoas acima de 12 anos, incluindo todas os grupos chamados em etapas anteriores, entre eles as grávidas e puérperas (precisam apresentar atestado médico). Documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, cartão sus e declaração. Pessoas entre 12 a 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal.

2ª dose

Pessoas com a 2ª dose atrasada devem procurar os locais de vacinação para completar o ciclo vacinal e garantir a imunização. Quem tiver 8 semanas completos da 1ª dose de pfizer e astrazeneca podem antecipar a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração.DECLARACAO-PARA-VACINA-DA-COVID-1.pdf-NOVO-MODELO-1-1Baixar

Viajantes Internacionais

Além disso, pessoas que vão viajar para destinos internacionais poderão antecipar a 2ª dose dos imunizantes, sendo preciso intervalo mínimo de 21 dias da 1ª dose de Pfizer e 28 dias da 1ª dose da Astrazeneca. Os viajantes internacionais, que tomaram as duas doses de Coronavac, poderão receber a terceira dose de outro imunizante, desde que tenham intervalo mínimo de 28 dias da 2ª dose. Lembrando que é necessário apresentar comprovação da viagem internacional. As orientações podem ser estendidas a outros familiares (pai, mãe, filhos e cônjuges) sendo comprovada a viagem ao exterior.

3ª dose

Tomam 3ª dose todas as pessoas acima de 18 anos que tenham 5 meses completos da 2ª dose do imunizante. Outra categoria que recebe a dose de reforço são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose, que deve apresentar também atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias