Connect with us

Pará

Marajó receberá melhorias na infraestrutura de acesso turístico

Publicado

em

O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, é também uma das regiões turísticas que mais recebe visitantes ao longo do ano no Pará, estado brasileiro que em 2012 estima receber um fluxo de quase um milhão de turistas, segundo o setor de estatísticas da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Os principais atrativos do Marajó, estruturados para bem receber os turistas, estão principalmente nos municípios de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, que guardam o maior fluxo.

Uma das principais missões do Governo do Estado, por meio da recém criada Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é garantir melhorias na acessibilidade dos turistas à região, cujas características geográficas, em especial a travessia da baía do Marajó, são um grande desafio aos gestores e também empresários do setor. Segundo Adenauer Góes, secretário estadual de Turismo,  já foram feitas muitas iniciativas de se resolver o problema, em especial do transporte, que exige embarcações apropriadas para a quantidade de passageiros, dentro de padrões de segurança para a navegabilidade da região e a com custos que atendam a realidade também da população local, que diariamente se desloca para a capital.

“Trabalhamos, por meio da Setur e da Paratur, em sintonia com outros parceiros, como a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) e outros órgãos que possuem atribuições ligadas a esse setor de infraestrutura e obras, visando melhorias nessa área. Um exemplo é o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Pará), através do qual estimamos investir US$ 22 milhões, resultado de captação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, explica Adenauer Góes, que em junho esteve reunido com dirigentes do BID e do Ministério do Turismo (MTUR), dando agilidade à negociação que deve ser formalizada no início deste semestre.

Adenauer explica que os investimentos, através do Prodetur, envolverão mapeamento cultural para aproveitamento no turismo, mas também outras áreas, a exemplo do transporte fluvial para ilha. “Assinamos no ano passado um termo de cooperação entre Paratur e CPH com esse objetivo. É indiscutível que esse é um item extremamente importante para a atividade turística e nós temos algumas questões que fazem parte da Agenda Mínima do governador Simão Jatene, como a acessibilidade para o Marajó. Estamos desenvolvendo um projeto de cooperação técnica no sentido de integrar as nossas ações e melhorar o transporte, incluindo os portos e as condições de mobilização dessas pessoas dentro das regiões”. Garante Adenauer.

Os recursos do Prodetur para o Marajó garantirão ainda a reforma e revitalização de trapiches e terminais de passageiros, pavimentação de estradas de acesso aos atrativos, construção de muros de arrimo e urbanização em praias fluviais, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e água na sede dos municípios e a construção da ponte sobre o rio Paracauari, entre Soure e Salvaterra.

Para dar suporte aos investimentos em infraestrutura estão sendo feitas ações de qualificação de profissionais e empresários na área do turismo. No ano passado 167 pessoas foram certificadas através do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (Peqtur), sendo deste total 73 profissionais em Soure e 94 em Salvaterra. Em 2011, o programa certificou cerca de 1330 profissionais em 15 municípios visando oferecer cursos que contribuam para dar maior competitividade dos produtos e serviços oferecidos nos destinos. Ate 2015 a meta da Setur, com apoio da Paratur e de entidades parceiras, é qualificar mais de 10.500 pessoas em todo o Pará.

Segundo Abraão Benassuly Neto, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH),  o órgão já realizou licitação para obras de reforma e adequação dos portos de Gurupá, município do Marajó e Porto de Moz. Dois novos processos licitatórios estão também abertos para obras nos portos de Barcarena e de São Sebastião da Boa Vista. “ A CPH já contratou uma empresa que entrega nos próximos dias o projeto de reforma e adequação do terminal hidroviário do Camará, em Salvaterra”, explicou Benassuly.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze