Connect with us

Maranhão

MARANHÃO: Anunciada construção de cinco unidades prisionais

Publicado

em

“Está controlada a rebelião na Delegacia Regional de Pinheiro”. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes, durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (8), no Palácio dos Leões, sobre a situação de presos rebelados na delegacia.

Participaram da coletiva os secretários de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira, e Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer; o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho; o desembargador Froz Sobrinho; e a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos.

De acordo com o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, o motim, iniciado na noite de ontem (7), por volta das 23h, após tentativa frustrada de fuga de presos, foi controlado às 13h de hoje (8). “Neste momento, estão sendo realizadas vistorias nas celas para possíveis retiradas de armas confeccionadas artesanalmente”, afirmou.

As ações no presídio foram acompanhadas pelo secretário adjunto de Inteligência da SSP, Laércio Costa; comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco, o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima de Paiva, comissão de negociação acompanhados de um juiz e dois promotores de Justiça da comarca de Pinheiro, além de um pastor que foi solicitado pelos presos.

Ainda na madrugada desta segunda, foram deslocados policiais Militares do Batalhão de Choque e uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) para o município, que montaram um cerco em volta da delegacia.

Entre as principais reivindicações, a melhoria das carceragens e a transferência para suas comarcas de origem. Segundo a Secretaria de Segurança, já foram determinadas a remoção de 16 presos, mas a previsão é transferir cerca de 50 detentos.

Mais penitenciárias

Na oportunidade, foi anunciada a construção de seis novos presídios, sendo um em Pinheiro. As obras serão iniciadas em março e devem ser concluídas em 120 dias.

Está em fase construção a Penitenciária de Imperatriz/Davinópolis para 240 detentos e em projeção as de Chapadinha, Santa Inês, Bacabal (duas) e uma para jovens infratores em São José de Ribamar.

Serão 1500 novas vagas prisionais que vão contribuir para estruturação do sistema penitenciário e fim da superlotação carcerária no Maranhão.

Ações integralizadas

O secretário Aluísio Mendes disse ainda que está prevista a chegada do ministro de Justiça, José Eduardo Cardoso, em São Luís, nesta quarta-feira (9), às 10h, em São Luís.

“É a disposição do Governo e da governadora Roseana Sarney que as instituições, sejam elas do Poder Executivo, Judiciário e até do Legislativo, estejam imbuídas no mesmo objetivo: a resolução do grave problema que assola o Maranhão e o país”, acrescentou Mendes, sobre estratégias de atuação em parceria com o Ministério da Justiça, Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Justiça e Administração Penitenciária.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cemitérios recebem manutenção

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Limpeza Pública (SLP), iniciou a semana com limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade, com frentes de serviços de capina, poda, recolhimento de ponta de lixo, pintura de meio-fio, além da manutenção dentro e no entorno dos locais.

O secretário de limpeza, Alan Jhones, explica que a manutenção destes locais é de grande importância, pois permite que as famílias que vão visitar os túmulos dos seus entes queridos, encontrem um espaço limpo e seguro para prestarem suas homenagens.

Os agentes trabalham no cemitério Parque dos Anjos, São João Batista, Campo da Saudade, Bom Jesus e Jardim das Rosas. Cronograma é definido pela SLP todos os dias, sendo intensificado principalmente perto do dia de finados, que ocorre em dia 02 de novembro.

Acompanhe o cronograma da cidade desta segunda-feira (20)

Além das frentes de serviços nos cemitérios, desde as primeiras horas do dia os colaboradores trabalham com poda na rua Coronel Manoel Bandeira, Parque Santa Lúcia, Monte Castelo, Avenida Jacob, Parque das Palmeiras, Hermes da Fonseca, Beira Rio, entre outros.

Os agentes trabalham também no recolhimento de lixo em contêiner na praça de Fátima, na Godofredo Viana, Rodoviária Nova, Bom Sucesso, Ouro Verde, Santa Inês, Planalto, e demais bairros e ruas de acordo com o cronograma do dia.

A manutenção de espaços de lazer das praças Jarbas Passarinho, Curió, Turismo, Bíblia, Caminhoneiro e Rodoviária Velha, recebem manutenção no decorrer do dia.

Já a coleta domiciliar, bem como o arrastão da limpeza e Cata-treco, seguem normalmente de acordo com as demandas solicitadas.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze