- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Assembléia Legislativa vai elaborar projeto de lei sobre novos municípios

Mais Lidas

A Assembleia Legislativa vai elaborar um projeto de lei dispondo sobre a criação de novos municípios, obedecendo critérios sócio-políticos do Maranhão. A afirmação é dos deputados André Fufuca (PSDB), que preside a Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, Carlinhos Florêncio (PHS), e de Neto Evangelista (PSDB), que estiveram semana passada em Fortaleza para conhecer a experiência implementada no estado do Ceará. Ainda nesta semana eles deverão ir a Vitória-ES, para também conhecerem as medidas adotadas naquele estado.

André Fufuca disse que a visita dos deputados a Fortaleza foi positiva, pois puderam conhecer detalhes sobre a lei estadual que trata da criação da novos municípios. “O Ceará em questão de emancipação é o município mais evoluído. Eles elaboraram uma lei exatamente para barrar a avalanche de criação de municípios sem o menor critério. A nossa visita foi positiva; nós queremos pegar a experiência deles e trazer pra cá”, afirmou André Fufuca. Ele destacou ainda que a iniciativa do Ceará em tirar o estado do atraso é louvável, principalmente pelo fato da emancipação ser um mecanismo essencial para o desenvolvimento do município.

Carlinhos Florência também destacou a experiência do estado do Ceará a partir da criação da Lei Domingos Filho. Segundo ele, essa lei é rigorosa; o processo é longo e requer uma série de exigências: a população tem de superior a oito mil habitantes, com um eleitorado não inferior a 40% de sua população, além disso, na sede do distrito tem que ter 400 mil construções, serviços de telefonia, correios, posto de gasolina, distribuição de gás e água. “Esta lei determina que os municípios para serem criados têm que ter no mínimo 8 mil moradores. A iniciativa do Ceará é positiva, por isso fomos conhecer detalhes para podermos elaborar um projeto de lei sobre a emancipação de novos municípios levando-se em conta a situação sócio-política do nosso estado”, afirmou Carlinhos Florêncio.

Ele destacou ainda que a intenção do legislativo é elaborar uma lei para quando o Congresso Nacional devolver as prerrogativas para emancipação de novos municípios a lei local já esteja aprovada. “Existe uma emenda tramitando no Congresso Nacional para devolver às Assembleias legislativas dos estados a prerrogativa de criar novos municípios, por isso estamos conhecendo a experiência de outros estados para elaborarmos uma lei adequando à realidade do Maranhão”.

Neto Evangelista lembrou que quando o seu pai, o ex-deputado João Evangelista, presidiu o legislativo maranhense, foi formada uma comissão para acompanhar as discussões sobre a PEC 13/03, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)”. “Ele próprio sempre foi a favor dessa prerrogativa voltar às Assembleias Legislativas. Inclusive teve, em 2007, um projeto aprovado em plenário que corrigiu a lei que criou o município de Lago dos Rodrigues (MA), pois havia distorção de limites territoriais, fazendo com que povoados que pela lei original pertenceriam a Lago do Junco (MA), passassem a pertencer a Lago dos Rodrigues, pois de lá recebiam benefícios”, disse Neto Evangelista, destacando que a visita a Fortaleza reforçou a sua opinião de que a competência para legislar é de quem conhece os problemas dos municípios. E quem conhece são os vereadores, prefeitos e deputados estaduais, disse.

Na visita a Fortaleza, os deputados André Fufuca, Carlinhos Florêncio e Neto Evangelistas foram recepcionados pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio (PSB); pelo vice-presidente da Casa, deputado José Sarto (PSB) e pelo terceiro secretário da Mesa Diretora, deputado João Jaime (PSDB). Também estiveram reunidos com o vice-governador do Ceará Domingos Filho, técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). (O Progresso)

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
jose ferreira do nascimento

Parabens aos Deputados vamos criar quatros qrandes Municipos em são luis para destribuição de renda e Politicas Publicas mais proxima da População……….Viva ao novo Municipio Itaqui/Bacanga…..

Abraços Ferreira 9618-7401

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias