- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 07 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Babaçu será usado como geração de energia

Mais Lidas

O secretário de Estado da Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (29), com os empresários da Termelétrica Biobrasil, Edimar Freitas, Valter Lima, Volmar Miranda e Walter Rodrigues. O objetivo da reunião foi discutir as possibilidades da assinatura de um termo de compromisso entre o Governo do Estado e a empresa para a implantação e instalação de uma termelétrica e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no município de Pirapemas.

De acordo com Freitas, a Biobrasil irá investir 149 milhões de reais na instalação da termelétrica, que ira usar a biomassa do coco babaçu para geração de energia elétrica no Maranhão.

O projeto da Biobrasil será composto por uma usina térmica de 24,31 MW, alimentado pela queima do coco babaçu e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de 10,0 MW, no Rio Grajaú. De acordo com os empresários a usina hidrelétrica será alimentada pela queima de coco babaçu, por isso consta no projeto a implantação de cinco fábricas para industrializar os resíduos do babaçu, gerando desta forma, renda e cidadania para cerca de 2.700 quebradeiras de coco.

“Este projeto consiste em fornecer uma energia limpa, renovável e sustentável com forte apelo social, pois proporcionara desenvolvimento da economia local, oferecendo oportunidades de trabalho e renda para as quebradeiras de coco”, destacou Edimar Freitas.

A matéria-prima usada para geração de energia será proveniente de sete municípios: Cantanhêde, Matões do Norte, Coaroatá, Peritoró, Codó, Timbira, além de Pirapemas, e será fornecida pelos produtores rurais da região para uma coligada da Biobrasil.

Ao avaliar a importância do projeto para o Maranhão, o secretário Maurício Macedo, destacou o compromisso do governo em incentivar a empresas que querem investir no Estado. “Temos excelentes recursos aqui, e a vinda desta termelétrica será de grande valia, visto que ela ira utilizar uma fonte muito rica no nosso estado, que é o coco babaçu.”, avaliou Macedo.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias